Comentários de blogs sobre sexualidade e gênero: um estudo das subjetividades acerca das relações de gênero desveladas no ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptistini, Juliana Cristina da Fonseca [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152578
Resumo: Os blogs como fenômeno contemporâneo disponibilizam recursos para o registro de expressões a bel-prazer; modos de pensar apresentados podem ser conhecidos a partir de discursos textuais publicados em espaços reservados aos comentários. Neste contexto, sob o prisma dos resquícios históricos das desigualdades de direitos, o presente estudo tem por objetivo analisar comentários publicados em blogs que tratam de assuntos de sexualidade e gênero, buscando investigar subjetividades acerca dos papéis sociais que permeiam as relações de gênero difundidas no ciberespaço, bem como as construções de significados socioculturais, visando compreender as percepções acerca das relações sociais rumo à construção de uma sociedade mais equânime entre homens e mulheres. Para compor o corpus da pesquisa foram analisados 61 comentários publicados em blogs populares delimitados pelo recorte das relações feminino-masculino, os quais tratam de significações relativas às representatividades sociais de gênero demarcadas pelas subjetividades fundadas que denotam os conceitos de diferença, igualdade, desigualdade e equidade. A partir do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, os dados digitais coletados foram organizados em quatro categorias: representação social, percepções das relações de gênero, motivações das desigualdades e perspectivas de equidade entre homens e mulheres. Os resultados desvelaram padrões sociais alicerçados numa perspectiva binária revelando sentimentos de insatisfação diante da imposição de modelos socioculturais de feminilidade e masculinidade. Pôde-se observar que as subjetividades carregam resquícios históricos fundados pelo patriarcado e pautados nas relações de poder. Descortinam-se sob o padrão heteronormativo subjetividades hegemônicas que exacerbam valores provenientes de ideologias que disseminam percepções definidas como verdades absolutas, compreendidas a partir das diferenças biológicas entre homens e mulheres. Entendendo o blog como recurso propiciador de ideários e das possibilidades que o ciberespaço oferece no tocante à propagação de saberes, esta pesquisa busca contribuir com possíveis transformações sociais. Com a produção do e-book intitulado “Blogs para a equidade de gênero: possibilidades em democratizar reflexões”, conduzido por uma linguagem objetiva e entusiasta é proposto a ampliação de reflexões no ciberespaço cuja intenção é provocar iniciativas que estimulem debates frutíferos para a desconstrução de hierarquizações e distinções baseadas e sedimentadas no sexo biológico.
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Neste contexto, sob o prisma dos resquícios históricos das desigualdades de direitos, o presente estudo tem por objetivo analisar comentários publicados em blogs que tratam de assuntos de sexualidade e gênero, buscando investigar subjetividades acerca dos papéis sociais que permeiam as relações de gênero difundidas no ciberespaço, bem como as construções de significados socioculturais, visando compreender as percepções acerca das relações sociais rumo à construção de uma sociedade mais equânime entre homens e mulheres. Para compor o corpus da pesquisa foram analisados 61 comentários publicados em blogs populares delimitados pelo recorte das relações feminino-masculino, os quais tratam de significações relativas às representatividades sociais de gênero demarcadas pelas subjetividades fundadas que denotam os conceitos de diferença, igualdade, desigualdade e equidade. A partir do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, os dados digitais coletados foram organizados em quatro categorias: representação social, percepções das relações de gênero, motivações das desigualdades e perspectivas de equidade entre homens e mulheres. Os resultados desvelaram padrões sociais alicerçados numa perspectiva binária revelando sentimentos de insatisfação diante da imposição de modelos socioculturais de feminilidade e masculinidade. Pôde-se observar que as subjetividades carregam resquícios históricos fundados pelo patriarcado e pautados nas relações de poder. Descortinam-se sob o padrão heteronormativo subjetividades hegemônicas que exacerbam valores provenientes de ideologias que disseminam percepções definidas como verdades absolutas, compreendidas a partir das diferenças biológicas entre homens e mulheres. Entendendo o blog como recurso propiciador de ideários e das possibilidades que o ciberespaço oferece no tocante à propagação de saberes, esta pesquisa busca contribuir com possíveis transformações sociais. Com a produção do e-book intitulado “Blogs para a equidade de gênero: possibilidades em democratizar reflexões”, conduzido por uma linguagem objetiva e entusiasta é proposto a ampliação de reflexões no ciberespaço cuja intenção é provocar iniciativas que estimulem debates frutíferos para a desconstrução de hierarquizações e distinções baseadas e sedimentadas no sexo biológico.Blogs as a contemporary phenomenon provide resources for registering expressions at will; presented ways of thinking can be known from textual discourses published in spaces reserved for comments. In this context, under the prism of the historical vestige of inequalities of rights, the present study has the object to analyze comments published on blogs dealing with sexuality and gender issues, seeking to investigate subjectivities about the social roles that permeate the gender relations propagated on cyberspace, as well as the constructions of sociocultural meanings, aiming to understand the perceptions about social relations towards the construction of a more equitable society between men and women. To compose the corpus of the research, 61 comments that were published in popular blogs were analyzed delimited by the cut of the female-male relations, which deal with meanings related to the social representations of gender demarcated by stablished subjectivities that denote the concepts of difference, equality, inequality and equity. From Laurence Bardin's method of content analysis, digital data collected were organized into four categories: social representation, perceptions of gender relations, motivations of inequalities and perspectives of equity between men and women. The results show social patterns grounded on a binary perspective revealing feelings of dissatisfaction against the imposition of sociocultural models of femininity and masculinity. It could be observed that subjectivities carry historical vestige founded by patriarchy and based on power relations. Under the heternormative pattern it is evidenced hegemonic subjectivities that exacerbate values derived from ideologies that disseminate perceptions defined as absolute truths, understood from the biological differences between men and women. Understanding the blog as a propitiator resource of ideas and the possibilities that cyberspace offers with regard to the propagation of knowledge, this research seeks to contribute with possible social transformations.With the production of the e-book titled "Blogs for Gender Equity: possibilities in democratizing reflections", conducted by an objective and enthusiastic language, it is proposed the magnification of reflections in cyberspace in which intention is to provoke initiatives that stimulate fruitful debates for the deconstruction of hierarchy and distinctions based and sedimented on the biological sex.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milani, Débora Raquel da Costa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baptistini, Juliana Cristina da Fonseca [UNESP]2018-01-24T10:14:48Z2018-01-24T10:14:48Z2017-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15257800089638533004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152578Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:01:22.804777Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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