A mediação do desenho na inserção do pré-escolar no universo da cultura escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139748 |
Resumo: | É possível que a criança pré-escolar seja inserida na cultura escrita pela mediação de outras formas de representação, tais como o desenho? Para fundamentar teoricamente nossa pesquisa buscamos a perspectiva Histórico-Cultural. Utilizamos para geração de dados quatro crianças pré-escolares de uma escola pública. Acompanhamos suas produções gráficas por meio de observação, análise documental, imagens fotográficas dos desenhos e reescritas de histórias. Duas crianças participaram dos estudos de 2005 a 2008, outras duas se inseriram no percurso. Os resultados obtidos demonstraram que, inicialmente, as crianças com três anos tinham ação prazerosa pelos rabiscos e garatujas, nesse período agiam pela ação e pesquisa com os materiais disponibilizados, quando o professor realizava intervenções com imagens, repertórios e narrativas contadas ou lidas, essas situações enunciativas conduziam à representação figurativa. Aos quatro e cinco anos, a trajetória dos sujeitos demonstrou que houve poucas experiências com desenhos. Nos anos de 2006 e 2007, desenhar remetia à ação espontânea sem intervenções das mediadoras, servia para ilustração de datas comemorativas e avaliações de conteúdos. Em 2008, o desenho desempenhou o papel de conteúdo no desenvolvimento humano, perante intervenções do Outro, o professor. Os desenhos expressavam situações enunciativas, em momentos de dialogia, movidos pela escrita pictográfica, para recordar conteúdos pelas imagens. Desse modo, a mediação do professor e o contato com os gêneros orais e escritos possibilitaram a apropriação da estrutura da língua escrita, pelo qual os sujeitos compreenderam que além de desenhar palavras poderiam, também, escrevê-las. |
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A mediação do desenho na inserção do pré-escolar no universo da cultura escritaEducação infantilDesenhoLinguagem escritaÉ possível que a criança pré-escolar seja inserida na cultura escrita pela mediação de outras formas de representação, tais como o desenho? Para fundamentar teoricamente nossa pesquisa buscamos a perspectiva Histórico-Cultural. Utilizamos para geração de dados quatro crianças pré-escolares de uma escola pública. Acompanhamos suas produções gráficas por meio de observação, análise documental, imagens fotográficas dos desenhos e reescritas de histórias. Duas crianças participaram dos estudos de 2005 a 2008, outras duas se inseriram no percurso. Os resultados obtidos demonstraram que, inicialmente, as crianças com três anos tinham ação prazerosa pelos rabiscos e garatujas, nesse período agiam pela ação e pesquisa com os materiais disponibilizados, quando o professor realizava intervenções com imagens, repertórios e narrativas contadas ou lidas, essas situações enunciativas conduziam à representação figurativa. Aos quatro e cinco anos, a trajetória dos sujeitos demonstrou que houve poucas experiências com desenhos. Nos anos de 2006 e 2007, desenhar remetia à ação espontânea sem intervenções das mediadoras, servia para ilustração de datas comemorativas e avaliações de conteúdos. Em 2008, o desenho desempenhou o papel de conteúdo no desenvolvimento humano, perante intervenções do Outro, o professor. Os desenhos expressavam situações enunciativas, em momentos de dialogia, movidos pela escrita pictográfica, para recordar conteúdos pelas imagens. Desse modo, a mediação do professor e o contato com os gêneros orais e escritos possibilitaram a apropriação da estrutura da língua escrita, pelo qual os sujeitos compreenderam que além de desenhar palavras poderiam, também, escrevê-las.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbo, Gislaine Rossler Rodrigues [UNESP]Miller, Stela [UNESP]Kobayashi, Mari do Carmo [UNESP]2016-06-28T17:31:34Z2016-06-28T17:31:34Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject303-313application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 303-3139708-2011http://hdl.handle.net/11449/139748ISSN2236-9708-2011-303-313.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:48:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139748Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:48:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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