Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdian, Graziela Zambão [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Hojas, Viviani Fernanda, Oliveira, Maria Eliza Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/2360
http://hdl.handle.net/11449/114979
Resumo: This work is by tension between the guidelines of educational policy and theoretical movement of the area, analyze historical and current issues relating to the formation, function and ways of filling the office of the school manager, mainly between the years 1970 and 2000. For this, we used semistructured interviews conducted in public schools and state, as well as with members of the Faculty of Education at a public university in the State of São Paulo. The analysis, ending up with some pointers, including the possibility of rekindling the discussion, begun in the late 1960s, the need for robust training school manager so he can carry on teacher competence and gained political commitment won over those years and to interact critically and consciously with the guidelines of educational policy.
id UNSP_f37576c1ea3c6ddc919017cb314ddf7f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114979
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolarFormation, function and design of cargo manager provision school: guidelines of the brazilian educational policy and theory of school administrationThis work is by tension between the guidelines of educational policy and theoretical movement of the area, analyze historical and current issues relating to the formation, function and ways of filling the office of the school manager, mainly between the years 1970 and 2000. For this, we used semistructured interviews conducted in public schools and state, as well as with members of the Faculty of Education at a public university in the State of São Paulo. The analysis, ending up with some pointers, including the possibility of rekindling the discussion, begun in the late 1960s, the need for robust training school manager so he can carry on teacher competence and gained political commitment won over those years and to interact critically and consciously with the guidelines of educational policy.O objetivo deste trabalho é, mediante o tensionamento entre as diretrizes da política educacional e o movimento teórico da área, analisar questões históricas e atuais referentes à formação, à função e às formas de provimento do cargo do gestor escolar, entre os anos 1970 e 2000. Para isso, utilizamos entrevistas semiestruturadas realizadas em escolas públicas municipais e estaduais, assim como em uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, com integrantes do curso de Pedagogia. Da análise realizada, finalizamos com alguns apontamentos; entre eles, a possibilidade de reacender a discussão, iniciada nos idos dos anos 1960, sobre a necessidade de formação inicial sólida do gestor escolar, para que ele possa exercer a competência pedagógica adquirida e o compromisso político conquistado ao longo desses anos; e interagir de forma crítica e consciente com as diretrizes da política educacional.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abdian, Graziela Zambão [UNESP]Hojas, Viviani FernandaOliveira, Maria Eliza Nogueira2015-02-24T13:57:38Z2015-02-24T13:57:38Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article399-419application/pdfhttp://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/2360ETD. Educação Temática Digital, v. 14, n. 1, p. 399-419, 2012.1676-2592http://hdl.handle.net/11449/114979ISSN16762592-2012-14-01-399-419.pdf8238963826956128Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporETD. Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:17:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:17:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar
Formation, function and design of cargo manager provision school: guidelines of the brazilian educational policy and theory of school administration
title Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar
spellingShingle Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar
Abdian, Graziela Zambão [UNESP]
title_short Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar
title_full Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar
title_fullStr Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar
title_full_unstemmed Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar
title_sort Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar
author Abdian, Graziela Zambão [UNESP]
author_facet Abdian, Graziela Zambão [UNESP]
Hojas, Viviani Fernanda
Oliveira, Maria Eliza Nogueira
author_role author
author2 Hojas, Viviani Fernanda
Oliveira, Maria Eliza Nogueira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdian, Graziela Zambão [UNESP]
Hojas, Viviani Fernanda
Oliveira, Maria Eliza Nogueira
description This work is by tension between the guidelines of educational policy and theoretical movement of the area, analyze historical and current issues relating to the formation, function and ways of filling the office of the school manager, mainly between the years 1970 and 2000. For this, we used semistructured interviews conducted in public schools and state, as well as with members of the Faculty of Education at a public university in the State of São Paulo. The analysis, ending up with some pointers, including the possibility of rekindling the discussion, begun in the late 1960s, the need for robust training school manager so he can carry on teacher competence and gained political commitment won over those years and to interact critically and consciously with the guidelines of educational policy.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:38Z
2015-02-24T13:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/2360
ETD. Educação Temática Digital, v. 14, n. 1, p. 399-419, 2012.
1676-2592
http://hdl.handle.net/11449/114979
ISSN16762592-2012-14-01-399-419.pdf
8238963826956128
url http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/2360
http://hdl.handle.net/11449/114979
identifier_str_mv ETD. Educação Temática Digital, v. 14, n. 1, p. 399-419, 2012.
1676-2592
ISSN16762592-2012-14-01-399-419.pdf
8238963826956128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ETD. Educação Temática Digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 399-419
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965342027481088