Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Saliba, Nemre Adas [UNESP], Zina, Lívia Guimarães [UNESP], Saliba, Orlando [UNESP], Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
DOI: 10.1590/S1414-32832010000100006
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100006
http://hdl.handle.net/11449/15553
Resumo: O processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais.
id UNSP_f133f5be5376a7b319fb660bdaa64eb5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/15553
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reaisPrácticas en la enseñanza-aprendizaje con base en escenarios realesTeaching-learning practices based on real scenariosSistema Único de SaúdeEnsinoAcademias e InstitutosRecursos humanos em saúdePesquisa sobre serviços de saúdeSistema Único de SaludEnseñanzaAcademias e InstitutosRecursos humanos en saludInvestigación sobre servicios de saludNational Health SystemTeachingAcademies and institutesHealth manpowerHealth service researchO processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais.El proceso enseñanza-investigación-extensión realizado con la inmersión de los sujetos en escenarios reales posibilita la integración universidad-comunidad ampliando la inserción social. El objetivo de este trabajo ha sido de presentar la experiencia de un proyecto conducido en cinco municipios brasileños con la participación de docentes, pos-graduandos y académicos con la cooperación de alcaldías y trabajadores de salud como escenario de enseñanza-investigación del Sistema Único de Salud. Se han realizado talleres y cursos de capacitación con los equipos de salud, gestores y consejeros de salud, visitas técnicas a los municipios para evaluación de situación y supervisión de actividades, evaluación de la satisfacción de los usuarios y formación de jefaturas populares. Se observa mejoría en la organización de los servicios y estímulo al fortalecimiento del vínculo entre los usuarios y los prestadores de servicios. Esta experiencia ha servido como laboratorio para aprendizaje y investigación, haciéndose Ciência a partir de la vivencia in loco de la realidad del Sistema Único de Salud y contribuyendo para una formación profesional más humanitaria basada en escenarios reales.The teaching-research-extension process carried out with immersion of subjects in real scenarios enables university-community integration, thereby increasing social insertion. The aim of this study was to present the experience from a project conducted in five Brazilian municipalities, with participation of teachers and postgraduate and undergraduate students, in partnership with municipal authorities and healthcare workers as a scenario for teaching-research within the Brazilian health system. Workshops and training courses were conducted among healthcare teams, managers and health counselors, and technical visits were made to the municipalities for situational assessments, activity supervision, user satisfaction evaluations and formation of popular leaderships. Improvements in service organization and stimulation of strengthened links between users and service providers were observed. This experience served as a learning and research laboratory: science was conducted from in situ experience of health system realities, thereby contributing towards better humanitarian professional training based on real scenarios.Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e SocialUnesp Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e SocialUniversidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e SocialUnesp Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e SocialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]Saliba, Nemre Adas [UNESP]Zina, Lívia Guimarães [UNESP]Saliba, Orlando [UNESP]Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]2013-09-30T18:30:57Z2014-05-20T13:44:24Z2013-09-30T18:30:57Z2014-05-20T13:44:24Z2010-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article69-79application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100006Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 14, n. 32, p. 69-79, 2010.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/1555310.1590/S1414-32832010000100006S1414-328320100001000062-s2.0-77953163385S1414-32832010000100006.pdf27994730730306939807879196081999248228870563151244191585257096860000-0003-1439-41970000-0001-5069-8812SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-19T17:57:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/15553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-19T17:57:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
Prácticas en la enseñanza-aprendizaje con base en escenarios reales
Teaching-learning practices based on real scenarios
title Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
spellingShingle Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
Sistema Único de Saúde
Ensino
Academias e Institutos
Recursos humanos em saúde
Pesquisa sobre serviços de saúde
Sistema Único de Salud
Enseñanza
Academias e Institutos
Recursos humanos en salud
Investigación sobre servicios de salud
National Health System
Teaching
Academies and institutes
Health manpower
Health service research
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
Sistema Único de Saúde
Ensino
Academias e Institutos
Recursos humanos em saúde
Pesquisa sobre serviços de saúde
Sistema Único de Salud
Enseñanza
Academias e Institutos
Recursos humanos en salud
Investigación sobre servicios de salud
National Health System
Teaching
Academies and institutes
Health manpower
Health service research
title_short Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
title_full Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
title_fullStr Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
title_full_unstemmed Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
title_sort Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
author Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
author_facet Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
Saliba, Nemre Adas [UNESP]
Zina, Lívia Guimarães [UNESP]
Saliba, Orlando [UNESP]
Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
Saliba, Nemre Adas [UNESP]
Zina, Lívia Guimarães [UNESP]
Saliba, Orlando [UNESP]
Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
author_role author
author2 Saliba, Nemre Adas [UNESP]
Zina, Lívia Guimarães [UNESP]
Saliba, Orlando [UNESP]
Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
Saliba, Nemre Adas [UNESP]
Zina, Lívia Guimarães [UNESP]
Saliba, Orlando [UNESP]
Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Ensino
Academias e Institutos
Recursos humanos em saúde
Pesquisa sobre serviços de saúde
Sistema Único de Salud
Enseñanza
Academias e Institutos
Recursos humanos en salud
Investigación sobre servicios de salud
National Health System
Teaching
Academies and institutes
Health manpower
Health service research
topic Sistema Único de Saúde
Ensino
Academias e Institutos
Recursos humanos em saúde
Pesquisa sobre serviços de saúde
Sistema Único de Salud
Enseñanza
Academias e Institutos
Recursos humanos en salud
Investigación sobre servicios de salud
National Health System
Teaching
Academies and institutes
Health manpower
Health service research
description O processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
2013-09-30T18:30:57Z
2013-09-30T18:30:57Z
2014-05-20T13:44:24Z
2014-05-20T13:44:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100006
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 14, n. 32, p. 69-79, 2010.
1414-3283
http://hdl.handle.net/11449/15553
10.1590/S1414-32832010000100006
S1414-32832010000100006
2-s2.0-77953163385
S1414-32832010000100006.pdf
2799473073030693
9807879196081999
2482288705631512
4419158525709686
0000-0003-1439-4197
0000-0001-5069-8812
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100006
http://hdl.handle.net/11449/15553
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 14, n. 32, p. 69-79, 2010.
1414-3283
10.1590/S1414-32832010000100006
S1414-32832010000100006
2-s2.0-77953163385
S1414-32832010000100006.pdf
2799473073030693
9807879196081999
2482288705631512
4419158525709686
0000-0003-1439-4197
0000-0001-5069-8812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
0,417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69-79
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1822219166997807104
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832010000100006