Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Claudio Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256035
Resumo: Discutir e refletir sobre a questões de gênero e sexualidade na infância passa necessariamente pela compreensão das concepções de gênero e instituição escolar. Desta forma, torna-se fulcral ponderar sobre as mudanças dos conceitos e visões de mundo ao longo do processo histórico e na contemporaneidade, considerando assim, as diversidades, idiossincrasias, multiplicidades e pluralidades observadas nos primeiros anos do ensino fundamental. Para embasar os estudos e atingir os objetivos propostos neste trabalho, optou-se por uma revisão bibliográfica, fundamentada em um horizonte interdisciplinar nos estudos da História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação com ênfase nos estudos sociais da Infância, Educação Sexual e Formação Docente. Neste sentido, foi fundamental uma descrição crítica analítica de caráter qualitativo, com procedimentos metodológicos da Pesquisa-Trans-Formação, entrevista semiestruturada, coleta de registros e análise de dados, em que participaram duas professoras e crianças entre 6 a 8 anos que estão no ciclo de alfabetização. Mobilizamos, neste sentido, os referenciais teóricos da Psicologia histórico-cultural do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Crítica. A obtenção de dados e a articulação das análises ocorreram em diálogo com o referencial teórico e metodológico, compreendendo as especificidades da proposta dos núcleos de significação. A partir das entrevistas realizadas, inferimos e sistematizamos quatro núcleos de significação. A pesquisa se concentrou nos sentidos e significados, apreendidos por meio da palavra de apenas um sujeito, em um horizonte em que as interpretações elaboradas ao longo da pesquisa foram subsidiadas no entrecruzamento das observações advindas dos outros participantes. Analisamos, assim, a escola, a docência e a infância em suas reverberações com as questões de gênero e práticas pedagógicas, observando como, desde os primeiros anos na escola, as ações pedagógicas e o comportamento dos sujeitos podem reproduzir estereótipos, hierarquia de gênero e posturas sexistas. Neste sentido, o estudo propiciou a compreensão dos múltiplos aspectos do cotidiano escolar que passam pelas sutilezas do silenciamento e apagamento de corpos. Tais apontamentos impulsionam novas questões para outras práticas pedagógicas que sejam mais plurais, humanizadas e emancipatórias, que garantam os Direitos Humanos na valorização das identidades, diferenças e diversidade sexual.
id UNSP_f1754542f6114ca99aaa8de3183d1e0a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256035
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamentalSchool, teaching and childhood: gender issues in pedagogical practices in the first years of elementary schoolGêneroSexualidadePráticas pedagógicasDocênciaEscolaGenderSexualityPedagogical practicesTeachingSchoolDiscutir e refletir sobre a questões de gênero e sexualidade na infância passa necessariamente pela compreensão das concepções de gênero e instituição escolar. Desta forma, torna-se fulcral ponderar sobre as mudanças dos conceitos e visões de mundo ao longo do processo histórico e na contemporaneidade, considerando assim, as diversidades, idiossincrasias, multiplicidades e pluralidades observadas nos primeiros anos do ensino fundamental. Para embasar os estudos e atingir os objetivos propostos neste trabalho, optou-se por uma revisão bibliográfica, fundamentada em um horizonte interdisciplinar nos estudos da História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação com ênfase nos estudos sociais da Infância, Educação Sexual e Formação Docente. Neste sentido, foi fundamental uma descrição crítica analítica de caráter qualitativo, com procedimentos metodológicos da Pesquisa-Trans-Formação, entrevista semiestruturada, coleta de registros e análise de dados, em que participaram duas professoras e crianças entre 6 a 8 anos que estão no ciclo de alfabetização. Mobilizamos, neste sentido, os referenciais teóricos da Psicologia histórico-cultural do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Crítica. A obtenção de dados e a articulação das análises ocorreram em diálogo com o referencial teórico e metodológico, compreendendo as especificidades da proposta dos núcleos de significação. A partir das entrevistas realizadas, inferimos e sistematizamos quatro núcleos de significação. A pesquisa se concentrou nos sentidos e significados, apreendidos por meio da palavra de apenas um sujeito, em um horizonte em que as interpretações elaboradas ao longo da pesquisa foram subsidiadas no entrecruzamento das observações advindas dos outros participantes. Analisamos, assim, a escola, a docência e a infância em suas reverberações com as questões de gênero e práticas pedagógicas, observando como, desde os primeiros anos na escola, as ações pedagógicas e o comportamento dos sujeitos podem reproduzir estereótipos, hierarquia de gênero e posturas sexistas. Neste sentido, o estudo propiciou a compreensão dos múltiplos aspectos do cotidiano escolar que passam pelas sutilezas do silenciamento e apagamento de corpos. Tais apontamentos impulsionam novas questões para outras práticas pedagógicas que sejam mais plurais, humanizadas e emancipatórias, que garantam os Direitos Humanos na valorização das identidades, diferenças e diversidade sexual.Discussing and reflecting on issues of gender and sexuality in childhood necessarily involves understanding the concepts of gender and school institutions. In this way, it becomes crucial to consider the changes in concepts and worldviews throughout the historical process and in contemporary times, thus considering the diversities, idiosyncrasies, multiplicities and pluralities observed in the first years of elementary school. To support the studies and achieve the objectives proposed in this work, we opted for a bibliographical review, based on an interdisciplinary horizon in the studies of History, Philosophy, Sociology and Educational Psychology with an emphasis on the social studies of Childhood, Sexual Education and Teacher Training. In this sense, a critical analytical description of a qualitative nature was fundamental, with methodological procedures of Research-Trans-Training, semi-structured interviews, collection of records and data analysis, in which two teachers and children between 6 and 8 years old who are in the cycle of literacy. In this sense, we mobilize the theoretical references of historical-cultural Psychology, Dialectical Historical Materialism and Critical Pedagogy. Obtaining data and articulating analyzes occurred in dialogue with the theoretical and methodological framework, understanding the specificities of the proposal for the meaning cores. From the interviews carried out, we inferred and systematized four cores of meaning. The research focused on the senses and meanings, apprehended through the words of just one subject, in a horizon in which the interpretations elaborated throughout the research were supported by the interweaving of observations coming from the other participants. We therefore analyze school, teaching and childhood in their reverberations with gender issues and pedagogical practices, observing how, from the first years at school, pedagogical actions and the behavior of subjects can reproduce stereotypes, gender hierarchy and sexist stances. In this sense, the study provided an understanding of the multiple aspects of daily school life that involve the subtleties of silencing and erasing bodies. Such notes encourage new questions for other pedagogical practices that are more plural, humanized and emancipatory, which guarantee Human Rights in the valorization of identities, differences and sexual diversity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correr, Rinaldo [UNESP]Alves, Claudio Rodrigues [UNESP]2024-06-19T18:36:19Z2024-06-19T18:36:19Z2024-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/256035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T06:16:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256035Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T06:16:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
School, teaching and childhood: gender issues in pedagogical practices in the first years of elementary school
title Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
spellingShingle Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
Alves, Claudio Rodrigues [UNESP]
Gênero
Sexualidade
Práticas pedagógicas
Docência
Escola
Gender
Sexuality
Pedagogical practices
Teaching
School
title_short Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
title_full Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
title_fullStr Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
title_sort Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
author Alves, Claudio Rodrigues [UNESP]
author_facet Alves, Claudio Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correr, Rinaldo [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Claudio Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Sexualidade
Práticas pedagógicas
Docência
Escola
Gender
Sexuality
Pedagogical practices
Teaching
School
topic Gênero
Sexualidade
Práticas pedagógicas
Docência
Escola
Gender
Sexuality
Pedagogical practices
Teaching
School
description Discutir e refletir sobre a questões de gênero e sexualidade na infância passa necessariamente pela compreensão das concepções de gênero e instituição escolar. Desta forma, torna-se fulcral ponderar sobre as mudanças dos conceitos e visões de mundo ao longo do processo histórico e na contemporaneidade, considerando assim, as diversidades, idiossincrasias, multiplicidades e pluralidades observadas nos primeiros anos do ensino fundamental. Para embasar os estudos e atingir os objetivos propostos neste trabalho, optou-se por uma revisão bibliográfica, fundamentada em um horizonte interdisciplinar nos estudos da História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação com ênfase nos estudos sociais da Infância, Educação Sexual e Formação Docente. Neste sentido, foi fundamental uma descrição crítica analítica de caráter qualitativo, com procedimentos metodológicos da Pesquisa-Trans-Formação, entrevista semiestruturada, coleta de registros e análise de dados, em que participaram duas professoras e crianças entre 6 a 8 anos que estão no ciclo de alfabetização. Mobilizamos, neste sentido, os referenciais teóricos da Psicologia histórico-cultural do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Crítica. A obtenção de dados e a articulação das análises ocorreram em diálogo com o referencial teórico e metodológico, compreendendo as especificidades da proposta dos núcleos de significação. A partir das entrevistas realizadas, inferimos e sistematizamos quatro núcleos de significação. A pesquisa se concentrou nos sentidos e significados, apreendidos por meio da palavra de apenas um sujeito, em um horizonte em que as interpretações elaboradas ao longo da pesquisa foram subsidiadas no entrecruzamento das observações advindas dos outros participantes. Analisamos, assim, a escola, a docência e a infância em suas reverberações com as questões de gênero e práticas pedagógicas, observando como, desde os primeiros anos na escola, as ações pedagógicas e o comportamento dos sujeitos podem reproduzir estereótipos, hierarquia de gênero e posturas sexistas. Neste sentido, o estudo propiciou a compreensão dos múltiplos aspectos do cotidiano escolar que passam pelas sutilezas do silenciamento e apagamento de corpos. Tais apontamentos impulsionam novas questões para outras práticas pedagógicas que sejam mais plurais, humanizadas e emancipatórias, que garantam os Direitos Humanos na valorização das identidades, diferenças e diversidade sexual.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-19T18:36:19Z
2024-06-19T18:36:19Z
2024-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/256035
url https://hdl.handle.net/11449/256035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650115936714752