Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236374 |
Resumo: | A importância dos setores criativos tem sido cada vez mais considerada em políticas públicas mundo a fora, pois esses proporcionam o desenvolvimento socioeconômico a partir do capital intelectual, valorizando os conhecimentos, talentos e habilidades coletivas ou individuais do ser humano. O presente trabalho visa apresentar uma proposta de plano de comunicação comunitária com viés criativo para os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETEC) Nelson Alves Vianna, expondo a Economia Criativa como alternativa de renda, carreira profissional e empoderamento do indivíduo. As Relações Públicas Comunitárias, neste sentido, são aplicadas num plano de comunicação criativa que propõe ações de sensibilização, oficinas de prática criativa e promoção da autogestão, constituindo instrumento de aproximação entre os estudantes da ETEC e o vasto campo da atuação criativa. Para tanto, apresenta-se uma breve análise do conceito de Economia Criativa e os impactos que esta promove global e localmente; em seguida, são lembrados os conceitos de Comunicação Comunitária e a atuação do relações-públicas enquanto agente de transformação social. |
id |
UNSP_f076b6134852eb321faf4900288114aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/236374 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SPCommunity communication plan: the dissemination of the creative economy at ETEC-Tietê/SPEconomia CriativaRelações públicas comunitáriasETECPlano de comunicaçãoRelações PúblicasCreative economyCommunity public relationsTechnical public schoolCommunications planningPublic RelationsA importância dos setores criativos tem sido cada vez mais considerada em políticas públicas mundo a fora, pois esses proporcionam o desenvolvimento socioeconômico a partir do capital intelectual, valorizando os conhecimentos, talentos e habilidades coletivas ou individuais do ser humano. O presente trabalho visa apresentar uma proposta de plano de comunicação comunitária com viés criativo para os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETEC) Nelson Alves Vianna, expondo a Economia Criativa como alternativa de renda, carreira profissional e empoderamento do indivíduo. As Relações Públicas Comunitárias, neste sentido, são aplicadas num plano de comunicação criativa que propõe ações de sensibilização, oficinas de prática criativa e promoção da autogestão, constituindo instrumento de aproximação entre os estudantes da ETEC e o vasto campo da atuação criativa. Para tanto, apresenta-se uma breve análise do conceito de Economia Criativa e os impactos que esta promove global e localmente; em seguida, são lembrados os conceitos de Comunicação Comunitária e a atuação do relações-públicas enquanto agente de transformação social.The importance of Creative Industries has been increased in worldwide public policy, due to their capacity to provide economical and social development from the intellectual capital, appreciating collective or individual knowlodges, such as talents and skills. Therefore, this project will present a community communications plan with a creative approach to public technical school students, presenting Creative Economy as income alternative, career option and self empowerment. Community Public Relations techniques will be applied to awareness activations, creative practices workshops and self-management promotion, building strings between students and Creative Industries areas. For that, it is intended to analyse the concept of Creative Economy and show its impacts global and locally; then, it will be presented the concepts of Community Communications and the Public Relations Manager part while social transformation agent.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Guaraldo, Tamara de Souza Brandão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Caio Barra de Souza2022-08-31T12:14:01Z2022-08-31T12:14:01Z2019-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:14:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:31.562466Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SP Community communication plan: the dissemination of the creative economy at ETEC-Tietê/SP |
title |
Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SP |
spellingShingle |
Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SP Campos, Caio Barra de Souza Economia Criativa Relações públicas comunitárias ETEC Plano de comunicação Relações Públicas Creative economy Community public relations Technical public school Communications planning Public Relations |
title_short |
Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SP |
title_full |
Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SP |
title_fullStr |
Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SP |
title_full_unstemmed |
Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SP |
title_sort |
Plano de comunicação comunitária: a disseminação da economia criativa na ETEC-Tietê/SP |
author |
Campos, Caio Barra de Souza |
author_facet |
Campos, Caio Barra de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guaraldo, Tamara de Souza Brandão [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Caio Barra de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Criativa Relações públicas comunitárias ETEC Plano de comunicação Relações Públicas Creative economy Community public relations Technical public school Communications planning Public Relations |
topic |
Economia Criativa Relações públicas comunitárias ETEC Plano de comunicação Relações Públicas Creative economy Community public relations Technical public school Communications planning Public Relations |
description |
A importância dos setores criativos tem sido cada vez mais considerada em políticas públicas mundo a fora, pois esses proporcionam o desenvolvimento socioeconômico a partir do capital intelectual, valorizando os conhecimentos, talentos e habilidades coletivas ou individuais do ser humano. O presente trabalho visa apresentar uma proposta de plano de comunicação comunitária com viés criativo para os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETEC) Nelson Alves Vianna, expondo a Economia Criativa como alternativa de renda, carreira profissional e empoderamento do indivíduo. As Relações Públicas Comunitárias, neste sentido, são aplicadas num plano de comunicação criativa que propõe ações de sensibilização, oficinas de prática criativa e promoção da autogestão, constituindo instrumento de aproximação entre os estudantes da ETEC e o vasto campo da atuação criativa. Para tanto, apresenta-se uma breve análise do conceito de Economia Criativa e os impactos que esta promove global e localmente; em seguida, são lembrados os conceitos de Comunicação Comunitária e a atuação do relações-públicas enquanto agente de transformação social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-14 2022-08-31T12:14:01Z 2022-08-31T12:14:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/236374 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/236374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129135075131392 |