Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodolfo Fortunato de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156678
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-22/000901258.pdf
Resumo: Through observations during the science classes, at a municipal public school, it was evident that students join the sixth year of elementary school and work on the subject of astronomy, are based on explanations of the common sense. This subject belongs to the official syllabus for the fourth year of elementary school and therefore students should have scientific knowledge on the subject. Thus, the aim of this research that unfolds this work was to search out how the astronomy content is worked with the students of the fourth year of elementary school, mainly the concept of day and night, and evaluate the usage of learning objects as a methodology. The steps of this paper were: 1) theoretical studies; 2) survey of students' previous conceptions about the subject (pre-test); 3) construction of a didactic sequence on the subject with the use of learning objects; 4) survey of students' concepts on the subject after the application of the didactic sequence (post-test); 5) description and categorization of data; 6) analysis and interpretation of results. Based on the results obtained, the use of learning objects is such a relevant tool in the learning process and contributed to the construction of students' scientific knowledge
id UNSP_f40f6d86c87e0e6e21c79112dcfcb226
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156678
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamentalObjetos de aprendizagemAstronomia - Estudo e ensinoPrática pedagógicaTecnologias de informação e comunicaçãoAprendizagemAstronomy - Study and teachingThrough observations during the science classes, at a municipal public school, it was evident that students join the sixth year of elementary school and work on the subject of astronomy, are based on explanations of the common sense. This subject belongs to the official syllabus for the fourth year of elementary school and therefore students should have scientific knowledge on the subject. Thus, the aim of this research that unfolds this work was to search out how the astronomy content is worked with the students of the fourth year of elementary school, mainly the concept of day and night, and evaluate the usage of learning objects as a methodology. The steps of this paper were: 1) theoretical studies; 2) survey of students' previous conceptions about the subject (pre-test); 3) construction of a didactic sequence on the subject with the use of learning objects; 4) survey of students' concepts on the subject after the application of the didactic sequence (post-test); 5) description and categorization of data; 6) analysis and interpretation of results. Based on the results obtained, the use of learning objects is such a relevant tool in the learning process and contributed to the construction of students' scientific knowledgePor meio de observações durante a prática docente nas aulas de ciências do ensino fundamental de uma escola pública municipal, ficou evidente que os alunos quando ingressam no sexto ano do ensino fundamental, ao trabalharem com o assunto de astronomia, baseiam-se em explicações do senso comum. Esse assunto pertence ao currículo oficial para o quarto ano do ensino fundamental e, portanto, os alunos deveriam ter conhecimento científico sobre o tema. Assim, o objetivo geral da pesquisa que se desdobra nesse trabalho foi investigar como é trabalhado o conteúdo de astronomia com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, em especial o conceito de dia e noite, e avaliar o uso de objetos de aprendizagem como metodologia. As etapas do trabalho foram: 1) estudos teóricos; 2) levantamento de concepções prévias dos alunos sobre a temática (pré-teste); 3) construção de uma sequência didática sobre o tema com o uso de objetos de aprendizagem; 4) levantamento dos conceitos dos alunos sobre a temática após a aplicação da sequência didática (pós-teste); 5) descrição e categorização dos dados; 6) análise e interpretação dos resultados. Pelos resultados obtidos, o uso de objetos de aprendizagem foi uma ferramenta relevante no processo de aprendizagem e contribuiu na construção do conhecimento científico dos alunosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Rodolfo Fortunato de [UNESP]2018-09-19T17:28:17Z2018-09-19T17:28:17Z2017-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84 f.application/pdfOLIVEIRA, Rodolfo Fortunato de. Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.http://hdl.handle.net/11449/156678000901258http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-22/000901258.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156678Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-23T14:26:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
title Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
Oliveira, Rodolfo Fortunato de [UNESP]
Objetos de aprendizagem
Astronomia - Estudo e ensino
Prática pedagógica
Tecnologias de informação e comunicação
Aprendizagem
Astronomy - Study and teaching
title_short Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
author Oliveira, Rodolfo Fortunato de [UNESP]
author_facet Oliveira, Rodolfo Fortunato de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rodolfo Fortunato de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Astronomia - Estudo e ensino
Prática pedagógica
Tecnologias de informação e comunicação
Aprendizagem
Astronomy - Study and teaching
topic Objetos de aprendizagem
Astronomia - Estudo e ensino
Prática pedagógica
Tecnologias de informação e comunicação
Aprendizagem
Astronomy - Study and teaching
description Through observations during the science classes, at a municipal public school, it was evident that students join the sixth year of elementary school and work on the subject of astronomy, are based on explanations of the common sense. This subject belongs to the official syllabus for the fourth year of elementary school and therefore students should have scientific knowledge on the subject. Thus, the aim of this research that unfolds this work was to search out how the astronomy content is worked with the students of the fourth year of elementary school, mainly the concept of day and night, and evaluate the usage of learning objects as a methodology. The steps of this paper were: 1) theoretical studies; 2) survey of students' previous conceptions about the subject (pre-test); 3) construction of a didactic sequence on the subject with the use of learning objects; 4) survey of students' concepts on the subject after the application of the didactic sequence (post-test); 5) description and categorization of data; 6) analysis and interpretation of results. Based on the results obtained, the use of learning objects is such a relevant tool in the learning process and contributed to the construction of students' scientific knowledge
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21
2018-09-19T17:28:17Z
2018-09-19T17:28:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Rodolfo Fortunato de. Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156678
000901258
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-22/000901258.pdf
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rodolfo Fortunato de. Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
000901258
url http://hdl.handle.net/11449/156678
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-22/000901258.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649844838924288