A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.html http://hdl.handle.net/11449/125303 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. Desenvolvemos um estudo teórico, a partir da literatura científica, apresentando e discutindo algumas propostas: trabalhar a história e filosofia da ciência; inserir práticas diversificadas como a experimentação em uma abordagem investigativa; explorar a relação CTSA; usar diferentes fontes para estudo, preparação das aulas e seleção de atividades. Entendemos que trabalhar nesse sentido pode contribuir para a valorização da área de Ciências por parte dos professores em formação e para o enriquecimento da prática educativa com as crianças. |
id |
UNSP_f4ac376d314dab627855059df0f3bc8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/125303 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciênciaFormação de professores de ciênciasAnos iniciaisNatureza da ciênciaO objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. Desenvolvemos um estudo teórico, a partir da literatura científica, apresentando e discutindo algumas propostas: trabalhar a história e filosofia da ciência; inserir práticas diversificadas como a experimentação em uma abordagem investigativa; explorar a relação CTSA; usar diferentes fontes para estudo, preparação das aulas e seleção de atividades. Entendemos que trabalhar nesse sentido pode contribuir para a valorização da área de Ciências por parte dos professores em formação e para o enriquecimento da prática educativa com as crianças.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]2015-07-15T18:28:52Z2015-07-15T18:28:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article3732-3736http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.htmlEnseñanza de las Ciencias, p. 3732-3736, 2013.0212-4521http://hdl.handle.net/11449/12530368479588620332522628131697247851Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnseñanza de las Ciencias0.6720,521info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:33:38.895962Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência |
title |
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência |
spellingShingle |
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] Formação de professores de ciências Anos iniciais Natureza da ciência |
title_short |
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência |
title_full |
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência |
title_fullStr |
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência |
title_full_unstemmed |
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência |
title_sort |
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência |
author |
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores de ciências Anos iniciais Natureza da ciência |
topic |
Formação de professores de ciências Anos iniciais Natureza da ciência |
description |
O objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. Desenvolvemos um estudo teórico, a partir da literatura científica, apresentando e discutindo algumas propostas: trabalhar a história e filosofia da ciência; inserir práticas diversificadas como a experimentação em uma abordagem investigativa; explorar a relação CTSA; usar diferentes fontes para estudo, preparação das aulas e seleção de atividades. Entendemos que trabalhar nesse sentido pode contribuir para a valorização da área de Ciências por parte dos professores em formação e para o enriquecimento da prática educativa com as crianças. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-07-15T18:28:52Z 2015-07-15T18:28:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.html Enseñanza de las Ciencias, p. 3732-3736, 2013. 0212-4521 http://hdl.handle.net/11449/125303 6847958862033252 2628131697247851 |
url |
http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.html http://hdl.handle.net/11449/125303 |
identifier_str_mv |
Enseñanza de las Ciencias, p. 3732-3736, 2013. 0212-4521 6847958862033252 2628131697247851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Enseñanza de las Ciencias 0.672 0,521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3732-3736 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128531948896256 |