A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101614
Resumo: Nesse trabalho, julgamos relevante tentar compreender as causas da temática ambiental a partir dos principais aspectos que fundaram e alicerçaram a visão de mundo moderna. Ao considerar as reflexões e as diferentes sínteses que procuram entender a emergência da temática ambiental, podemos constatar que algumas se apresentam com grande significado para as nossas práticas educativas. Dentre as implicações concretas para o ensino de Física, ponderamos relevantes as propostas metodológicas educativas, que consideram a possibilidade de abordar aspectos da temática ambiental, a partir dos temas controversos diretamente relacionados com a Ciência e a Tecnologia. Contudo, as propostas de ensino de Física, em geral, não abordam concretamente os aspectos relativos à temática ambiental a partir dos temas controversos. As críticas direcionadas ao ensino de Física, apontam para um ensino voltado exclusivamente aos aspectos conceituais da Ciência. A partir dessas considerações teóricas formulamos a questão central que nos orientou: Qual o significado de conhecimento e, especificamente, de conhecimento escolar, presente nas propostas e práticas de ensino dos estudantes de licenciatura em Física que consideram aspectos da temática ambiental a partir de temas controversos? Os procedimentos de coleta e análise de dados desse trabalho estão fundamentados em abordagens de natureza qualitativa. A partir de uma intervenção junto às disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física I e II coletamos os dados desta pesquisa. Dentre os resultados obtidos, destacamos que as experiências escolares que os futuros professores de Física vivenciaram ao longo dos seus processos formativos, são um dos principais fatores e um dos mais significativos em seus processos de construção de conhecimentos...
id UNSP_f52fb2ebdd12e655f2e6f4e51eeb566b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101614
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de físicaEducaçãoFísica - Estudo e ensinoEducação ambientalNesse trabalho, julgamos relevante tentar compreender as causas da temática ambiental a partir dos principais aspectos que fundaram e alicerçaram a visão de mundo moderna. Ao considerar as reflexões e as diferentes sínteses que procuram entender a emergência da temática ambiental, podemos constatar que algumas se apresentam com grande significado para as nossas práticas educativas. Dentre as implicações concretas para o ensino de Física, ponderamos relevantes as propostas metodológicas educativas, que consideram a possibilidade de abordar aspectos da temática ambiental, a partir dos temas controversos diretamente relacionados com a Ciência e a Tecnologia. Contudo, as propostas de ensino de Física, em geral, não abordam concretamente os aspectos relativos à temática ambiental a partir dos temas controversos. As críticas direcionadas ao ensino de Física, apontam para um ensino voltado exclusivamente aos aspectos conceituais da Ciência. A partir dessas considerações teóricas formulamos a questão central que nos orientou: Qual o significado de conhecimento e, especificamente, de conhecimento escolar, presente nas propostas e práticas de ensino dos estudantes de licenciatura em Física que consideram aspectos da temática ambiental a partir de temas controversos? Os procedimentos de coleta e análise de dados desse trabalho estão fundamentados em abordagens de natureza qualitativa. A partir de uma intervenção junto às disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física I e II coletamos os dados desta pesquisa. Dentre os resultados obtidos, destacamos que as experiências escolares que os futuros professores de Física vivenciaram ao longo dos seus processos formativos, são um dos principais fatores e um dos mais significativos em seus processos de construção de conhecimentos...In this work, we emphasize the relevance to understand the causes of the environmental issue from the main aspects that founded the modern view of the world. Considering the reflections and the different summaries that try to understand the emergency of the environmental issue, we will realize that some of them are very significant for the social practices, especially those that are directly linked with educational practice. Amongst the concrete implications to the teaching of Physics, the educational methodological proposals that consider the possibility to approach controversial subjects directly related to Science and Technology are very relevant. However, the proposals for teaching Physics in the different levels, does not generally approach the aspects related to the environmental issue in its educational activities. The criticism to the teaching of Natural Sciences, in general, and to the teaching of Physics, in particular, either in secondary school or higher education, shows a teaching directed to the conceptual aspects of Science, with an emphasis in a mathematical description of the phenomena. From these theoretical elaborations, the central question of this research is: what is the meaning of knowledge and, especially, the school knowledge, present in the teaching proposals and practices of students of Physics that consider aspects of the environmental issue from controversial subjects? The procedures of data collection and analysis of this work are grounded in a qualitative approach. From an intervention in Practices of Teaching and Physics Supervised Internship I and II, we collected the data of this research. Amongst the results obtained, we emphasize that the school experiences the future Physics teachers experienced along their formative processes, contribute significantly to form the view they have about Physics and the... (Complete abstract, click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Secretaria de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciano Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:31:32Z2014-06-11T19:31:32Z2007-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis211 f.application/pdfSILVA, Luciano Fernandes. A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física. 2007. 211 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/101614000491984silva_lf_dr_arafcl.pdf33004030079P208045437821411820000-0002-6109-6830Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101614Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:29:58.139050Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física
title A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física
spellingShingle A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física
Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Educação
Física - Estudo e ensino
Educação ambiental
title_short A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física
title_full A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física
title_fullStr A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física
title_full_unstemmed A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física
title_sort A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física
author Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
author_facet Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Física - Estudo e ensino
Educação ambiental
topic Educação
Física - Estudo e ensino
Educação ambiental
description Nesse trabalho, julgamos relevante tentar compreender as causas da temática ambiental a partir dos principais aspectos que fundaram e alicerçaram a visão de mundo moderna. Ao considerar as reflexões e as diferentes sínteses que procuram entender a emergência da temática ambiental, podemos constatar que algumas se apresentam com grande significado para as nossas práticas educativas. Dentre as implicações concretas para o ensino de Física, ponderamos relevantes as propostas metodológicas educativas, que consideram a possibilidade de abordar aspectos da temática ambiental, a partir dos temas controversos diretamente relacionados com a Ciência e a Tecnologia. Contudo, as propostas de ensino de Física, em geral, não abordam concretamente os aspectos relativos à temática ambiental a partir dos temas controversos. As críticas direcionadas ao ensino de Física, apontam para um ensino voltado exclusivamente aos aspectos conceituais da Ciência. A partir dessas considerações teóricas formulamos a questão central que nos orientou: Qual o significado de conhecimento e, especificamente, de conhecimento escolar, presente nas propostas e práticas de ensino dos estudantes de licenciatura em Física que consideram aspectos da temática ambiental a partir de temas controversos? Os procedimentos de coleta e análise de dados desse trabalho estão fundamentados em abordagens de natureza qualitativa. A partir de uma intervenção junto às disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física I e II coletamos os dados desta pesquisa. Dentre os resultados obtidos, destacamos que as experiências escolares que os futuros professores de Física vivenciaram ao longo dos seus processos formativos, são um dos principais fatores e um dos mais significativos em seus processos de construção de conhecimentos...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-08
2014-06-11T19:31:32Z
2014-06-11T19:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luciano Fernandes. A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física. 2007. 211 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/101614
000491984
silva_lf_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
identifier_str_mv SILVA, Luciano Fernandes. A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos: implicações teóricas e práticas para o ensino de física. 2007. 211 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000491984
silva_lf_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
url http://hdl.handle.net/11449/101614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129077670838272