Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carbinatto, Tatiane [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115333
Resumo: Data presented here is the result of an extension project developed by UNESP which aims to support children who complain about learning disabilities. These students with reading and writing problems were part on intervention sessions, individually and/or in small groups, in which different games and non-usual activities were implemented. These intervention sessions seek an improvement in the non-learning situation and, above all, a change in the relationship that the children have established with these school subjects. So far, the main results indicate a development in the mentioned areas and a significant improvement in the entire student learning condition, which were verified during the intervention sessions and by the teachers’ and parents’ reports, as well. We also present here reflections on the process of assessment and intervention and about the way these subjects are dealt at school, and the meaning of not learning how to read and how to write for a child.
id UNSP_f11a354056e9e1db6dab51cecc9c490d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115333
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESPData presented here is the result of an extension project developed by UNESP which aims to support children who complain about learning disabilities. These students with reading and writing problems were part on intervention sessions, individually and/or in small groups, in which different games and non-usual activities were implemented. These intervention sessions seek an improvement in the non-learning situation and, above all, a change in the relationship that the children have established with these school subjects. So far, the main results indicate a development in the mentioned areas and a significant improvement in the entire student learning condition, which were verified during the intervention sessions and by the teachers’ and parents’ reports, as well. We also present here reflections on the process of assessment and intervention and about the way these subjects are dealt at school, and the meaning of not learning how to read and how to write for a child.São apresentados aqui, dados de um projeto de extensão, desenvolvido junto à UNESP, cujo objetivo é atender crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. Os alunos com problemas na área de leitura e escrita são submetidos a sessões de intervenções individuais e/ou em pequenos grupos, mediante o trabalho com jogos e atividades diferenciadas, buscando a melhora no quadro de não aprendizagem e, sobretudo, uma mudança na relação estabelecida pela criança com esses conteúdos escolares. Até o momento, os principais resultados obtidos apontam para o avanço dos alunos nas áreas em questão e uma melhora significativa de todo quadro escolar, constatada não somente durante as sessões de atendimento, mas também pelos relatos dos professores e dos pais. Também são apresentadas aqui reflexões acerca dos processos de avaliação e intervenção, bem como sobre o tratamento dado a esses conteúdos em situações escolares e o significado de não aprender ler e escrever para uma criança.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]Carbinatto, Tatiane [UNESP]2015-02-24T13:57:59Z2015-02-24T13:57:59Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1063-1072application/pdfhttps://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdfLinha Mestra, n. 21, p. 1063-1072, 2012.1980-9026http://hdl.handle.net/11449/115333ISSN19809026-2012-21-1063-1072.pdf73778124513473930000-0003-1259-6027Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLinha Mestrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T18:36:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115333Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESP
title Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESP
spellingShingle Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESP
Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]
title_short Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESP
title_full Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESP
title_fullStr Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESP
title_full_unstemmed Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESP
title_sort Como escutar os gritos de quem não consegue ler e escrever: percursos de um projeto de extensão desenvolvido pela UNESP
author Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]
author_facet Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]
Carbinatto, Tatiane [UNESP]
author_role author
author2 Carbinatto, Tatiane [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]
Carbinatto, Tatiane [UNESP]
description Data presented here is the result of an extension project developed by UNESP which aims to support children who complain about learning disabilities. These students with reading and writing problems were part on intervention sessions, individually and/or in small groups, in which different games and non-usual activities were implemented. These intervention sessions seek an improvement in the non-learning situation and, above all, a change in the relationship that the children have established with these school subjects. So far, the main results indicate a development in the mentioned areas and a significant improvement in the entire student learning condition, which were verified during the intervention sessions and by the teachers’ and parents’ reports, as well. We also present here reflections on the process of assessment and intervention and about the way these subjects are dealt at school, and the meaning of not learning how to read and how to write for a child.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:59Z
2015-02-24T13:57:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf
Linha Mestra, n. 21, p. 1063-1072, 2012.
1980-9026
http://hdl.handle.net/11449/115333
ISSN19809026-2012-21-1063-1072.pdf
7377812451347393
0000-0003-1259-6027
url https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115333
identifier_str_mv Linha Mestra, n. 21, p. 1063-1072, 2012.
1980-9026
ISSN19809026-2012-21-1063-1072.pdf
7377812451347393
0000-0003-1259-6027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Linha Mestra
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1063-1072
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128167864434688