Análise do tempo de uso e da exposição de redes sociais digitais e suas influências nas autopercepções físicas de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kato, Débora Navarro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250248
Resumo: Introdução - O tempo e a exposição em redes sociais virtuais influenciam o desenvolvimento da preocupação corporal e da influência da mídia sobre o corpo em adolescentes. Objetivo - Investigar as associações entre a exposição de adolescentes em Redes Sociais Virtuais com indicadores de preocupação corporal. Método – Pesquisa científica de natureza aplicada, descritiva. A amostra foi constituída por 309 adolescentes, de 13 a 19 anos, de ambos os sexos, estudantes de cursos de ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Paraná, campus Campo Largo, no ano de 2021. Para a obtenção dos dados foi utilizada uma bateria de instrumentos disponibilizada por formulário eletrônico: questionário sobre o perfil e atividades nas redes sociais virtuais, relatórios de tempo de uso em smartphones e em redes sociais virtuais, Body Shape Questionnaire – BQS, Escala de atitudes socioculturais em relação à aparência – SATAC. Resultados – 92,6% da amostra passa mais de 2 horas por dia nos smartphones, 67,7% mais de 4 horas/dia, 99,3% utilizam redes sociais virtuais e desses 28,7% passam mais de 4 horas diárias. As redes mais utilizadas pelos adolescentes são o WhatsApp (97,4%), seguido do Instagram (87.4%) e Youtube (84.8%). A categoria de maior consumo é Música. Um total de 39,7% das meninas estão preocupadas com seus corpos de maneira moderada a extrema, enquanto os meninos apresentam um percentual de 79,7% não preocupados. Maior tempo de uso em smartphones e em redes sociais virtuais estão associados a maiores níveis de preocupação corporal e maior influência da mídia em relação ao corpo em ambos os sexos. As meninas sofrem maior influência da mídia em relação aos seus corpos, principalmente em questões relacionadas à internalização dos padrões socialmente estabelecidos e pressão exercida por esses padrões, os meninos obtiveram pontuações menores com uma representatividade maior na subcategoria ideal de corpo atlético. As categorias de consumo nas RSV que apresentam significativas correlações com a preocupação corporal e que possuem maior influência da mídia em relação aos corpos dos adolescentes, com ênfase nas meninas, são Moda e Estilo, Beleza e Estética e TV/Séries/Cinema.
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Para a obtenção dos dados foi utilizada uma bateria de instrumentos disponibilizada por formulário eletrônico: questionário sobre o perfil e atividades nas redes sociais virtuais, relatórios de tempo de uso em smartphones e em redes sociais virtuais, Body Shape Questionnaire – BQS, Escala de atitudes socioculturais em relação à aparência – SATAC. Resultados – 92,6% da amostra passa mais de 2 horas por dia nos smartphones, 67,7% mais de 4 horas/dia, 99,3% utilizam redes sociais virtuais e desses 28,7% passam mais de 4 horas diárias. As redes mais utilizadas pelos adolescentes são o WhatsApp (97,4%), seguido do Instagram (87.4%) e Youtube (84.8%). A categoria de maior consumo é Música. Um total de 39,7% das meninas estão preocupadas com seus corpos de maneira moderada a extrema, enquanto os meninos apresentam um percentual de 79,7% não preocupados. Maior tempo de uso em smartphones e em redes sociais virtuais estão associados a maiores níveis de preocupação corporal e maior influência da mídia em relação ao corpo em ambos os sexos. As meninas sofrem maior influência da mídia em relação aos seus corpos, principalmente em questões relacionadas à internalização dos padrões socialmente estabelecidos e pressão exercida por esses padrões, os meninos obtiveram pontuações menores com uma representatividade maior na subcategoria ideal de corpo atlético. As categorias de consumo nas RSV que apresentam significativas correlações com a preocupação corporal e que possuem maior influência da mídia em relação aos corpos dos adolescentes, com ênfase nas meninas, são Moda e Estilo, Beleza e Estética e TV/Séries/Cinema.Introduction - Time and exposure to virtual social networks influence the development of adolescents' body image. Objective - To investigate the associations between the exposure of adolescents in Virtual Social Networks with indicators of body concern. Method – Scientific research of an applied, descriptive nature. The sample consisted of 309 adolescents, aged 13 to 19 years, of both sexes, students of high school courses integrated to the technician of the Instituto Federal do Paraná, Campo Largo campus, in the year 2021. A battery of instruments made available by electronic form: questionnaire on profile and activities on virtual social networks, reports of time spent on smartphones and virtual social networks, Body Shape Questionnaire – BQS, Scale of sociocultural attitudes towards appearance – SATAC. Results – 92.6% of the sample spend more than 2 hours a day on smartphones, 67.7% more than 4 hours a day, 99.3% use virtual social networks and of these 28.7% spend more than 4 hours a day. The networks most used by teenagers are WhatsApp (97.4%), followed by Instagram (87.4%) and Youtube (84.8%). The highest consumption category is Music. A total of 39.7% of girls are moderately to extremely concerned about their bodies, while boys have a percentage of 79.7% not concerned. Longer usage time on smartphones and on virtual social networks are associated with higher levels of body concern and greater influence of the media in relation to the body in both sexes. Girls suffer greater influence from the media in relation to their bodies, especially in issues related to the internalization of socially established standards and pressure exerted by these standards, boys obtained lower scores with a greater representation in the ideal athletic body subcategory. The categories of consumption in the RSV that present significant correlations with body concerns and that have greater media influence in relation to the bodies of adolescents, with an emphasis on girls, are Fashion and Style, Beauty and Aesthetics and TV/Series/Cinema.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leitão, José Pedro FerreiraKato, Débora Navarro2023-08-14T11:44:50Z2023-08-14T11:44:50Z2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25024833004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T06:14:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:58:40.603129Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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