O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34316 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo mapear o ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física escolar em escolas públicas de Niterói que possuem vínculo com as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física – Universidade Federal Fluminense. Com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, a coleta de dados se deu através da entrevista semiestruturada com sete docentes de Educação Física que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental ou Médio. Para análise dos dados, utilizou-se os princípios de categorização da Análise de Conteúdo. Os resultados analisados a partir do referencial originaram as categorias: “Predominância dos esportes coletivos em detrimento da abrangência da Cultura Corporal”, “O reconhecimento das PCA em documentos oficiais e a formação continuada” e “O não ensino das PCA: desafios, lacunas na formação e a acomodação pedagógica”. Concluímos que as PCA são pouco abordadas nas aulas de EFe das escolas pesquisadas e que, quando isto ocorre, o trato destes conteúdos aparece definido por limitações que tangenciam o seu ensino. Ainda sim é possível perceber docentes transgredindo aos desafios apresentados para o ensino das PCA, no sentido de compreender os benefícios propiciados por estas práticas. |
id |
UFF-2_df396ded45f2a8ef43c35c31c56046c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34316 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de NiteróiEducação Física escolarConteúdos de ensinoPráticas corporais de aventuraEnsino de educação físicaEscola públicaEsporte de aventuraEsṕorte escolarSchool physical educationTeaching contentsAdventure body practicesO presente estudo teve como objetivo mapear o ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física escolar em escolas públicas de Niterói que possuem vínculo com as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física – Universidade Federal Fluminense. Com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, a coleta de dados se deu através da entrevista semiestruturada com sete docentes de Educação Física que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental ou Médio. Para análise dos dados, utilizou-se os princípios de categorização da Análise de Conteúdo. Os resultados analisados a partir do referencial originaram as categorias: “Predominância dos esportes coletivos em detrimento da abrangência da Cultura Corporal”, “O reconhecimento das PCA em documentos oficiais e a formação continuada” e “O não ensino das PCA: desafios, lacunas na formação e a acomodação pedagógica”. Concluímos que as PCA são pouco abordadas nas aulas de EFe das escolas pesquisadas e que, quando isto ocorre, o trato destes conteúdos aparece definido por limitações que tangenciam o seu ensino. Ainda sim é possível perceber docentes transgredindo aos desafios apresentados para o ensino das PCA, no sentido de compreender os benefícios propiciados por estas práticas.This study aimed to map the teaching of Adventure Body Practices in school Physical Education classes in public schools in Niterói that are linked to the disciplines of Research and Teaching Practice of the Institute of Physical Education - Federal University Fluminense. With a qualitative, descriptive and exploratory approach, data collection was done through semi-structured interviews with seven Physical Education teachers, who work in the second segment of Elementary or High School. For data analysis, the principles of categorization of Content Analysis were used. The results analyzed from the referential originated the categories: "Predominance of collective sports x Body Culture", "The recognition of Adventure Body Practices in oficial documents and continuing education" and "Not teaching of Adventure Body Practices: challenges, gaps in training and pedagogical accommodation". We conclude that the Adventure Body Practices are little addressed in the PE classes of the schools surveyed, and that when it occurs, the treatment of these contents appears defined by limitations that cross their teaching. Still, it's possible to perceive teachers transgressing the challenges presented in order to understand the benefits provided by these practices.84 p.Devide, Fabianohttp://lattes.cnpq.br/7221628863009963Costa, Mackson Luiz Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/7009995632636621Antunes, Marcelo Moreirahttp://lattes.cnpq.br/4972698026123559Cardoso Júnior, Renato Santos2024-08-20T12:54:36Z2024-08-20T12:54:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARDOSO JÚNIOR, Renato Santos. O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34316http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-20T12:54:40Zoai:app.uff.br:1/34316Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-20T12:54:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói |
title |
O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói |
spellingShingle |
O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói Cardoso Júnior, Renato Santos Educação Física escolar Conteúdos de ensino Práticas corporais de aventura Ensino de educação física Escola pública Esporte de aventura Esṕorte escolar School physical education Teaching contents Adventure body practices |
title_short |
O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói |
title_full |
O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói |
title_fullStr |
O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói |
title_full_unstemmed |
O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói |
title_sort |
O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói |
author |
Cardoso Júnior, Renato Santos |
author_facet |
Cardoso Júnior, Renato Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Devide, Fabiano http://lattes.cnpq.br/7221628863009963 Costa, Mackson Luiz Fernandes da http://lattes.cnpq.br/7009995632636621 Antunes, Marcelo Moreira http://lattes.cnpq.br/4972698026123559 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso Júnior, Renato Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Conteúdos de ensino Práticas corporais de aventura Ensino de educação física Escola pública Esporte de aventura Esṕorte escolar School physical education Teaching contents Adventure body practices |
topic |
Educação Física escolar Conteúdos de ensino Práticas corporais de aventura Ensino de educação física Escola pública Esporte de aventura Esṕorte escolar School physical education Teaching contents Adventure body practices |
description |
O presente estudo teve como objetivo mapear o ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física escolar em escolas públicas de Niterói que possuem vínculo com as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física – Universidade Federal Fluminense. Com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, a coleta de dados se deu através da entrevista semiestruturada com sete docentes de Educação Física que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental ou Médio. Para análise dos dados, utilizou-se os princípios de categorização da Análise de Conteúdo. Os resultados analisados a partir do referencial originaram as categorias: “Predominância dos esportes coletivos em detrimento da abrangência da Cultura Corporal”, “O reconhecimento das PCA em documentos oficiais e a formação continuada” e “O não ensino das PCA: desafios, lacunas na formação e a acomodação pedagógica”. Concluímos que as PCA são pouco abordadas nas aulas de EFe das escolas pesquisadas e que, quando isto ocorre, o trato destes conteúdos aparece definido por limitações que tangenciam o seu ensino. Ainda sim é possível perceber docentes transgredindo aos desafios apresentados para o ensino das PCA, no sentido de compreender os benefícios propiciados por estas práticas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-20T12:54:36Z 2024-08-20T12:54:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARDOSO JÚNIOR, Renato Santos. O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34316 |
identifier_str_mv |
CARDOSO JÚNIOR, Renato Santos. O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823551623200768 |