Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ingrid Iris
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alvarenga, Luana Precioso
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216514
Resumo: A sexualidade, em seu sentido mais complexo, é a força motora que impulsiona os comportamentos humanos. No Brasil, as primeiras discussões sobre a inclusão da Educação Sexual nas escolas tiveram início na década de 1920. Desde então, o assunto sempre foi tratado com base em aspectos biologizantes e higienistas. Pensando em ampliar o debate sobre sexualidade na sala de aula, o presente trabalho tem como principal objetivo, oferecer aos alunos de Ensino Médio, informações saudáveis e confiáveis sobre diversas questões que envolvem a sexualidade. Através do Estágio Curricular Supervisionado, as estagiárias puderam observar a dinâmica das aulas de biologia, conhecer novas metodologias de ensino, aplicar formulários, ministrar aulas, desenvolver atividades práticas e produzir materiais didáticos. Em decorrência da pandemia da COVID-19, todo o trabalho foi pensado e adaptado a fim de contornar os desafios do momento atual. A análise dos resultados foi feita por meio da categorização das respostas aos formulários, em gráficos de pizza e coluna. Apesar de manifestarem conhecimento em diversos assuntos sobre a temática, as concepções dos alunos ainda são muito pautadas em noções simplistas e conservadoras. A partir do estudo dos dados e da participação dos alunos nas aulas, concluiu-se que as atividades desenvolvidas foram importantes tanto para a formação individual e profissional das estagiárias, quanto para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos sobre questões que envolvem a sexualidade.
id UNSP_aa6f2010ef9f2238374bfa3718708bcd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216514
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médioReflections on sexuality during adolescence: an approach in times of pandemic to High School studentsReflexões sobre sexualidadeSexualidadeEnsino MédioAdolescênciaPandemiaReflections on sexualitySexualityHigh schoolAdolescencePandemicA sexualidade, em seu sentido mais complexo, é a força motora que impulsiona os comportamentos humanos. No Brasil, as primeiras discussões sobre a inclusão da Educação Sexual nas escolas tiveram início na década de 1920. Desde então, o assunto sempre foi tratado com base em aspectos biologizantes e higienistas. Pensando em ampliar o debate sobre sexualidade na sala de aula, o presente trabalho tem como principal objetivo, oferecer aos alunos de Ensino Médio, informações saudáveis e confiáveis sobre diversas questões que envolvem a sexualidade. Através do Estágio Curricular Supervisionado, as estagiárias puderam observar a dinâmica das aulas de biologia, conhecer novas metodologias de ensino, aplicar formulários, ministrar aulas, desenvolver atividades práticas e produzir materiais didáticos. Em decorrência da pandemia da COVID-19, todo o trabalho foi pensado e adaptado a fim de contornar os desafios do momento atual. A análise dos resultados foi feita por meio da categorização das respostas aos formulários, em gráficos de pizza e coluna. Apesar de manifestarem conhecimento em diversos assuntos sobre a temática, as concepções dos alunos ainda são muito pautadas em noções simplistas e conservadoras. A partir do estudo dos dados e da participação dos alunos nas aulas, concluiu-se que as atividades desenvolvidas foram importantes tanto para a formação individual e profissional das estagiárias, quanto para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos sobre questões que envolvem a sexualidade.Sexuality, in its most complex sense, is the driving force that drives human behaviors. In Brazil, the first discussions on the inclusion of Sexual Education in schools started in the 1920s. Since then, this subject was always treated based on biological and hygienist aspects. Thinking about broadening the sexuality debate in the classroom, the present work aims to provide to High School students healthy and reliable information about several issues involving sexuality. Throughout the Supervised Curricular Internship, the interns could watch the dynamics of biology classes, meet new teaching methodologies, apply forms, teach classes, develop practical activities and produce educational material. Due to COVID-19 pandemic, the entire work was planned and adapted in order to overcome challenges imposed by the current scenario. The analysis of the results was performed by categorizing the responses to the forms, in pie and column charts. Despite expressing knowledge about the subject, the students' conceptions are still very set on simplistic and conservative notions. From the study of data and the students' participation in classes, it was concluded that the activities developed were important as much for the individual and professional development of the interns as the development of students' critical sense about the issues involving sexuality.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Ingrid IrisAlvarenga, Luana Precioso2022-02-10T19:19:13Z2022-02-10T19:19:13Z2022-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:28:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:38:03.111642Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio
Reflections on sexuality during adolescence: an approach in times of pandemic to High School students
title Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio
spellingShingle Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio
Pereira, Ingrid Iris
Reflexões sobre sexualidade
Sexualidade
Ensino Médio
Adolescência
Pandemia
Reflections on sexuality
Sexuality
High school
Adolescence
Pandemic
title_short Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio
title_full Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio
title_fullStr Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio
title_sort Reflexões sobre a sexualidade na adolescência: uma abordagem em tempos de pandemia para alunos do ensino médio
author Pereira, Ingrid Iris
author_facet Pereira, Ingrid Iris
Alvarenga, Luana Precioso
author_role author
author2 Alvarenga, Luana Precioso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Raul Aragão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ingrid Iris
Alvarenga, Luana Precioso
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexões sobre sexualidade
Sexualidade
Ensino Médio
Adolescência
Pandemia
Reflections on sexuality
Sexuality
High school
Adolescence
Pandemic
topic Reflexões sobre sexualidade
Sexualidade
Ensino Médio
Adolescência
Pandemia
Reflections on sexuality
Sexuality
High school
Adolescence
Pandemic
description A sexualidade, em seu sentido mais complexo, é a força motora que impulsiona os comportamentos humanos. No Brasil, as primeiras discussões sobre a inclusão da Educação Sexual nas escolas tiveram início na década de 1920. Desde então, o assunto sempre foi tratado com base em aspectos biologizantes e higienistas. Pensando em ampliar o debate sobre sexualidade na sala de aula, o presente trabalho tem como principal objetivo, oferecer aos alunos de Ensino Médio, informações saudáveis e confiáveis sobre diversas questões que envolvem a sexualidade. Através do Estágio Curricular Supervisionado, as estagiárias puderam observar a dinâmica das aulas de biologia, conhecer novas metodologias de ensino, aplicar formulários, ministrar aulas, desenvolver atividades práticas e produzir materiais didáticos. Em decorrência da pandemia da COVID-19, todo o trabalho foi pensado e adaptado a fim de contornar os desafios do momento atual. A análise dos resultados foi feita por meio da categorização das respostas aos formulários, em gráficos de pizza e coluna. Apesar de manifestarem conhecimento em diversos assuntos sobre a temática, as concepções dos alunos ainda são muito pautadas em noções simplistas e conservadoras. A partir do estudo dos dados e da participação dos alunos nas aulas, concluiu-se que as atividades desenvolvidas foram importantes tanto para a formação individual e profissional das estagiárias, quanto para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos sobre questões que envolvem a sexualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10T19:19:13Z
2022-02-10T19:19:13Z
2022-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216514
url http://hdl.handle.net/11449/216514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129445853134848