O vocabulário básico do português no processo de aquisição da língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanzorico Carlos de [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86598
Resumo: Os professores de todas as disciplinas são unânimes em apontar que uma das maiores dificuldades no aprendizado é justamente as limitações do vocabulário dos alunos. Sabemos que não basta resolver apenas essa questão do vocabulário para que os textos sejam compreendidos sem maiores dificuldades pelos alunos. Por um lado, é inegável que o domínio de um vocabulário variado certamente ajudará no processo de aprendizagem. A Lexicologia, portanto, pode trazer grandes contribuições ao ensino da língua materna e ao desenvolvimento de um Vocabulário Básico do Português Fundamental. Por outro lado, reconhecemos que a competência lexical do indivíduo é de fato um produto social, isto é, resultado das suas relações interativas na sociedade em que vive. Essa sociedade não é homogênea, mas se divide em classes sociais, portanto é de se esperar que os grupos sociais dentro de uma mesma sociedade utilizem vocabulários diferentes nas suas inter-relações cotidianas. O léxico também é, por conseguinte, organizado de maneira diferente nos diversos estratos sociais. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em que testamos a competência lexical de alunos da oitava série do Ensino Fundamental de duas escolas representativas de grupos sociais diferentes. Verificou-se, pois, se a condição socioeconômica interfere na aquisição do Vocabulário Básico do Português Brasileiro, cujas unidades léxicas foram distribuídas em diversos campos semânticos, e como o livro didático, importante instrumento pedagógico que trabalha sobretudo a interpretação de texto, trata a questão do léxico e se esse tratamento contribui para a aquisição e expansão do vocabulário dos alunos.
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