Músicas e conflitos no bispado de São Paulo (séculos XVIII e XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antônio Carlos dos [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152233
Resumo: Este trabalho objetivou estudar as relações de conflitos na prática musical dos séculos XVIII e XIX, vividas, sobretudo, a partir da formação do bispado (1745) na cidade de São Paulo. Estruturou-se, para tanto, mediante a exploração meticulosa de vasta documentação avulsa, cartas, ofícios e estatutos que forneceram grande quantidade de informações sobre a prática e os conflitos na música, não obstante a presença de novos atores, como mulheres, negros e seus descendentes exercendo a prática musical no cotidiano da cidade. A fundação do bispado na cidade de São Paulo provocou transformações perceptíveis ‒ seja pela construção da Catedral da Sé, seja pela estruturação do culto religioso segundo os preceitos estabelecidos no Concílio de Trento, que se espelhavam no modelo da Sé de Lisboa ‒, desse modo, fortalecendo o padroado conservador representado por Dom Frei Manuel da Ressurreição, o terceiro bispo da Sé (1772-1789). O jogo de poderes eclesiástico e civil, ora unindo-se para realizar e decidir em favor dos seus interesses, ora buscando alternativas para exercer controle sobre a prática da “música de violinos”, representaram algumas das rupturas e desordens no meio musical em tela.
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