Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0488-1.pdf http://hdl.handle.net/11449/125306 |
Resumo: | Neste trabalho, relatamos as propostas que temos efetivado em três disciplinas que abordam conteúdos de Ciências e de Meio Ambiente, em um curso de Pedagogia. Nessas disciplinas, procuramos propiciar o desenvolvimento de práticas investigativas, que articulem conhecimentos de diferentes campos, contribuindo para uma visão integradora da realidade e para a exploração das múltiplas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Entendemos que a realização de trabalhos com esse enfoque, durante a formação, pode contribuir para a valorização das áreas de Ciências e Educação Ambiental e de seu ensino por parte dos docentes em formação e, como consequência, para o enriquecimento da prática educativa com crianças nos anos iniciais da escolarização. |
id |
UNSP_15f6a120a5b70536090f8c8068aec87a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/125306 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogiaCiênciasMeio ambienteFormação de professoresAnos iniciaisNeste trabalho, relatamos as propostas que temos efetivado em três disciplinas que abordam conteúdos de Ciências e de Meio Ambiente, em um curso de Pedagogia. Nessas disciplinas, procuramos propiciar o desenvolvimento de práticas investigativas, que articulem conhecimentos de diferentes campos, contribuindo para uma visão integradora da realidade e para a exploração das múltiplas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Entendemos que a realização de trabalhos com esse enfoque, durante a formação, pode contribuir para a valorização das áreas de Ciências e Educação Ambiental e de seu ensino por parte dos docentes em formação e, como consequência, para o enriquecimento da prática educativa com crianças nos anos iniciais da escolarização.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]2015-07-15T18:28:52Z2015-07-15T18:28:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article135-146http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0488-1.pdfRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 1, n. 7, p. 135-146, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/12530668479588620332522628131697247851Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125306Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:54:48.955842Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia |
title |
Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia |
spellingShingle |
Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] Ciências Meio ambiente Formação de professores Anos iniciais |
title_short |
Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia |
title_full |
Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia |
title_fullStr |
Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia |
title_sort |
Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia |
author |
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] |
author_facet |
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Meio ambiente Formação de professores Anos iniciais |
topic |
Ciências Meio ambiente Formação de professores Anos iniciais |
description |
Neste trabalho, relatamos as propostas que temos efetivado em três disciplinas que abordam conteúdos de Ciências e de Meio Ambiente, em um curso de Pedagogia. Nessas disciplinas, procuramos propiciar o desenvolvimento de práticas investigativas, que articulem conhecimentos de diferentes campos, contribuindo para uma visão integradora da realidade e para a exploração das múltiplas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Entendemos que a realização de trabalhos com esse enfoque, durante a formação, pode contribuir para a valorização das áreas de Ciências e Educação Ambiental e de seu ensino por parte dos docentes em formação e, como consequência, para o enriquecimento da prática educativa com crianças nos anos iniciais da escolarização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-07-15T18:28:52Z 2015-07-15T18:28:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0488-1.pdf Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 1, n. 7, p. 135-146, 2014. 1982-1867 http://hdl.handle.net/11449/125306 6847958862033252 2628131697247851 |
url |
http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0488-1.pdf http://hdl.handle.net/11449/125306 |
identifier_str_mv |
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 1, n. 7, p. 135-146, 2014. 1982-1867 6847958862033252 2628131697247851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
135-146 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128435883606016 |