Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Rajane Gomes [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92274
Resumo: A presente investigação vincula-se à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-FCT/UNESP. Realizou-se através do mestrado interinstitucional desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF em conjunto com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP. Propôs-se investigar algumas das dificuldades específicas apresentadas por um grupo de sete alunos da primeira série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF na resolução de problemas de Matemática do ponto de vista de seus enunciados. A pesquisa bibliográfica realizada conduziu a estudos de autores renomados como Gómez- Granell, Machado dentre outros sobre a linguagem matemática e sua relação com a linguagem materna e às perspectivas norteadoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática. Tais estudos apontam para a necessidade de uma prática docente que considere os aspectos de interpretação e expressão de conceitos matemáticos nas aulas como uma alternativa para a superação do tecnicismo...
id UNSP_f15c92e953e71e62365d8ec69859d0ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92274
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médioEducaçãoLeituraEducationA presente investigação vincula-se à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-FCT/UNESP. Realizou-se através do mestrado interinstitucional desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF em conjunto com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP. Propôs-se investigar algumas das dificuldades específicas apresentadas por um grupo de sete alunos da primeira série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF na resolução de problemas de Matemática do ponto de vista de seus enunciados. A pesquisa bibliográfica realizada conduziu a estudos de autores renomados como Gómez- Granell, Machado dentre outros sobre a linguagem matemática e sua relação com a linguagem materna e às perspectivas norteadoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática. Tais estudos apontam para a necessidade de uma prática docente que considere os aspectos de interpretação e expressão de conceitos matemáticos nas aulas como uma alternativa para a superação do tecnicismo...The present work aims at investigating some specific difficulties on learning by a group of seven students from the first year of high school at Colégio de Aplicação João XXIII. from UFJF. These specific difficulties have to do with the interpretation of Math problems and its impact on the solution of these problems. The biographical research led to the study of some authors, such as Gómez-Granell and Machado, among other important ones, about Math linguistic code, its relation to the native language and its relation to the National Curriculum Parameters guiding perspectives to the teaching of Math. These studies point to the necessity of a praxis which considers the aspects of interpretation and of expressing mathematic concepts in class as an alternative to overcome the technical tendency adopted by the students to solve the problems... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Célia Maria [UNESP]Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Weber, Rajane Gomes [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2012-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis84 f.application/pdfWEBER, Rajane Gomes. Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio. 2012. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92274000691522weber_rg_me_prud.pdf33004129044P650139933288148888089865764566741Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:26:39.233942Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio
title Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio
spellingShingle Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio
Weber, Rajane Gomes [UNESP]
Educação
Leitura
Education
title_short Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio
title_full Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio
title_fullStr Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio
title_sort Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio
author Weber, Rajane Gomes [UNESP]
author_facet Weber, Rajane Gomes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Rajane Gomes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Leitura
Education
topic Educação
Leitura
Education
description A presente investigação vincula-se à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-FCT/UNESP. Realizou-se através do mestrado interinstitucional desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF em conjunto com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP. Propôs-se investigar algumas das dificuldades específicas apresentadas por um grupo de sete alunos da primeira série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF na resolução de problemas de Matemática do ponto de vista de seus enunciados. A pesquisa bibliográfica realizada conduziu a estudos de autores renomados como Gómez- Granell, Machado dentre outros sobre a linguagem matemática e sua relação com a linguagem materna e às perspectivas norteadoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática. Tais estudos apontam para a necessidade de uma prática docente que considere os aspectos de interpretação e expressão de conceitos matemáticos nas aulas como uma alternativa para a superação do tecnicismo...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-09
2014-06-11T19:25:39Z
2014-06-11T19:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WEBER, Rajane Gomes. Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio. 2012. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/92274
000691522
weber_rg_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
8089865764566741
identifier_str_mv WEBER, Rajane Gomes. Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio. 2012. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
000691522
weber_rg_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
8089865764566741
url http://hdl.handle.net/11449/92274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128653039501312