As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portes, Suzana Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150323
Resumo: Esta pesquisa surgiu diante do reconhecimento de que, vivemos em uma era tecnológica e crianças que chegam à escola, os denominados nativos digitais, apresentam grande familiaridade com as tecnologias que se traduz na facilidade no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). De acordo com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) em considerável número de escolas públicas há a presença de laboratórios de informática equipados por computadores ou notebook, sem, entretanto, a garantia de uso eficaz atrelado ao currículo. Pretendemos, com o presente trabalho, auxiliar professores por meio do desenvolvimento de uma sequência didática apoiada no uso das TDIC disponíveis nas escolas como: o computador, tablets, netbooks, câmera digital, internet banda larga. Nossa pesquisa, portanto, é uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante e experimental, realizada com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I. Efetuamos, portanto, o seguinte percurso metodológico: 1) revisão bibliográfica; 2) questionário inicial com alunos envolvidos; 3) construção da sequência didática que utilize as TDIC como ferramenta pedagógica; 4) aplicação da sequência com os alunos; 5) considerações e avaliação sobre a sequência didática; 6) questionário final com alunos envolvidos; 7) análise dos dados e possíveis cruzamentos. Verificamos com esses passos que os estudantes puderam superar o uso ingênuo e sem preparo das TDIC, demonstrando-se ativos nos procedimentos adotados e com a possiblidade de serem autores de seus próprios conhecimentos, favorecendo assim a articulação das TDIC ao currículo e ao processo de ensino e aprendizagem.
id UNSP_f1af3adcc48ef718f7b0d72e64c4323e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150323
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagemThe digital information and communication technologies in teaching practice: contributions to the teaching and learning processNativos digitaisTecnologias digitais da informação e comunicaçãoSequência didáticaProcessos de ensino e aprendizagemDigital nativesDigital information and communication technologiesDidactic sequenceTeaching and learning processesEsta pesquisa surgiu diante do reconhecimento de que, vivemos em uma era tecnológica e crianças que chegam à escola, os denominados nativos digitais, apresentam grande familiaridade com as tecnologias que se traduz na facilidade no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). De acordo com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) em considerável número de escolas públicas há a presença de laboratórios de informática equipados por computadores ou notebook, sem, entretanto, a garantia de uso eficaz atrelado ao currículo. Pretendemos, com o presente trabalho, auxiliar professores por meio do desenvolvimento de uma sequência didática apoiada no uso das TDIC disponíveis nas escolas como: o computador, tablets, netbooks, câmera digital, internet banda larga. Nossa pesquisa, portanto, é uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante e experimental, realizada com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I. Efetuamos, portanto, o seguinte percurso metodológico: 1) revisão bibliográfica; 2) questionário inicial com alunos envolvidos; 3) construção da sequência didática que utilize as TDIC como ferramenta pedagógica; 4) aplicação da sequência com os alunos; 5) considerações e avaliação sobre a sequência didática; 6) questionário final com alunos envolvidos; 7) análise dos dados e possíveis cruzamentos. Verificamos com esses passos que os estudantes puderam superar o uso ingênuo e sem preparo das TDIC, demonstrando-se ativos nos procedimentos adotados e com a possiblidade de serem autores de seus próprios conhecimentos, favorecendo assim a articulação das TDIC ao currículo e ao processo de ensino e aprendizagem.This research has emerged on the recognition that we live in a technological age and children who come to school, the so-called digital natives, have great familiarity with the technologies that translates into ease-of-use of Digital information and Communication Technologies (TDIC). According to the National Program technology education (ProInfo) in considerable number of public schools for the presence of computer labs equipped for computers or notebook, without, however, guaranteeing effective use tied to curriculum. We want, with this work, help teachers through the development of a didactic sequence supported the use of TDIC available in schools such as: computer, tablets, netbooks, digital cameras, broadband internet. Our research, therefore, is a qualitative research of type end and experimental, performed with 4th grade students of the elementary school (I). we have carried out, therefore, the following methodological path: 1) literature review; 2) initial questionnaire with students involved; 3) construction of didactic sequence using the TDIC as pedagogical tool; 4) application of the sequence with the students; 5) considerations and evaluation on the teaching sequence; 6) final questionnaire with students involved; 7) data analysis and possible crossings. We check with these steps that students have been able to overcome the use naive and unprepared of TDIC, demonstrating active in procedures adopted and with the possibility to be authors of their own knowledge, favoring thus the articulation of the TDIC to curriculum and the teaching and learning process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Portes, Suzana Aparecida [UNESP]2017-04-18T19:52:03Z2017-04-18T19:52:03Z2016-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15032300088430733004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:18:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150323Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T16:51:30.539051Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
The digital information and communication technologies in teaching practice: contributions to the teaching and learning process
title As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
Portes, Suzana Aparecida [UNESP]
Nativos digitais
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Sequência didática
Processos de ensino e aprendizagem
Digital natives
Digital information and communication technologies
Didactic sequence
Teaching and learning processes
title_short As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
title_full As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
title_sort As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
author Portes, Suzana Aparecida [UNESP]
author_facet Portes, Suzana Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Portes, Suzana Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Nativos digitais
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Sequência didática
Processos de ensino e aprendizagem
Digital natives
Digital information and communication technologies
Didactic sequence
Teaching and learning processes
topic Nativos digitais
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Sequência didática
Processos de ensino e aprendizagem
Digital natives
Digital information and communication technologies
Didactic sequence
Teaching and learning processes
description Esta pesquisa surgiu diante do reconhecimento de que, vivemos em uma era tecnológica e crianças que chegam à escola, os denominados nativos digitais, apresentam grande familiaridade com as tecnologias que se traduz na facilidade no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). De acordo com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) em considerável número de escolas públicas há a presença de laboratórios de informática equipados por computadores ou notebook, sem, entretanto, a garantia de uso eficaz atrelado ao currículo. Pretendemos, com o presente trabalho, auxiliar professores por meio do desenvolvimento de uma sequência didática apoiada no uso das TDIC disponíveis nas escolas como: o computador, tablets, netbooks, câmera digital, internet banda larga. Nossa pesquisa, portanto, é uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante e experimental, realizada com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I. Efetuamos, portanto, o seguinte percurso metodológico: 1) revisão bibliográfica; 2) questionário inicial com alunos envolvidos; 3) construção da sequência didática que utilize as TDIC como ferramenta pedagógica; 4) aplicação da sequência com os alunos; 5) considerações e avaliação sobre a sequência didática; 6) questionário final com alunos envolvidos; 7) análise dos dados e possíveis cruzamentos. Verificamos com esses passos que os estudantes puderam superar o uso ingênuo e sem preparo das TDIC, demonstrando-se ativos nos procedimentos adotados e com a possiblidade de serem autores de seus próprios conhecimentos, favorecendo assim a articulação das TDIC ao currículo e ao processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
2017-04-18T19:52:03Z
2017-04-18T19:52:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150323
000884307
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/150323
identifier_str_mv 000884307
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045612604620800