A autoimagem e o autoconceito em adolescentes: ressonâncias da mídia e currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Daniela Arroyo Fávero
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236797
Resumo: Temos por objetivo analisar a percepção da autoimagem, e do autoconceito, de estudantes, de ambos os sexos, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, a partir de uma amostra de sujeitos, composta por 03(três) alunos e 6 (seis) alunas, de 01(uma) escola pública estadual do Município de Araraquara, cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Correlacionamos a autopercepção dos participantes com o conteúdo abordado no currículo educacional, quanto aos temas envolvendo corpo e mídia. Para atingir os objetivos propostos, optamos por realizar três tipos de pesquisa que se complementam a serem melhor explicadas na metodologia: (1) a bibliográfica, (2) a empírica descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo documental e (3) a pesquisa de campo. Contexto da pesquisa: 1(uma) escola pública estadual, localizada na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Delimitação do universo da pesquisa: a amostra foi selecionada de modo a revelar o mais próximo possível a opinião geral dos estudantes a propósito dos temas em questão. Foram respeitados todos os procedimentos éticos, para a realização deste projeto de pesquisa: consulta ao Comitê de Ética da FCLAr, Secretaria Municipal de Educação da cidade de Araraquara S.P., convite formal a escola (estadual) para a apresentação do Projeto, bem como aos familiares dos/as referidos/as alunos/as do Ensino Médio, e, finalmente, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aqueles que voluntariamente concordaram em participar da pesquisa. Os procedimentos metodológicos foram realizados em 01(um) semestre letivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram: a) aplicação de questionário com perguntas de respostas abertas, do tipo exploratório, que foram preenchidos pelos/as alunos/as e foi previamente elaborado com o professor orientador deste estudo ; b) auto teste de imagem corporal (teste de silhueta); c) escala de dependência de exercício; d) escala de satisfação com a aparência muscular (física) e por último, e) escala de autoestima. Após a coleta dos dados, as questões dos questionários e as escalas foram submetidas à análise estatística. Em suma, pretendeu-se compreender os motivos, os quais fazem com que adolescentes busquem a prática de exercícios físicos, identificar a relação da prática de exercícios com a autopercepção da imagem corporal, e o autoconceito; e observar, os tipos de mídias mais enfocadas pelos adolescentes do estudo, assim como se as mesmas influenciam ou não a autopercepção da imagem corporal e o autoconceito; bem como, nas escolhas de hábitos de vida. Para a realização deste estudo foram seguidos os princípios da teoria Histórico-Cultural.
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Para atingir os objetivos propostos, optamos por realizar três tipos de pesquisa que se complementam a serem melhor explicadas na metodologia: (1) a bibliográfica, (2) a empírica descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo documental e (3) a pesquisa de campo. Contexto da pesquisa: 1(uma) escola pública estadual, localizada na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Delimitação do universo da pesquisa: a amostra foi selecionada de modo a revelar o mais próximo possível a opinião geral dos estudantes a propósito dos temas em questão. Foram respeitados todos os procedimentos éticos, para a realização deste projeto de pesquisa: consulta ao Comitê de Ética da FCLAr, Secretaria Municipal de Educação da cidade de Araraquara S.P., convite formal a escola (estadual) para a apresentação do Projeto, bem como aos familiares dos/as referidos/as alunos/as do Ensino Médio, e, finalmente, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aqueles que voluntariamente concordaram em participar da pesquisa. Os procedimentos metodológicos foram realizados em 01(um) semestre letivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram: a) aplicação de questionário com perguntas de respostas abertas, do tipo exploratório, que foram preenchidos pelos/as alunos/as e foi previamente elaborado com o professor orientador deste estudo ; b) auto teste de imagem corporal (teste de silhueta); c) escala de dependência de exercício; d) escala de satisfação com a aparência muscular (física) e por último, e) escala de autoestima. Após a coleta dos dados, as questões dos questionários e as escalas foram submetidas à análise estatística. Em suma, pretendeu-se compreender os motivos, os quais fazem com que adolescentes busquem a prática de exercícios físicos, identificar a relação da prática de exercícios com a autopercepção da imagem corporal, e o autoconceito; e observar, os tipos de mídias mais enfocadas pelos adolescentes do estudo, assim como se as mesmas influenciam ou não a autopercepção da imagem corporal e o autoconceito; bem como, nas escolhas de hábitos de vida. Para a realização deste estudo foram seguidos os princípios da teoria Histórico-Cultural.We aim to analyze the perception of self-image and self-concept of students, of both sexes, from the 1st to the 3rd year of High School, from a sample of subjects composed of 03 (three) students and 6 (six) students, from 01 ( a) state public school in the municipality of Araraquara, a city located in the interior of the state of São Paulo. We correlate the participants' self-perception with the content covered in the educational curriculum, regarding themes involving body and media. To achieve the proposed objectives, we chose to carry out three types of research that complement each other to be better explained in the methodology: (1) the bibliographic, (2) the descriptive empirical, with a quantitative-qualitative approach, of the documentary type and (3) the field research. Research context: 1 (one) state public school located in the city of Araraquara, in the state of São Paulo. Delimitation of the research universe: the sample was selected in order to reveal as closely as possible the general opinion of the students regarding the themes in question. All ethical procedures were respected to carry out this research project: consultation with the FCLAr Ethics Committee, Municipal Education Secretariat of the city of Araraquara SP, formal invitation to the (state) school to present the Project, as well as to the family members of the High school students, and, finally, Free and Informed Consent Term, those who voluntarily agreed to participate in the research. The methodological procedures were performed in 01 (one) academic semester. The instruments used for data collection were: a) application of a questionnaire with open-ended questions, of an exploratory type, which were filled out by the students; b) body image self test (silhouette test); c) exercise dependency scale; d) satisfaction scale with muscular appearance and e) self-esteem scale. After data collection, questionnaire questions and scales were subjected to statistical analysis. In short, it was intended to understand the reasons that make adolescents seek physical exercise, to identify the relationship between exercise and self-perception of body image and self-concept and to observe the types of media most focused by the adolescents in the study as well. as if they influence or not the self-perception of body image and self-concept, as well as in the choices of life habits. To carry out this study, the principles of Historical-Cultural theory were followed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.432591/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Daniela Arroyo Fávero2022-10-03T18:04:54Z2022-10-03T18:04:54Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23679733004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236797Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:09:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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