Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramalho, André [UNESP], Zuri, Kamila Paula Santos [UNESP], Barbosa, Diego Henrique Oliveira [UNESP], Castro, Maria Rita de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141851
Resumo: A forma como é trabalhada as aulas de Física pode incorrer no risco de se reduzir o conhecimento e a cultura dos alunos tornando-o inclusive um ensino desumanizado, uma vez que não permite ao aluno a dúvida e o questionamento, apenas a certeza de que a ciência é um produto acabado e que ao aluno cabe somente acumular conteúdos. Este trabalho procurou analisar as concepções e o conhecimento de 36 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, referente a alguns dos cientistas que tiveram grande importância na Física. O trabalho, desenvolvido por licenciandos em Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as ações/atividades junto ao professor supervisor, na escola parceira, diz respeito a atividade denominada “Conhecendo alguns cientistas”, a qual constava da passagem do vídeo Mentes Brilhantes”, que falava sobre os cientistas Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking, quanto as suas histórias de vida, estudos e descobertas. Por meio de um questionário foram analisadas as respostas dos alunos sobre suas concepções e conhecimentos acerca dos mesmos. Verificou-se que o conhecimento dos alunos sobre os cientistas era superficial ou inexistente. Ao mesmo tempo, é passível de se verificar também que, ao mesmo tempo em que demonstravam desconhecimento, também se mostravam pouco interessados em conhecer ou discutir o significado de terem que ter tal conhecimento.
id UNSP_f2c14d0521fb65950822772a4d3df23d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141851
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a físicaA forma como é trabalhada as aulas de Física pode incorrer no risco de se reduzir o conhecimento e a cultura dos alunos tornando-o inclusive um ensino desumanizado, uma vez que não permite ao aluno a dúvida e o questionamento, apenas a certeza de que a ciência é um produto acabado e que ao aluno cabe somente acumular conteúdos. Este trabalho procurou analisar as concepções e o conhecimento de 36 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, referente a alguns dos cientistas que tiveram grande importância na Física. O trabalho, desenvolvido por licenciandos em Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as ações/atividades junto ao professor supervisor, na escola parceira, diz respeito a atividade denominada “Conhecendo alguns cientistas”, a qual constava da passagem do vídeo Mentes Brilhantes”, que falava sobre os cientistas Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking, quanto as suas histórias de vida, estudos e descobertas. Por meio de um questionário foram analisadas as respostas dos alunos sobre suas concepções e conhecimentos acerca dos mesmos. Verificou-se que o conhecimento dos alunos sobre os cientistas era superficial ou inexistente. Ao mesmo tempo, é passível de se verificar também que, ao mesmo tempo em que demonstravam desconhecimento, também se mostravam pouco interessados em conhecer ou discutir o significado de terem que ter tal conhecimento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilEscola Estadual de Urubupungá, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual de UrubupungáBozelli, Fernanda Cátia [UNESP]Ramalho, André [UNESP]Zuri, Kamila Paula Santos [UNESP]Barbosa, Diego Henrique Oliveira [UNESP]Castro, Maria Rita de2016-07-19T13:00:45Z2016-07-19T13:00:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1367-1378application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1367-13782357-7819http://hdl.handle.net/11449/141851ISSN2357-7819-2014-1367-1378.pdf18374019491992520000-0002-9985-1475porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141851Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:44:47.172797Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
title Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
spellingShingle Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
title_short Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
title_full Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
title_fullStr Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
title_full_unstemmed Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
title_sort Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
author Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
author_facet Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Ramalho, André [UNESP]
Zuri, Kamila Paula Santos [UNESP]
Barbosa, Diego Henrique Oliveira [UNESP]
Castro, Maria Rita de
author_role author
author2 Ramalho, André [UNESP]
Zuri, Kamila Paula Santos [UNESP]
Barbosa, Diego Henrique Oliveira [UNESP]
Castro, Maria Rita de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Escola Estadual de Urubupungá
dc.contributor.author.fl_str_mv Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Ramalho, André [UNESP]
Zuri, Kamila Paula Santos [UNESP]
Barbosa, Diego Henrique Oliveira [UNESP]
Castro, Maria Rita de
description A forma como é trabalhada as aulas de Física pode incorrer no risco de se reduzir o conhecimento e a cultura dos alunos tornando-o inclusive um ensino desumanizado, uma vez que não permite ao aluno a dúvida e o questionamento, apenas a certeza de que a ciência é um produto acabado e que ao aluno cabe somente acumular conteúdos. Este trabalho procurou analisar as concepções e o conhecimento de 36 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, referente a alguns dos cientistas que tiveram grande importância na Física. O trabalho, desenvolvido por licenciandos em Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as ações/atividades junto ao professor supervisor, na escola parceira, diz respeito a atividade denominada “Conhecendo alguns cientistas”, a qual constava da passagem do vídeo Mentes Brilhantes”, que falava sobre os cientistas Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking, quanto as suas histórias de vida, estudos e descobertas. Por meio de um questionário foram analisadas as respostas dos alunos sobre suas concepções e conhecimentos acerca dos mesmos. Verificou-se que o conhecimento dos alunos sobre os cientistas era superficial ou inexistente. Ao mesmo tempo, é passível de se verificar também que, ao mesmo tempo em que demonstravam desconhecimento, também se mostravam pouco interessados em conhecer ou discutir o significado de terem que ter tal conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:45Z
2016-07-19T13:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1367-1378
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141851
ISSN2357-7819-2014-1367-1378.pdf
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141851
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1367-1378
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1367-1378.pdf
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1367-1378
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128695382048768