Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141851 |
Resumo: | A forma como é trabalhada as aulas de Física pode incorrer no risco de se reduzir o conhecimento e a cultura dos alunos tornando-o inclusive um ensino desumanizado, uma vez que não permite ao aluno a dúvida e o questionamento, apenas a certeza de que a ciência é um produto acabado e que ao aluno cabe somente acumular conteúdos. Este trabalho procurou analisar as concepções e o conhecimento de 36 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, referente a alguns dos cientistas que tiveram grande importância na Física. O trabalho, desenvolvido por licenciandos em Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as ações/atividades junto ao professor supervisor, na escola parceira, diz respeito a atividade denominada “Conhecendo alguns cientistas”, a qual constava da passagem do vídeo Mentes Brilhantes”, que falava sobre os cientistas Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking, quanto as suas histórias de vida, estudos e descobertas. Por meio de um questionário foram analisadas as respostas dos alunos sobre suas concepções e conhecimentos acerca dos mesmos. Verificou-se que o conhecimento dos alunos sobre os cientistas era superficial ou inexistente. Ao mesmo tempo, é passível de se verificar também que, ao mesmo tempo em que demonstravam desconhecimento, também se mostravam pouco interessados em conhecer ou discutir o significado de terem que ter tal conhecimento. |
id |
UNSP_f2c14d0521fb65950822772a4d3df23d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141851 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a físicaA forma como é trabalhada as aulas de Física pode incorrer no risco de se reduzir o conhecimento e a cultura dos alunos tornando-o inclusive um ensino desumanizado, uma vez que não permite ao aluno a dúvida e o questionamento, apenas a certeza de que a ciência é um produto acabado e que ao aluno cabe somente acumular conteúdos. Este trabalho procurou analisar as concepções e o conhecimento de 36 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, referente a alguns dos cientistas que tiveram grande importância na Física. O trabalho, desenvolvido por licenciandos em Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as ações/atividades junto ao professor supervisor, na escola parceira, diz respeito a atividade denominada “Conhecendo alguns cientistas”, a qual constava da passagem do vídeo Mentes Brilhantes”, que falava sobre os cientistas Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking, quanto as suas histórias de vida, estudos e descobertas. Por meio de um questionário foram analisadas as respostas dos alunos sobre suas concepções e conhecimentos acerca dos mesmos. Verificou-se que o conhecimento dos alunos sobre os cientistas era superficial ou inexistente. Ao mesmo tempo, é passível de se verificar também que, ao mesmo tempo em que demonstravam desconhecimento, também se mostravam pouco interessados em conhecer ou discutir o significado de terem que ter tal conhecimento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilEscola Estadual de Urubupungá, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual de UrubupungáBozelli, Fernanda Cátia [UNESP]Ramalho, André [UNESP]Zuri, Kamila Paula Santos [UNESP]Barbosa, Diego Henrique Oliveira [UNESP]Castro, Maria Rita de2016-07-19T13:00:45Z2016-07-19T13:00:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1367-1378application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1367-13782357-7819http://hdl.handle.net/11449/141851ISSN2357-7819-2014-1367-1378.pdf18374019491992520000-0002-9985-1475porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141851Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:44:47.172797Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física |
title |
Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física |
spellingShingle |
Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] |
title_short |
Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física |
title_full |
Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física |
title_fullStr |
Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física |
title_full_unstemmed |
Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física |
title_sort |
Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física |
author |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] |
author_facet |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] Ramalho, André [UNESP] Zuri, Kamila Paula Santos [UNESP] Barbosa, Diego Henrique Oliveira [UNESP] Castro, Maria Rita de |
author_role |
author |
author2 |
Ramalho, André [UNESP] Zuri, Kamila Paula Santos [UNESP] Barbosa, Diego Henrique Oliveira [UNESP] Castro, Maria Rita de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Escola Estadual de Urubupungá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] Ramalho, André [UNESP] Zuri, Kamila Paula Santos [UNESP] Barbosa, Diego Henrique Oliveira [UNESP] Castro, Maria Rita de |
description |
A forma como é trabalhada as aulas de Física pode incorrer no risco de se reduzir o conhecimento e a cultura dos alunos tornando-o inclusive um ensino desumanizado, uma vez que não permite ao aluno a dúvida e o questionamento, apenas a certeza de que a ciência é um produto acabado e que ao aluno cabe somente acumular conteúdos. Este trabalho procurou analisar as concepções e o conhecimento de 36 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, referente a alguns dos cientistas que tiveram grande importância na Física. O trabalho, desenvolvido por licenciandos em Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as ações/atividades junto ao professor supervisor, na escola parceira, diz respeito a atividade denominada “Conhecendo alguns cientistas”, a qual constava da passagem do vídeo Mentes Brilhantes”, que falava sobre os cientistas Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking, quanto as suas histórias de vida, estudos e descobertas. Por meio de um questionário foram analisadas as respostas dos alunos sobre suas concepções e conhecimentos acerca dos mesmos. Verificou-se que o conhecimento dos alunos sobre os cientistas era superficial ou inexistente. Ao mesmo tempo, é passível de se verificar também que, ao mesmo tempo em que demonstravam desconhecimento, também se mostravam pouco interessados em conhecer ou discutir o significado de terem que ter tal conhecimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:45Z 2016-07-19T13:00:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1367-1378 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141851 ISSN2357-7819-2014-1367-1378.pdf 1837401949199252 0000-0002-9985-1475 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141851 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1367-1378 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-1367-1378.pdf 1837401949199252 0000-0002-9985-1475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1367-1378 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128695382048768 |