Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0488-1.pdf
http://hdl.handle.net/11449/125306
Resumo: Neste trabalho, relatamos as propostas que temos efetivado em três disciplinas que abordam conteúdos de Ciências e de Meio Ambiente, em um curso de Pedagogia. Nessas disciplinas, procuramos propiciar o desenvolvimento de práticas investigativas, que articulem conhecimentos de diferentes campos, contribuindo para uma visão integradora da realidade e para a exploração das múltiplas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Entendemos que a realização de trabalhos com esse enfoque, durante a formação, pode contribuir para a valorização das áreas de Ciências e Educação Ambiental e de seu ensino por parte dos docentes em formação e, como consequência, para o enriquecimento da prática educativa com crianças nos anos iniciais da escolarização.
id UNSP_15f6a120a5b70536090f8c8068aec87a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125306
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogiaCiênciasMeio ambienteFormação de professoresAnos iniciaisNeste trabalho, relatamos as propostas que temos efetivado em três disciplinas que abordam conteúdos de Ciências e de Meio Ambiente, em um curso de Pedagogia. Nessas disciplinas, procuramos propiciar o desenvolvimento de práticas investigativas, que articulem conhecimentos de diferentes campos, contribuindo para uma visão integradora da realidade e para a exploração das múltiplas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Entendemos que a realização de trabalhos com esse enfoque, durante a formação, pode contribuir para a valorização das áreas de Ciências e Educação Ambiental e de seu ensino por parte dos docentes em formação e, como consequência, para o enriquecimento da prática educativa com crianças nos anos iniciais da escolarização.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]2015-07-15T18:28:52Z2015-07-15T18:28:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article135-146http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0488-1.pdfRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 1, n. 7, p. 135-146, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/12530668479588620332522628131697247851Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125306Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:54:48.955842Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia
title Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia
spellingShingle Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Ciências
Meio ambiente
Formação de professores
Anos iniciais
title_short Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia
title_full Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia
title_fullStr Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia
title_full_unstemmed Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia
title_sort Ciências e meio ambiente na formação de professores dos anos iniciais: práticas em um curso de pedagogia
author Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
author_facet Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Meio ambiente
Formação de professores
Anos iniciais
topic Ciências
Meio ambiente
Formação de professores
Anos iniciais
description Neste trabalho, relatamos as propostas que temos efetivado em três disciplinas que abordam conteúdos de Ciências e de Meio Ambiente, em um curso de Pedagogia. Nessas disciplinas, procuramos propiciar o desenvolvimento de práticas investigativas, que articulem conhecimentos de diferentes campos, contribuindo para uma visão integradora da realidade e para a exploração das múltiplas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Entendemos que a realização de trabalhos com esse enfoque, durante a formação, pode contribuir para a valorização das áreas de Ciências e Educação Ambiental e de seu ensino por parte dos docentes em formação e, como consequência, para o enriquecimento da prática educativa com crianças nos anos iniciais da escolarização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-15T18:28:52Z
2015-07-15T18:28:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0488-1.pdf
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 1, n. 7, p. 135-146, 2014.
1982-1867
http://hdl.handle.net/11449/125306
6847958862033252
2628131697247851
url http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0488-1.pdf
http://hdl.handle.net/11449/125306
identifier_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 1, n. 7, p. 135-146, 2014.
1982-1867
6847958862033252
2628131697247851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135-146
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128435883606016