Educação física, mídia-educação e práticas corporais de aventura: uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/257141 |
Resumo: | As crianças e os adolescentes estão, dia após dia, mais conectados com a mídia e com as tecnologias. A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) tem contribuído para o acesso a diferentes conteúdos midiáticos e na influência na cultura corporal de movimento dos adolescentes. Nos deparamos com as Práticas Corporais de Aventura (PCA’s) que infelizmente são práticas pouco difundidas no país e no contexto escolar, porém sua presença é notável em diversos meios midiáticos. O objetivo da pesquisa é investigar e analisar como a temática das práticas corporais de aventura podem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física para possível transformação e superação de práticas hegemônicas. Orientando-os pela busca do esclarecimento e apropriação crítica em relação a mídia, para além de aulas que priorizam a aquisição de habilidades esportivas, oferecendo-lhes novos e significativos desafios. A pesquisa foi realizada com adolescentes entre 12 e 15 anos matriculados no 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Jardinópolis/SP. Como referenciais teóricos foram utilizados os estudos sobre alfabetização midiática, mídia, as PCA’s em conjunto com as contribuições de pensadores que investigam as experiências com a mídia-educação, as possibilidades atreladas às TDIC’s no contexto educacional, na área da Educação Física e dentre outras referências relevantes. A investigação na pesquisa tratou de uma abordagem qualitativa, envolvendo instrumentos e técnicas de pesquisa: intervenção pedagógica, diário de campo e entrevista. Propôs-se o planejamento e aplicação de um plano de intervenção pedagógica, mediado pela Teoria Histórico-Crítica e a Mídia-Educação no âmbito das PCA’s. Na análise dos dados considerou-se a base teórica adotada e as percepções da professora-pesquisadora, acrescido dos relatos dos diários de campo e a entrevista. De modo geral, a intervenção pedagógica identificou as potencialidades e fragilidades da temática das PCA’s, estimulando no enriquecimento de aprendizagens, na diversificação de temáticas relacionadas a cultura corporal de movimento, novas experimentações de emoções e sentimentos. O uso da mídia visa ajudá-los a questionar as fontes de informação, os interesses por trás delas, que por meio da mediação do professor tende a contribuir para uma compreensão crítica das percepções muitas vezes distorcidas e incompletas associadas a cultura corporal de movimento retratadas pela mídia. A pesquisa impulsou também o despertar pelos temas geradores relacionados a PCA’s como, a temática ao combate ao bullying; padrões de beleza; traumas; desigualdade de gênero, narrativas e discursos impostos pela mídia cotidianamente na sociedade. Além de estimular a criticidade, valorização de responsabilidade social, pertencimento e a criatividade para a expressão frente as transformações sociais. Por fim, compreende-se a necessidade de mais estudos sobre as PCA’s na área da Educação Física, com possibilidades pedagógicos para os professores favorecerem a formação crítica, reflexiva e produtiva dos alunos. |
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Educação física, mídia-educação e práticas corporais de aventura: uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino FundamentalPhysical education, media education and adventure body practices: an experience with 8th grade elementary school studentsEducação FísicaPráticas corporais de aventuraContexto escolarPhysical EducationAdventure body practicesSchool contextAs crianças e os adolescentes estão, dia após dia, mais conectados com a mídia e com as tecnologias. A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) tem contribuído para o acesso a diferentes conteúdos midiáticos e na influência na cultura corporal de movimento dos adolescentes. Nos deparamos com as Práticas Corporais de Aventura (PCA’s) que infelizmente são práticas pouco difundidas no país e no contexto escolar, porém sua presença é notável em diversos meios midiáticos. O objetivo da pesquisa é investigar e analisar como a temática das práticas corporais de aventura podem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física para possível transformação e superação de práticas hegemônicas. Orientando-os pela busca do esclarecimento e apropriação crítica em relação a mídia, para além de aulas que priorizam a aquisição de habilidades esportivas, oferecendo-lhes novos e significativos desafios. A pesquisa foi realizada com adolescentes entre 12 e 15 anos matriculados no 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Jardinópolis/SP. Como referenciais teóricos foram utilizados os estudos sobre alfabetização midiática, mídia, as PCA’s em conjunto com as contribuições de pensadores que investigam as experiências com a mídia-educação, as possibilidades atreladas às TDIC’s no contexto educacional, na área da Educação Física e dentre outras referências relevantes. A investigação na pesquisa tratou de uma abordagem qualitativa, envolvendo instrumentos e técnicas de pesquisa: intervenção pedagógica, diário de campo e entrevista. Propôs-se o planejamento e aplicação de um plano de intervenção pedagógica, mediado pela Teoria Histórico-Crítica e a Mídia-Educação no âmbito das PCA’s. Na análise dos dados considerou-se a base teórica adotada e as percepções da professora-pesquisadora, acrescido dos relatos dos diários de campo e a entrevista. De modo geral, a intervenção pedagógica identificou as potencialidades e fragilidades da temática das PCA’s, estimulando no enriquecimento de aprendizagens, na diversificação de temáticas relacionadas a cultura corporal de movimento, novas experimentações de emoções e sentimentos. O uso da mídia visa ajudá-los a questionar as fontes de informação, os interesses por trás delas, que por meio da mediação do professor tende a contribuir para uma compreensão crítica das percepções muitas vezes distorcidas e incompletas associadas a cultura corporal de movimento retratadas pela mídia. A pesquisa impulsou também o despertar pelos temas geradores relacionados a PCA’s como, a temática ao combate ao bullying; padrões de beleza; traumas; desigualdade de gênero, narrativas e discursos impostos pela mídia cotidianamente na sociedade. Além de estimular a criticidade, valorização de responsabilidade social, pertencimento e a criatividade para a expressão frente as transformações sociais. Por fim, compreende-se a necessidade de mais estudos sobre as PCA’s na área da Educação Física, com possibilidades pedagógicos para os professores favorecerem a formação crítica, reflexiva e produtiva dos alunos.Children and teenagers are, day after day, more connected with the media and technologies. The use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) contributed to the excess of different media content and the influence on adolescents’ body movement culture. We come across Adventure Body Practices (PCA’s), which unfortunately are practices that are not very widespread in the country and in the school context, but their presence is notable in various media environments. The objective of the research is to investigate and analyze how the theme of adventure body practices can be developed in Physical Education classes for possible transformation and overcoming hegemonic practices. Guiding them through the search for clarification and critical appropriation in relation to the media, in addition to classes that prioritize the acquisition of sporting skills, offering them new and significant challenges. A survey was carried out with adolescents between 12 and 15 years old enrolled in the 8th year of the final years of Elementary School in the municipal network of Jardinópolis/SP. As theoretical references, studies on media literacy, media, PCA's were used together with the contributions of thinkers who investigate experiences with media education, the possibilities linked to TDIC's in the educational context, in the area of Physical Education and among other references. relevant. The investigation in the research dealt with a qualitative approach, involving research instruments and techniques: pedagogical intervention, field diary and interview. The planning and application of a pedagogical intervention plan was proposed, mediated by Historical-Critical Theory and Media-Education within the scope of PCA’s. In data analysis, the theoretical basis adopted and the perceptions of the teacher-researcher were considered, plus reports from the field diaries and the interview. In general, the pedagogical intervention identified the potentialities and weaknesses of the PCA's theme, encouraging the enrichment of learning, the diversification of themes related to body culture of movement, new experiments with emotions and feelings. The use of the media aims to help them question the sources of information, the interests behind them, which through the teacher's mediation tends to contribute to a critical understanding of the often distorted and incomplete perceptions associated with the body culture of movement portrayed by the media. The research also boosted the awakening of generating themes related to PCA’s, such as combating bullying; beauty standards; traumas; gender inequality, narratives and discourses imposed by the media on a daily basis in society. In addition to stimulating criticality, appreciation of social responsibility, belonging and creativity for expression in the face of social transformations. Finally, we understand the need for more studies on the media in the area of Physical Education, with pedagogical possibilities for teachers to promote critical, reflective and productive training of students in relation the media.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maffei, Willer Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Tauana Paula 2024-08-22T17:18:20Z2024-08-22T17:18:20Z2024-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Tauana Paula da. 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