Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/S1414-32832010000100006 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100006 http://hdl.handle.net/11449/15553 |
Resumo: | O processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais. |
id |
UNSP_f133f5be5376a7b319fb660bdaa64eb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/15553 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reaisPrácticas en la enseñanza-aprendizaje con base en escenarios realesTeaching-learning practices based on real scenariosSistema Único de SaúdeEnsinoAcademias e InstitutosRecursos humanos em saúdePesquisa sobre serviços de saúdeSistema Único de SaludEnseñanzaAcademias e InstitutosRecursos humanos en saludInvestigación sobre servicios de saludNational Health SystemTeachingAcademies and institutesHealth manpowerHealth service researchO processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais.El proceso enseñanza-investigación-extensión realizado con la inmersión de los sujetos en escenarios reales posibilita la integración universidad-comunidad ampliando la inserción social. El objetivo de este trabajo ha sido de presentar la experiencia de un proyecto conducido en cinco municipios brasileños con la participación de docentes, pos-graduandos y académicos con la cooperación de alcaldías y trabajadores de salud como escenario de enseñanza-investigación del Sistema Único de Salud. Se han realizado talleres y cursos de capacitación con los equipos de salud, gestores y consejeros de salud, visitas técnicas a los municipios para evaluación de situación y supervisión de actividades, evaluación de la satisfacción de los usuarios y formación de jefaturas populares. Se observa mejoría en la organización de los servicios y estímulo al fortalecimiento del vínculo entre los usuarios y los prestadores de servicios. Esta experiencia ha servido como laboratorio para aprendizaje y investigación, haciéndose Ciência a partir de la vivencia in loco de la realidad del Sistema Único de Salud y contribuyendo para una formación profesional más humanitaria basada en escenarios reales.The teaching-research-extension process carried out with immersion of subjects in real scenarios enables university-community integration, thereby increasing social insertion. The aim of this study was to present the experience from a project conducted in five Brazilian municipalities, with participation of teachers and postgraduate and undergraduate students, in partnership with municipal authorities and healthcare workers as a scenario for teaching-research within the Brazilian health system. Workshops and training courses were conducted among healthcare teams, managers and health counselors, and technical visits were made to the municipalities for situational assessments, activity supervision, user satisfaction evaluations and formation of popular leaderships. Improvements in service organization and stimulation of strengthened links between users and service providers were observed. This experience served as a learning and research laboratory: science was conducted from in situ experience of health system realities, thereby contributing towards better humanitarian professional training based on real scenarios.Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e SocialUnesp Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e SocialUniversidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e SocialUnesp Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e SocialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]Saliba, Nemre Adas [UNESP]Zina, Lívia Guimarães [UNESP]Saliba, Orlando [UNESP]Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]2013-09-30T18:30:57Z2014-05-20T13:44:24Z2013-09-30T18:30:57Z2014-05-20T13:44:24Z2010-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article69-79application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100006Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 14, n. 32, p. 69-79, 2010.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/1555310.1590/S1414-32832010000100006S1414-328320100001000062-s2.0-77953163385S1414-32832010000100006.pdf27994730730306939807879196081999248228870563151244191585257096860000-0003-1439-41970000-0001-5069-8812SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-19T17:57:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/15553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-19T17:57:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais Prácticas en la enseñanza-aprendizaje con base en escenarios reales Teaching-learning practices based on real scenarios |
title |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
spellingShingle |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP] Sistema Único de Saúde Ensino Academias e Institutos Recursos humanos em saúde Pesquisa sobre serviços de saúde Sistema Único de Salud Enseñanza Academias e Institutos Recursos humanos en salud Investigación sobre servicios de salud National Health System Teaching Academies and institutes Health manpower Health service research Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP] Sistema Único de Saúde Ensino Academias e Institutos Recursos humanos em saúde Pesquisa sobre serviços de saúde Sistema Único de Salud Enseñanza Academias e Institutos Recursos humanos en salud Investigación sobre servicios de salud National Health System Teaching Academies and institutes Health manpower Health service research |
title_short |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
title_full |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
title_fullStr |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
title_sort |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
author |
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP] |
author_facet |
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP] Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP] Saliba, Nemre Adas [UNESP] Zina, Lívia Guimarães [UNESP] Saliba, Orlando [UNESP] Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP] Saliba, Nemre Adas [UNESP] Zina, Lívia Guimarães [UNESP] Saliba, Orlando [UNESP] Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Saliba, Nemre Adas [UNESP] Zina, Lívia Guimarães [UNESP] Saliba, Orlando [UNESP] Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP] Saliba, Nemre Adas [UNESP] Zina, Lívia Guimarães [UNESP] Saliba, Orlando [UNESP] Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde Ensino Academias e Institutos Recursos humanos em saúde Pesquisa sobre serviços de saúde Sistema Único de Salud Enseñanza Academias e Institutos Recursos humanos en salud Investigación sobre servicios de salud National Health System Teaching Academies and institutes Health manpower Health service research |
topic |
Sistema Único de Saúde Ensino Academias e Institutos Recursos humanos em saúde Pesquisa sobre serviços de saúde Sistema Único de Salud Enseñanza Academias e Institutos Recursos humanos en salud Investigación sobre servicios de salud National Health System Teaching Academies and institutes Health manpower Health service research |
description |
O processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 2013-09-30T18:30:57Z 2013-09-30T18:30:57Z 2014-05-20T13:44:24Z 2014-05-20T13:44:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100006 Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 14, n. 32, p. 69-79, 2010. 1414-3283 http://hdl.handle.net/11449/15553 10.1590/S1414-32832010000100006 S1414-32832010000100006 2-s2.0-77953163385 S1414-32832010000100006.pdf 2799473073030693 9807879196081999 2482288705631512 4419158525709686 0000-0003-1439-4197 0000-0001-5069-8812 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100006 http://hdl.handle.net/11449/15553 |
identifier_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 14, n. 32, p. 69-79, 2010. 1414-3283 10.1590/S1414-32832010000100006 S1414-32832010000100006 2-s2.0-77953163385 S1414-32832010000100006.pdf 2799473073030693 9807879196081999 2482288705631512 4419158525709686 0000-0003-1439-4197 0000-0001-5069-8812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação 0,417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
69-79 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1822219166997807104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832010000100006 |