Diagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000400015 http://hdl.handle.net/11449/27542 |
Resumo: | Alterações específicas do desenvolvimento da linguagem (AEDL) devem ser identificadas precocemente, pois tais alterações podem interferir nos aspectos sociais e escolares da criança. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o desempenho de crianças com diagnóstico de AEDL, em comparação com o de crianças normais, por meio da Escala de Desenvolvimento Comportamental de Gesell e Amatruda (EDCGA). Foram selecionadas 25 crianças de 3 a 6 anos com o diagnóstico de AEDL (grupo estudado - GE) e 50 crianças normais da mesma faixa etária (grupo controle - GC). As crianças do GC apresentaram desempenho satisfatório e melhor que as crianças do GE, em todos os campos da escala. O valor da mediana do GE foi limítrofe nos comportamentos adaptativo e social-pessoal, já no de linguagem foi discrepantemente rebaixado. Concluímos que as alterações de linguagem interferiram na avaliação dos outros campos do desenvolvimento (adaptativo e pessoal-social). Apesar da interferência, a escala pode ser instrumento útil no diagnóstico de AEDL. |
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Diagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimentoDiagnosis of children with specific language impairment using a developmental scaleavaliação de linguagemalterações do desenvolvimento da linguagemescala de desenvolvimentolanguage assessmentdevelopmental language disorderspecific language impairmentdevelopmental screening testAlterações específicas do desenvolvimento da linguagem (AEDL) devem ser identificadas precocemente, pois tais alterações podem interferir nos aspectos sociais e escolares da criança. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o desempenho de crianças com diagnóstico de AEDL, em comparação com o de crianças normais, por meio da Escala de Desenvolvimento Comportamental de Gesell e Amatruda (EDCGA). Foram selecionadas 25 crianças de 3 a 6 anos com o diagnóstico de AEDL (grupo estudado - GE) e 50 crianças normais da mesma faixa etária (grupo controle - GC). As crianças do GC apresentaram desempenho satisfatório e melhor que as crianças do GE, em todos os campos da escala. O valor da mediana do GE foi limítrofe nos comportamentos adaptativo e social-pessoal, já no de linguagem foi discrepantemente rebaixado. Concluímos que as alterações de linguagem interferiram na avaliação dos outros campos do desenvolvimento (adaptativo e pessoal-social). Apesar da interferência, a escala pode ser instrumento útil no diagnóstico de AEDL.Specific language impairment (SLI) should have an early diagnosis, since it can interfere with social and school adaptation of the child. The aim of this study was to verify the performance of children with SLI in comparison with normal children using the Behavior Developmental Scale of Gesell and Amatruda. Twenty-five SLI children, 3 to 6 years of age, were evaluated. This group was compared to 50 normal children of the same age. Children of control group showed better performance in all aspects of the scale. The medium value of the studied group was borderline in adaptative and social aspects, and was slightly below the medium in the language aspect. We conclude that language disorder may impair the assessment of other areas of development. Nevertheless, this scale may be useful in the evaluation of children with SLI.Universidade do Sagrado CoraçãoUniversidade de São Paulo Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de BioestatísticaUniversidade Estadual de Campinas Departamento de NeurologiaUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de BioestatísticaAcademia Brasileira de Neurologia (ABNEURO)Universidade do Sagrado CoraçãoUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Hage, Simone R.V.Joaquim, Rossana S.S.Carvalho, Karina G.Padovani, Carlos Roberto [UNESP]Guerreiro, Marilisa M.2014-05-20T15:10:14Z2014-05-20T15:10:14Z2004-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article649-653application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000400015Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 62, n. 3a, p. 649-653, 2004.0004-282Xhttp://hdl.handle.net/11449/2754210.1590/S0004-282X2004000400015S0004-282X2004000400015S0004-282X2004000400015.pdf8727897080522289SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporArquivos de Neuro-Psiquiatria1.015info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T06:17:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27542Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:17:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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