Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moimaz,Suzely Adas Saliba
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Saliba,Nemre Adas, Zina,Lívia Guimarães, Saliba,Orlando, Garbin,Cléa Adas Saliba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000100006
Resumo: O processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais.
id UNESP-8_2c051a95bc73ca4f3eee7b67378d3209
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832010000100006
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reaisSistema Único de SaúdeEnsinoAcademias e InstitutosRecursos humanos em saúdePesquisa sobre serviços de saúdeO processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais.UNESP2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000100006Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.32 2010reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMoimaz,Suzely Adas SalibaSaliba,Nemre AdasZina,Lívia GuimarãesSaliba,OrlandoGarbin,Cléa Adas Salibapor2012-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832010000100006Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
title Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
spellingShingle Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
Moimaz,Suzely Adas Saliba
Sistema Único de Saúde
Ensino
Academias e Institutos
Recursos humanos em saúde
Pesquisa sobre serviços de saúde
title_short Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
title_full Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
title_fullStr Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
title_full_unstemmed Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
title_sort Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
author Moimaz,Suzely Adas Saliba
author_facet Moimaz,Suzely Adas Saliba
Saliba,Nemre Adas
Zina,Lívia Guimarães
Saliba,Orlando
Garbin,Cléa Adas Saliba
author_role author
author2 Saliba,Nemre Adas
Zina,Lívia Guimarães
Saliba,Orlando
Garbin,Cléa Adas Saliba
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moimaz,Suzely Adas Saliba
Saliba,Nemre Adas
Zina,Lívia Guimarães
Saliba,Orlando
Garbin,Cléa Adas Saliba
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Ensino
Academias e Institutos
Recursos humanos em saúde
Pesquisa sobre serviços de saúde
topic Sistema Único de Saúde
Ensino
Academias e Institutos
Recursos humanos em saúde
Pesquisa sobre serviços de saúde
description O processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832010000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.32 2010
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518460809216