A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira-Fossaluzza, Juliana Tiburcio [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151886
Resumo: A consciência de classe proletária potencial nos professores da Educação Básica é a tese que será defendida nesta pesquisa. Há, portanto, uma inquietude, uma revolta, uma certeza de que algo está errado na realidade, uma indignação vivida, oprimida, um conhecimento apropriado pelo indivíduo, que, em alguma medida, se expressa na sua “consciência individual” e na nossa sociedade. A consciência proletária pode já existir potencialmente em qualquer pessoa, mesmo que ainda não expresse uma consciência de classe em si e para si. Ela é na verdade uma “faísca”, uma “fagulha” de lucidez que nos “avisa” que há proletários e proletárias, sabidos de suas condições de exploração, denunciadores da precariedade do trabalho. Este estudo é, ao mesmo tempo, uma denúncia sobre a situação em que trabalham muitos docentes da Educação Básica do nosso país, em especial aqueles que desenvolvem sua atividade educativa no Estado de São Paulo, Brasil. São professores que atuam no Ensino Médio, no Ensino Fundamental, na Educação Infantil e até mesmo no Ensino Superior. Cinco docentes que foram ouvidos, por meio de entrevistas semiestruturadas, e que expuseram suas memórias-trabalho e política, e expressaram em diferentes graus e nuances seus processos de consciência de classes, de consciência de classe proletária potencial. Professores-proletários que, de certo modo, latente, têm a militância “correndo em suas veias”, que lutam ou lutaram, ainda que alguns restritos à sala de aula, por uma sociedade que um dia poderá renascer da subjugação, do sofrimento e da exploração humana. Partimos e retornamos, portanto, do trabalho, exercido, antes, por um ser humano e suas relações sociais. Essa observação diz respeito ao método de pesquisa, ao materialismo histórico-dialético. Que este estudo, que é também bibliográfico, possa, então, ter contemplado o materialismo, a historicidade-dialética de parte das relações sociais, dos processos de consciência “individuais”, assim como a necessidade de aproximação entre escola e universidade.
id UNSP_f49b52d903cf8a7fed4ed26f9a225654
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151886
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencialThe memory-work and politics of teachers of Basic Education and the consciousness of potential proletarian classLa memoria-trabajo y política de profesores de la Educación Básica y la conciencia de clase proletaria potencialLa mémoire-travail et la politique des enseignants de l'éducation de base et la conscience de classe prolétarienne potentielleMemória-trabalho e políticaProfessores da educação básicaProletariadoConsciência de classe proletária potencialConsciência de classe em si e para siMemory-work and politicsTeachers of basic educationProletariatPotential proletarian class consciousnessClass consciousness in and of itselfMemoria-trabajo y políticaProfesores de la educación básicaConciencia de clase proletaria potencialConciencia de clase en sí y para síMémoire de travail et la politiqueLes enseignants de l'éducation de baseProlétariatLa conscience de classe prolétarienne potentielleLa conscience de classe luimême et pour lui-mêmeA consciência de classe proletária potencial nos professores da Educação Básica é a tese que será defendida nesta pesquisa. Há, portanto, uma inquietude, uma revolta, uma certeza de que algo está errado na realidade, uma indignação vivida, oprimida, um conhecimento apropriado pelo indivíduo, que, em alguma medida, se expressa na sua “consciência individual” e na nossa sociedade. A consciência proletária pode já existir potencialmente em qualquer pessoa, mesmo que ainda não expresse uma consciência de classe em si e para si. Ela é na verdade uma “faísca”, uma “fagulha” de lucidez que nos “avisa” que há proletários e proletárias, sabidos de suas condições de exploração, denunciadores da precariedade do trabalho. Este estudo é, ao mesmo tempo, uma denúncia sobre a situação em que trabalham muitos docentes da Educação Básica do nosso país, em especial aqueles que desenvolvem sua atividade educativa no Estado de São Paulo, Brasil. São professores que atuam no Ensino Médio, no Ensino Fundamental, na Educação Infantil e até mesmo no Ensino Superior. Cinco docentes que foram ouvidos, por meio de entrevistas semiestruturadas, e que expuseram suas memórias-trabalho e política, e expressaram em diferentes graus e nuances seus processos de consciência de classes, de consciência de classe proletária potencial. Professores-proletários que, de certo modo, latente, têm a militância “correndo em suas veias”, que lutam ou lutaram, ainda que alguns restritos à sala de aula, por uma sociedade que um dia poderá renascer da subjugação, do sofrimento e da exploração humana. Partimos e retornamos, portanto, do trabalho, exercido, antes, por um ser humano e suas relações sociais. Essa observação diz respeito ao método de pesquisa, ao materialismo histórico-dialético. Que este estudo, que é também bibliográfico, possa, então, ter contemplado o materialismo, a historicidade-dialética de parte das relações sociais, dos processos de consciência “individuais”, assim como a necessidade de aproximação entre escola e universidade.The potential proletarian class consciousness is the thesis that will be defended in this research. There is, therefore, a restlessness, a revolt, a certainty that something is not well in reality, a indignation experienced, oppressed, a knowledge acquired by the individual, which is expressed in some measure in his "individual conscience", and in our society. Proletarian consciousness may already exist potentially in any person, even if it does not yet represent a class consciousness in and for itself. It is indeed a "spark" of lucidity that "warns" that there are proletarians, aware of their conditions of exploitation, denouncing the precariousness of work. This study is at the same time a complaint about the situation in which many teachers of Basic Education work in our country, especially those who carry out their educational activity in the State of São Paulo, Brazil. They are teachers who work in High School, Elementary School, Infant Education and even Higher Education. Five teachers who were heard through semi-structured interviews and who did not remain silent in their work and political-memories and expressed in different degrees and nuances their processes of class consciousness, of potential proletarian class consciousness. Proletarian- teachers who, in a certain way, are latent, have militancy "running in their veins", who fight or have fought, although some restricted to the classroom, by a society that one day may be reborn from subjugation, suffering and exploitation human. Therefore, we start and return from the work previously carried out by a human being and his social relations. This observation concerns the method of research, historical-dialectical materialism. That this study, which is also bibliographical, may then have contemplated materialism, dialectical historicity on the part of social relations, “individual” processes of consciousness, as well as the need for approximation between school and university.La conciencia de clase proletaria potencial es la tesis que será defendida en esta investigación. Hay, por lo tanto, una inquietud, una revuelta, una certeza de que algo no está bien en la realidad, una indignación vivida, oprimida, un conocimiento adquirido por el individuo, que en alguna medida se expresa, en su "conciencia individual", y en nuestra sociedad. La conciencia proletaria puede ya existir potencialmente en cualquier persona, aunque todavía no represente una conciencia de clase en sí y para sí En realidades una "chispa" de lucidez que nos "advierte" que hay proletarios y proletarias, sabidos de sus condiciones de explotación, denunciadores de la precariedad del trabajo. Este estudio es, al mismo tiempo, una denuncia sobre la situación en que trabajan muchos docentes de la Educación Básica de nuestro país, en especial, aquellos que desarrollan su actividad educativa en el Estado de São Paulo, Brasil. Son profesores que actúan en la Enseñanza Media, en la Enseñanza Fundamental, en la Educación Infantil e incluso en la Enseñanza Superior. Se les escuchó a cinco docentes, a través de entrevistas semi estructuradas, y que no se callaron en sus memorias-trabajo y política, y expresaron en diferentes grados y matices sus procesos de conciencia de clases, de conciencia de clase proletaria potencial. Profesores-proletarios que, en cierto modo, latente, tienen la militancia "corriendo en sus venas", que luchan o han luchado, aunque algunos restringidos al aula, por una sociedad que un día podrá renacer de la subyugación, del sufrimiento y explotación humana. Partimos y regresamos, por tanto, del trabajo, ejercido, antes, por un ser humano y sus relaciones sociales. Esta observación se refiere al método de investigación, al materialismo histórico-dialéctico. Que este estudio, que es también bibliográfico, pueda, entonces, haber contemplado el materialismo, a historicidad-dialéctica de parte de las relaciones sociales, de los procesos de conciencia “individuales”, así como la necesidad de aproximación entre escuela y universidad.La conscience de classe prolétarienne potentielle est une thèse qui sera défendue dans cette recherche. Il y a donc une préoccupation, une émeute, une certitude que quelque chose ne va pas en réalité, une indignation expérimentée, opprimée, les connaissances acquisées par l'individu, qui dans une certaine mesure sont exprimées dans sa “conscience individuelle”, et dans notre société. La conscience prolétarienne peut déjà exister potentiellement en toute personne, même si représentent pas encore une classe de conscience lui-même et pour luimême. Elle est en fait une “étincelle” de lucidité que “dit” qu'il y a desprolétarienset du prolétaire, de ses conditions connues d'exploitation, des emplois précaires avant-coureurs. Cette étude est, en même temps, un rapport sur la situation dans laquelle il y a de nombreux enseignants de l'éducation de base dans notre pays, en particulier ceux qui développent leur activité éducative dans l'État de São Paulo, Brésil. Ce sont des enseignants qui travaillent à l'école secondaire, à l'école primaire, à l'école maternelle et même dans l'enseignement supérieur. Cinq enseignants qui ont été entendus, au moyen d'entretienssemi-structurés, et qui ne sont pas silencieux dans leur mémoire-travail et de la politique, et exprimé à des degrés divers et les nuances de leurs processus de conscience de classe, la conscience de classe prolétarienne potentielle. Les enseignants-prolétaires qui, d'une certaine façon latente, ont militance “dans ses veines”, qui se battent ou se sont battus, bien que certains limités à la salle de classe, par une société qui pourrait un jour renaître de la subjugation, la souffrance, et l'exploitation humaine. Nous partons et retournons, de sorte que le travail, exercé avant, par un être humain et leurs relations sociales. Cette observation concerne la méthode de recherche, le matérialisme historique et dialectique. Que cette étude, qui est aussi la littérature, peut alors avoir envisagé le matérialisme, historicité-dialectique des rapports sociaux des processus de la conscience “individuelle”, ainsi que la nécessité de rapprocher entre l'école et l'université.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira-Fossaluzza, Juliana Tiburcio [UNESP]2017-10-11T13:45:47Z2017-10-11T13:45:47Z2017-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15188600089305733004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:09:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencial
The memory-work and politics of teachers of Basic Education and the consciousness of potential proletarian class
La memoria-trabajo y política de profesores de la Educación Básica y la conciencia de clase proletaria potencial
La mémoire-travail et la politique des enseignants de l'éducation de base et la conscience de classe prolétarienne potentielle
title A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencial
spellingShingle A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencial
Silveira-Fossaluzza, Juliana Tiburcio [UNESP]
Memória-trabalho e política
Professores da educação básica
Proletariado
Consciência de classe proletária potencial
Consciência de classe em si e para si
Memory-work and politics
Teachers of basic education
Proletariat
Potential proletarian class consciousness
Class consciousness in and of itself
Memoria-trabajo y política
Profesores de la educación básica
Conciencia de clase proletaria potencial
Conciencia de clase en sí y para sí
Mémoire de travail et la politique
Les enseignants de l'éducation de base
Prolétariat
La conscience de classe prolétarienne potentielle
La conscience de classe luimême et pour lui-même
title_short A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencial
title_full A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencial
title_fullStr A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencial
title_full_unstemmed A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencial
title_sort A memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a consciência de classe proletária potencial
author Silveira-Fossaluzza, Juliana Tiburcio [UNESP]
author_facet Silveira-Fossaluzza, Juliana Tiburcio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira-Fossaluzza, Juliana Tiburcio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Memória-trabalho e política
Professores da educação básica
Proletariado
Consciência de classe proletária potencial
Consciência de classe em si e para si
Memory-work and politics
Teachers of basic education
Proletariat
Potential proletarian class consciousness
Class consciousness in and of itself
Memoria-trabajo y política
Profesores de la educación básica
Conciencia de clase proletaria potencial
Conciencia de clase en sí y para sí
Mémoire de travail et la politique
Les enseignants de l'éducation de base
Prolétariat
La conscience de classe prolétarienne potentielle
La conscience de classe luimême et pour lui-même
topic Memória-trabalho e política
Professores da educação básica
Proletariado
Consciência de classe proletária potencial
Consciência de classe em si e para si
Memory-work and politics
Teachers of basic education
Proletariat
Potential proletarian class consciousness
Class consciousness in and of itself
Memoria-trabajo y política
Profesores de la educación básica
Conciencia de clase proletaria potencial
Conciencia de clase en sí y para sí
Mémoire de travail et la politique
Les enseignants de l'éducation de base
Prolétariat
La conscience de classe prolétarienne potentielle
La conscience de classe luimême et pour lui-même
description A consciência de classe proletária potencial nos professores da Educação Básica é a tese que será defendida nesta pesquisa. Há, portanto, uma inquietude, uma revolta, uma certeza de que algo está errado na realidade, uma indignação vivida, oprimida, um conhecimento apropriado pelo indivíduo, que, em alguma medida, se expressa na sua “consciência individual” e na nossa sociedade. A consciência proletária pode já existir potencialmente em qualquer pessoa, mesmo que ainda não expresse uma consciência de classe em si e para si. Ela é na verdade uma “faísca”, uma “fagulha” de lucidez que nos “avisa” que há proletários e proletárias, sabidos de suas condições de exploração, denunciadores da precariedade do trabalho. Este estudo é, ao mesmo tempo, uma denúncia sobre a situação em que trabalham muitos docentes da Educação Básica do nosso país, em especial aqueles que desenvolvem sua atividade educativa no Estado de São Paulo, Brasil. São professores que atuam no Ensino Médio, no Ensino Fundamental, na Educação Infantil e até mesmo no Ensino Superior. Cinco docentes que foram ouvidos, por meio de entrevistas semiestruturadas, e que expuseram suas memórias-trabalho e política, e expressaram em diferentes graus e nuances seus processos de consciência de classes, de consciência de classe proletária potencial. Professores-proletários que, de certo modo, latente, têm a militância “correndo em suas veias”, que lutam ou lutaram, ainda que alguns restritos à sala de aula, por uma sociedade que um dia poderá renascer da subjugação, do sofrimento e da exploração humana. Partimos e retornamos, portanto, do trabalho, exercido, antes, por um ser humano e suas relações sociais. Essa observação diz respeito ao método de pesquisa, ao materialismo histórico-dialético. Que este estudo, que é também bibliográfico, possa, então, ter contemplado o materialismo, a historicidade-dialética de parte das relações sociais, dos processos de consciência “individuais”, assim como a necessidade de aproximação entre escola e universidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-11T13:45:47Z
2017-10-11T13:45:47Z
2017-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151886
000893057
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/151886
identifier_str_mv 000893057
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045186841870336