A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fátima Inês Wolf de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141564
Resumo: Esse trabalho é fruto da análise dos depoimentos de bolsistas do Subprojeto PIBID Pedagogia Alfabetização FFC que, contribuíram com seus relatos sobre suas impressões quanto às contribuições dos recursos de tecnologia assistiva na inclusão escolar de crianças com deficiências. O percurso escolhido para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o da abordagem qualitativa que contou com um procedimento para coleta e análise de dados. Realizou-se uma entrevista com os bolsistas PIBID vinculados ao Subprojeto Pedagogia FFC que acompanham, em parte de suas atividades, alunos com deficiência incluídos em classes do Ensino Fundamental nas duas escolas parceiras. Os dados revelaram que parte das atividades desenvolvidas pelos bolsistas se referiu ao planejamento, confecção e utilização dos recursos pelos alunos deficientes em atividades acadêmicas escolares e pretende-se apresentar sua visão sobre esse processo. O destaque que a ação presente na proposta desse Subprojeto impôs de conhecer, planejar, construir recursos que auxiliaram crianças com deficiências a comunicar-se com compreensão, na leitura e na escrita, reveste-se de considerável valor. Os ganhos situam-se na consolidação de uma prática pedagógica que, contempla a educação para todos, independente de suas características, necessidades e potencialidades.
id UNSP_f0a0dbb385f6e3eb80b1fafb96bb70a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141564
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivosInclusão escolarTecnologia assistivaRecursos didáticos adaptadosEsse trabalho é fruto da análise dos depoimentos de bolsistas do Subprojeto PIBID Pedagogia Alfabetização FFC que, contribuíram com seus relatos sobre suas impressões quanto às contribuições dos recursos de tecnologia assistiva na inclusão escolar de crianças com deficiências. O percurso escolhido para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o da abordagem qualitativa que contou com um procedimento para coleta e análise de dados. Realizou-se uma entrevista com os bolsistas PIBID vinculados ao Subprojeto Pedagogia FFC que acompanham, em parte de suas atividades, alunos com deficiência incluídos em classes do Ensino Fundamental nas duas escolas parceiras. Os dados revelaram que parte das atividades desenvolvidas pelos bolsistas se referiu ao planejamento, confecção e utilização dos recursos pelos alunos deficientes em atividades acadêmicas escolares e pretende-se apresentar sua visão sobre esse processo. O destaque que a ação presente na proposta desse Subprojeto impôs de conhecer, planejar, construir recursos que auxiliaram crianças com deficiências a comunicar-se com compreensão, na leitura e na escrita, reveste-se de considerável valor. Os ganhos situam-se na consolidação de uma prática pedagógica que, contempla a educação para todos, independente de suas características, necessidades e potencialidades.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Fátima Inês Wolf de [UNESP]2016-07-19T12:59:31Z2016-07-19T12:59:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8947-8954application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8947-89542357-7819http://hdl.handle.net/11449/141564ISSN2357-7819-2014-8947-8954.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos
title A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos
spellingShingle A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos
Oliveira, Fátima Inês Wolf de [UNESP]
Inclusão escolar
Tecnologia assistiva
Recursos didáticos adaptados
title_short A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos
title_full A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos
title_fullStr A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos
title_full_unstemmed A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos
title_sort A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos
author Oliveira, Fátima Inês Wolf de [UNESP]
author_facet Oliveira, Fátima Inês Wolf de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fátima Inês Wolf de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Tecnologia assistiva
Recursos didáticos adaptados
topic Inclusão escolar
Tecnologia assistiva
Recursos didáticos adaptados
description Esse trabalho é fruto da análise dos depoimentos de bolsistas do Subprojeto PIBID Pedagogia Alfabetização FFC que, contribuíram com seus relatos sobre suas impressões quanto às contribuições dos recursos de tecnologia assistiva na inclusão escolar de crianças com deficiências. O percurso escolhido para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o da abordagem qualitativa que contou com um procedimento para coleta e análise de dados. Realizou-se uma entrevista com os bolsistas PIBID vinculados ao Subprojeto Pedagogia FFC que acompanham, em parte de suas atividades, alunos com deficiência incluídos em classes do Ensino Fundamental nas duas escolas parceiras. Os dados revelaram que parte das atividades desenvolvidas pelos bolsistas se referiu ao planejamento, confecção e utilização dos recursos pelos alunos deficientes em atividades acadêmicas escolares e pretende-se apresentar sua visão sobre esse processo. O destaque que a ação presente na proposta desse Subprojeto impôs de conhecer, planejar, construir recursos que auxiliaram crianças com deficiências a comunicar-se com compreensão, na leitura e na escrita, reveste-se de considerável valor. Os ganhos situam-se na consolidação de uma prática pedagógica que, contempla a educação para todos, independente de suas características, necessidades e potencialidades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:31Z
2016-07-19T12:59:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8947-8954
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141564
ISSN2357-7819-2014-8947-8954.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141564
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8947-8954
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8947-8954.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8947-8954
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128165849071616