O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Rafaela Robles [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1386
http://hdl.handle.net/11449/142267
Resumo: Leo Kanner was the first person to describe the autism, in 1943, having as main diagnosis criteria the following points: disability for interpersonal contact, marked delay in the acquisition and use of language, needed to maintain the routine and limitation with spontaneous activities. In general, the diagnostic Kanner parameters have been preserved. In accordance to the psychoanalytical theory, the act of playing is an extremely important element to the constitution of children’s subjectivity; since through this activity they might express their feelings and unconscious conflicts, giving them a new meaning. Among children with autism spectrum disorder, we have noted damages on the symbolic skill, and, as a result, a great difficulty on the development of recreational activities. This intervention aims to promote the development of emotional and cognitive abilities of autistic children.
id UNSP_f5a29400f2af9ec443e78da7e001a7a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142267
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocionalAutismPlaySymbolismAutismoBrincarSimbolismoLeo Kanner was the first person to describe the autism, in 1943, having as main diagnosis criteria the following points: disability for interpersonal contact, marked delay in the acquisition and use of language, needed to maintain the routine and limitation with spontaneous activities. In general, the diagnostic Kanner parameters have been preserved. In accordance to the psychoanalytical theory, the act of playing is an extremely important element to the constitution of children’s subjectivity; since through this activity they might express their feelings and unconscious conflicts, giving them a new meaning. Among children with autism spectrum disorder, we have noted damages on the symbolic skill, and, as a result, a great difficulty on the development of recreational activities. This intervention aims to promote the development of emotional and cognitive abilities of autistic children.O autismo foi descrito pela primeira vez por Leo Kanner em 1943, tendo como principais critérios diagnósticos: inabilidade para o contato interpessoal, atraso acentuado na aquisição e no uso da linguagem e necessidade de manutenção da rotina e limitação de atividades espontâneas. Em linhas gerais os parâmetros de diagnóstico de Kanner foram preservados. De acordo com a teoria psicanalítica o brincar é um elemento de extrema importância para a constituição da subjetividade da criança, uma vez que por intermédio desta atividade ela pode expressar seus sentimentos e conflitos inconscientes, ressignificá-los e elaborá- los. Em crianças com transtorno de espectro do autismo, evidenciamos um prejuízo na capacidade simbólica e por consequência, uma grande dificuldade no desenvolvimento de atividades lúdicas. A presente intervenção tem como objetivo favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional e cognitiva das crianças autistas.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Clínica, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Rafaela Robles [UNESP]Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]2016-08-04T13:34:55Z2016-08-04T13:34:55Z2015-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-4application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/13868º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142267ISSN2176-9761-2015-01-04-leite.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-14T15:11:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional
title O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional
spellingShingle O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional
Leite, Rafaela Robles [UNESP]
Autism
Play
Symbolism
Autismo
Brincar
Simbolismo
title_short O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional
title_full O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional
title_fullStr O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional
title_full_unstemmed O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional
title_sort O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional
author Leite, Rafaela Robles [UNESP]
author_facet Leite, Rafaela Robles [UNESP]
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
author_role author
author2 Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Rafaela Robles [UNESP]
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autism
Play
Symbolism
Autismo
Brincar
Simbolismo
topic Autism
Play
Symbolism
Autismo
Brincar
Simbolismo
description Leo Kanner was the first person to describe the autism, in 1943, having as main diagnosis criteria the following points: disability for interpersonal contact, marked delay in the acquisition and use of language, needed to maintain the routine and limitation with spontaneous activities. In general, the diagnostic Kanner parameters have been preserved. In accordance to the psychoanalytical theory, the act of playing is an extremely important element to the constitution of children’s subjectivity; since through this activity they might express their feelings and unconscious conflicts, giving them a new meaning. Among children with autism spectrum disorder, we have noted damages on the symbolic skill, and, as a result, a great difficulty on the development of recreational activities. This intervention aims to promote the development of emotional and cognitive abilities of autistic children.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-23
2016-08-04T13:34:55Z
2016-08-04T13:34:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1386
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142267
ISSN2176-9761-2015-01-04-leite.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1386
http://hdl.handle.net/11449/142267
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-04-leite.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-4
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045483720998912