Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Archangelo, Rosemeire Marques Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90122
Resumo: A legislação, nacional, foi palco da normatização da punição durante séculos e, as pesquisas demonstraram que a ausência de subsídios teóricos sobre a temática faz com que o docente, na atualidade, paute-se no senso comum e transfiram para a família e à legislação, a culpa pela lacuna em sua formação de base. Inúmeros casos de agressão dentro do ambiente escolar, publicados na mídia mostram que estamos vivendo um momento delicado o qual demanda mudanças radicais na concepção de educação e mesmo na organização da ação pedagógica. Nesse sentido, os cursos de formação continuada constituem-se enquanto um dos recursos para a melhoria da ação pedagógica trabalhando com os subsídios teóricos necessários à essa transformação. Iniciamos nossa pesquisa a partir da hipótese de que o docente, egresso de cursos de formação continuada sobre a temática da moralidade, no momento em que fosse necessário aplicar uma sanção esta seria por reciprocidade e não expiatória. Selecionamos três municípios, seis escolas e dez salas de aula, nas quais realizamos 200 horas de observação. Os dados demonstraram diferenças qualitativas nos ambientes estudados no que se refere a organização do espaço visando a operacionalização de uma ação pedagógica nos princípios da democracia, todavia, nos quesitos regras, cobrança das regras e sanção, os sujeitos dessa pesquisa recorreram ao uso da sanção expiatória em detrimento da sanção por reciprocidade. Esse estudo apontou para a necessidade de modificar dinâmica da formação continuada, que deve ser de alto nível, integrando teoria-prática no processo de ação, reflexão, inclusão de novos desafios, reflexão, ação. Com formações pontuais, locais, dentro do contexto das unidades...
id UNSP_f33bbef13a44284a7409d8b3913e9340
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90122
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -Educação pre-escolarCondições moraisDesenvolvimento moralRegrasSançãoFormação continuadaMoral developmentRulesPunishmentContinuing educationA legislação, nacional, foi palco da normatização da punição durante séculos e, as pesquisas demonstraram que a ausência de subsídios teóricos sobre a temática faz com que o docente, na atualidade, paute-se no senso comum e transfiram para a família e à legislação, a culpa pela lacuna em sua formação de base. Inúmeros casos de agressão dentro do ambiente escolar, publicados na mídia mostram que estamos vivendo um momento delicado o qual demanda mudanças radicais na concepção de educação e mesmo na organização da ação pedagógica. Nesse sentido, os cursos de formação continuada constituem-se enquanto um dos recursos para a melhoria da ação pedagógica trabalhando com os subsídios teóricos necessários à essa transformação. Iniciamos nossa pesquisa a partir da hipótese de que o docente, egresso de cursos de formação continuada sobre a temática da moralidade, no momento em que fosse necessário aplicar uma sanção esta seria por reciprocidade e não expiatória. Selecionamos três municípios, seis escolas e dez salas de aula, nas quais realizamos 200 horas de observação. Os dados demonstraram diferenças qualitativas nos ambientes estudados no que se refere a organização do espaço visando a operacionalização de uma ação pedagógica nos princípios da democracia, todavia, nos quesitos regras, cobrança das regras e sanção, os sujeitos dessa pesquisa recorreram ao uso da sanção expiatória em detrimento da sanção por reciprocidade. Esse estudo apontou para a necessidade de modificar dinâmica da formação continuada, que deve ser de alto nível, integrando teoria-prática no processo de ação, reflexão, inclusão de novos desafios, reflexão, ação. Com formações pontuais, locais, dentro do contexto das unidades...The legislation, national stage was the normalization of punishment for centuries, and research has shown that the absence of theoretical support on the issue makes the teacher, in actuality, is guided by common sense and transfer to the family and the law the blame for the gap in their basic training. Many cases of aggression within the school environment, published in the media show that we are living a delicate moment which demand radical changes in the conception of education and even the organization of pedagogical action. In this sense, continuing education courses constitute themselves as a resource for improving the pedagogical action working with the theoretical support needed for this transformation. We began our search from the assumption that the teacher and egress of continuing education courses on the topic of morality, when it was necessary to impose a penalty for this would be reciprocal and not scapegoated. Selected three districts, six schools and ten classrooms, in which we conducted 200 hours of observation. The data showed qualitative differences in the study regarding the organization of space aimed at the operationalization of a pedagogical action the principles of democracy, however, questions the rules, billing rules and penalties, the subjects of this study resorted to the use of expiatory instead of punishment by reciprocity. This study pointed to the need to change the dynamics of continuing education, which should be high level, integrating theory and practice in the process of action, reflection, adding new challenges, reflection, action. With ad hoc formations, locations, within the context of school units, involving all professionalsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Archangelo, Rosemeire Marques Ribeiro [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2010-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. : il., quadrosapplication/pdfARCHANGELO, Rosemeire Marques Ribeiro. Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -. 2010. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90122000625852archangelo_rmr_me_rcla.pdf33004137064P21241282762476947Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:12:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90122Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:28:06.008860Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -
title Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -
spellingShingle Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -
Archangelo, Rosemeire Marques Ribeiro [UNESP]
Educação pre-escolar
Condições morais
Desenvolvimento moral
Regras
Sanção
Formação continuada
Moral development
Rules
Punishment
Continuing education
title_short Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -
title_full Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -
title_fullStr Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -
title_full_unstemmed Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -
title_sort Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -
author Archangelo, Rosemeire Marques Ribeiro [UNESP]
author_facet Archangelo, Rosemeire Marques Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Archangelo, Rosemeire Marques Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pre-escolar
Condições morais
Desenvolvimento moral
Regras
Sanção
Formação continuada
Moral development
Rules
Punishment
Continuing education
topic Educação pre-escolar
Condições morais
Desenvolvimento moral
Regras
Sanção
Formação continuada
Moral development
Rules
Punishment
Continuing education
description A legislação, nacional, foi palco da normatização da punição durante séculos e, as pesquisas demonstraram que a ausência de subsídios teóricos sobre a temática faz com que o docente, na atualidade, paute-se no senso comum e transfiram para a família e à legislação, a culpa pela lacuna em sua formação de base. Inúmeros casos de agressão dentro do ambiente escolar, publicados na mídia mostram que estamos vivendo um momento delicado o qual demanda mudanças radicais na concepção de educação e mesmo na organização da ação pedagógica. Nesse sentido, os cursos de formação continuada constituem-se enquanto um dos recursos para a melhoria da ação pedagógica trabalhando com os subsídios teóricos necessários à essa transformação. Iniciamos nossa pesquisa a partir da hipótese de que o docente, egresso de cursos de formação continuada sobre a temática da moralidade, no momento em que fosse necessário aplicar uma sanção esta seria por reciprocidade e não expiatória. Selecionamos três municípios, seis escolas e dez salas de aula, nas quais realizamos 200 horas de observação. Os dados demonstraram diferenças qualitativas nos ambientes estudados no que se refere a organização do espaço visando a operacionalização de uma ação pedagógica nos princípios da democracia, todavia, nos quesitos regras, cobrança das regras e sanção, os sujeitos dessa pesquisa recorreram ao uso da sanção expiatória em detrimento da sanção por reciprocidade. Esse estudo apontou para a necessidade de modificar dinâmica da formação continuada, que deve ser de alto nível, integrando teoria-prática no processo de ação, reflexão, inclusão de novos desafios, reflexão, ação. Com formações pontuais, locais, dentro do contexto das unidades...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-16
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARCHANGELO, Rosemeire Marques Ribeiro. Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -. 2010. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90122
000625852
archangelo_rmr_me_rcla.pdf
33004137064P2
1241282762476947
identifier_str_mv ARCHANGELO, Rosemeire Marques Ribeiro. Sanção expiatória versus sanção por reciprocidade: estudo exploratório em dez classes de educação infantil. -. 2010. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000625852
archangelo_rmr_me_rcla.pdf
33004137064P2
1241282762476947
url http://hdl.handle.net/11449/90122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. : il., quadros
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128816201072640