O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86598 |
Resumo: | Os professores de todas as disciplinas são unânimes em apontar que uma das maiores dificuldades no aprendizado é justamente as limitações do vocabulário dos alunos. Sabemos que não basta resolver apenas essa questão do vocabulário para que os textos sejam compreendidos sem maiores dificuldades pelos alunos. Por um lado, é inegável que o domínio de um vocabulário variado certamente ajudará no processo de aprendizagem. A Lexicologia, portanto, pode trazer grandes contribuições ao ensino da língua materna e ao desenvolvimento de um Vocabulário Básico do Português Fundamental. Por outro lado, reconhecemos que a competência lexical do indivíduo é de fato um produto social, isto é, resultado das suas relações interativas na sociedade em que vive. Essa sociedade não é homogênea, mas se divide em classes sociais, portanto é de se esperar que os grupos sociais dentro de uma mesma sociedade utilizem vocabulários diferentes nas suas inter-relações cotidianas. O léxico também é, por conseguinte, organizado de maneira diferente nos diversos estratos sociais. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em que testamos a competência lexical de alunos da oitava série do Ensino Fundamental de duas escolas representativas de grupos sociais diferentes. Verificou-se, pois, se a condição socioeconômica interfere na aquisição do Vocabulário Básico do Português Brasileiro, cujas unidades léxicas foram distribuídas em diversos campos semânticos, e como o livro didático, importante instrumento pedagógico que trabalha sobretudo a interpretação de texto, trata a questão do léxico e se esse tratamento contribui para a aquisição e expansão do vocabulário dos alunos. |
id |
UNSP_f52e633038b0179de9fd42d4a5b85a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86598 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua maternaLexicologiaLexicografiaLíngua portuguesa - Vocabulário - DicionáriosLexicologia pedagógicaVocabulário básico - Língua portuguesaBasic vocabularyLexical acquisition and expansionOs professores de todas as disciplinas são unânimes em apontar que uma das maiores dificuldades no aprendizado é justamente as limitações do vocabulário dos alunos. Sabemos que não basta resolver apenas essa questão do vocabulário para que os textos sejam compreendidos sem maiores dificuldades pelos alunos. Por um lado, é inegável que o domínio de um vocabulário variado certamente ajudará no processo de aprendizagem. A Lexicologia, portanto, pode trazer grandes contribuições ao ensino da língua materna e ao desenvolvimento de um Vocabulário Básico do Português Fundamental. Por outro lado, reconhecemos que a competência lexical do indivíduo é de fato um produto social, isto é, resultado das suas relações interativas na sociedade em que vive. Essa sociedade não é homogênea, mas se divide em classes sociais, portanto é de se esperar que os grupos sociais dentro de uma mesma sociedade utilizem vocabulários diferentes nas suas inter-relações cotidianas. O léxico também é, por conseguinte, organizado de maneira diferente nos diversos estratos sociais. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em que testamos a competência lexical de alunos da oitava série do Ensino Fundamental de duas escolas representativas de grupos sociais diferentes. Verificou-se, pois, se a condição socioeconômica interfere na aquisição do Vocabulário Básico do Português Brasileiro, cujas unidades léxicas foram distribuídas em diversos campos semânticos, e como o livro didático, importante instrumento pedagógico que trabalha sobretudo a interpretação de texto, trata a questão do léxico e se esse tratamento contribui para a aquisição e expansão do vocabulário dos alunos.Teachers of most school subjects know that one of the most difficult things in learning is the poor pupils' vocabulary. As everybody knows, it doesn't worth to solve only this problem of vocabulary to improve the comprehension of texts in the class. On the one hand, it's undisputed that a varied vocabulary will surely help in the learning process. Lexicology can bring great impulse to mother tongue teaching and developing a Basic Vocabulary of Fundamental Portuguese. On the other hand we recognize that the lexical skill of a person is in fact a social product, result of his interacting with the relationships living in the same society he lives in. This society is not uniform but divided in social levels, so it's clear that different social groups in the same society uses different vocabularies in their daily connections. Lexicon is differently organized in the varied social layers. This work shows the results of a research where we tested the lexical competence of pupils from eighth grade of two schools representing two different social groups. We verified, too, if the social-economic condition interferes in the learning of the Basic Vocabulary of Fundamental Brazilian Portuguese, whose lexical units were distributed in different semantic fields. We also aim to observe as the textbook, important pedagogic tool which works mainly the text interpretation, contributes in the reception and expansion of the students' vocabulary.Seed - Secretaria de Educação do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Xatara, Claudia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Vanzorico Carlos de [UNESP]2014-06-11T19:22:20Z2014-06-11T19:22:20Z2005-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f. : il.application/pdfSOUZA, Vanzorico Carlos de. O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna. 2005. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005.http://hdl.handle.net/11449/86598000334047souza_vc_me_sjrp.pdf33004153069P55491216178053615Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T06:31:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86598Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:01:45.512404Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna |
title |
O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna |
spellingShingle |
O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna Souza, Vanzorico Carlos de [UNESP] Lexicologia Lexicografia Língua portuguesa - Vocabulário - Dicionários Lexicologia pedagógica Vocabulário básico - Língua portuguesa Basic vocabulary Lexical acquisition and expansion |
title_short |
O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna |
title_full |
O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna |
title_fullStr |
O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna |
title_full_unstemmed |
O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna |
title_sort |
O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna |
author |
Souza, Vanzorico Carlos de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Vanzorico Carlos de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xatara, Claudia Maria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vanzorico Carlos de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lexicologia Lexicografia Língua portuguesa - Vocabulário - Dicionários Lexicologia pedagógica Vocabulário básico - Língua portuguesa Basic vocabulary Lexical acquisition and expansion |
topic |
Lexicologia Lexicografia Língua portuguesa - Vocabulário - Dicionários Lexicologia pedagógica Vocabulário básico - Língua portuguesa Basic vocabulary Lexical acquisition and expansion |
description |
Os professores de todas as disciplinas são unânimes em apontar que uma das maiores dificuldades no aprendizado é justamente as limitações do vocabulário dos alunos. Sabemos que não basta resolver apenas essa questão do vocabulário para que os textos sejam compreendidos sem maiores dificuldades pelos alunos. Por um lado, é inegável que o domínio de um vocabulário variado certamente ajudará no processo de aprendizagem. A Lexicologia, portanto, pode trazer grandes contribuições ao ensino da língua materna e ao desenvolvimento de um Vocabulário Básico do Português Fundamental. Por outro lado, reconhecemos que a competência lexical do indivíduo é de fato um produto social, isto é, resultado das suas relações interativas na sociedade em que vive. Essa sociedade não é homogênea, mas se divide em classes sociais, portanto é de se esperar que os grupos sociais dentro de uma mesma sociedade utilizem vocabulários diferentes nas suas inter-relações cotidianas. O léxico também é, por conseguinte, organizado de maneira diferente nos diversos estratos sociais. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em que testamos a competência lexical de alunos da oitava série do Ensino Fundamental de duas escolas representativas de grupos sociais diferentes. Verificou-se, pois, se a condição socioeconômica interfere na aquisição do Vocabulário Básico do Português Brasileiro, cujas unidades léxicas foram distribuídas em diversos campos semânticos, e como o livro didático, importante instrumento pedagógico que trabalha sobretudo a interpretação de texto, trata a questão do léxico e se esse tratamento contribui para a aquisição e expansão do vocabulário dos alunos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-11 2014-06-11T19:22:20Z 2014-06-11T19:22:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Vanzorico Carlos de. O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna. 2005. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005. http://hdl.handle.net/11449/86598 000334047 souza_vc_me_sjrp.pdf 33004153069P5 5491216178053615 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Vanzorico Carlos de. O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna. 2005. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005. 000334047 souza_vc_me_sjrp.pdf 33004153069P5 5491216178053615 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
136 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129574186254336 |