Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tsuchiya, Amanda Matheus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234687
Resumo: The Universal Design of Learning (DUA) has as principles: (1) to provide multiple means of involvement, (2) representation, (3) of action and expression, with the objective of reducing/eliminating pedagogical barriers, involving the design and development of environments and products that can be used by as many people as possible, reducing the need for further adaptations and promoting a more inclusive and accessible education. Based on the assumption that students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and their peers can be positively contemplated by the principles that guide the DUA, and practices resulting from it, this research intends, through a systematic review of the literature, to analyze articles, dissertations and theses published between the years 2020 and 2021, which deal with the theme of the DUA and its possible contributions to students with ASD, inserted in different levels of education, seeking to identify the pedagogical practices possible to be used to promote inclusion and pedagogical accessibility. It is concluded that, although research on the subject is recent in Brazil, there are relevant studies published, with a relatively wide literature review, and experience reports and case studies pointing out the possibilities and limits of the DUA, which can support new pedagogical practices, favoring teaching-learning processes.
id UNSP_f5a8f967aaaae2c13d3fc28efddf5e0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234687
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro AutistaA study on the universal design of learning and the student with Autism Spectrum DisorderAutism spectrum disordersPedagogical practicesPedagogical accessibilityInclusionLearningAprendizagemTranstorno do Espectro AutistaPráticas pedagógicasAcessibilidade pedagógicaInclusãoInclusão escolarThe Universal Design of Learning (DUA) has as principles: (1) to provide multiple means of involvement, (2) representation, (3) of action and expression, with the objective of reducing/eliminating pedagogical barriers, involving the design and development of environments and products that can be used by as many people as possible, reducing the need for further adaptations and promoting a more inclusive and accessible education. Based on the assumption that students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and their peers can be positively contemplated by the principles that guide the DUA, and practices resulting from it, this research intends, through a systematic review of the literature, to analyze articles, dissertations and theses published between the years 2020 and 2021, which deal with the theme of the DUA and its possible contributions to students with ASD, inserted in different levels of education, seeking to identify the pedagogical practices possible to be used to promote inclusion and pedagogical accessibility. It is concluded that, although research on the subject is recent in Brazil, there are relevant studies published, with a relatively wide literature review, and experience reports and case studies pointing out the possibilities and limits of the DUA, which can support new pedagogical practices, favoring teaching-learning processes.O transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um transtorno de neurodesenvolvimento, sendo os critérios diagnósticos baseados na chamada tríade de Wing (WING; GOULD, 1979), causando prejuízos que limitam ou prejudicam o funcionamento diário, nas seguintes áreas: 1) interação social recíproca, 2) prejuízo na comunicação verbal e não-verbal, 3) padrões estereotipados repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades. No processo de inclusão escolar, uma abordagem com possibilidades de melhorar a aprendizagem de todos estudantes, incluindo os estudantes com TEA, é o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), que tem como princípios: (1) fornecer múltiplos meios de envolvimento, (2) de representação, (3) da ação e de expressão, com o objetivo de diminuir/eliminar barreiras pedagógicas, envolvendo a concepção e desenvolvimento de ambientes e produtos que possam ser usados pelo maior número possível de pessoas, diminuindo a necessidade de adaptações posteriores e promovendo uma educação mais inclusiva e acessível. Partindo do pressuposto de que os educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pares podem ser contemplados positivamente pelas princípios que norteiam o DUA, e práticas decorrentes dele, essa pesquisa pretende, através de uma revisão sistemática da literatura, analisar artigos, dissertações e teses publicados entre os anos de 2020 e 2021, que tratam do tema do DUA e suas possíveis contribuições para os educandos com TEA, inseridos em diferentes níveis de ensino, buscando identificar as práticas pedagógicas possíveis de serem utilizadas para promover a inclusão e a acessibilidade pedagógica. Conclui- se que, apesar das pesquisas sobre o tema serem recentes no Brasil, há estudos relevantes publicados, com revisão de literatura relativamente ampla, e relatos de experiência e estudos de caso apontando as possibilidades e limites do DUA, que podem embasar novas práticas pedagógicas, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliane Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tsuchiya, Amanda Matheus2022-05-12T13:41:36Z2022-05-12T13:41:36Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/234687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:09:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:09:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro Autista
A study on the universal design of learning and the student with Autism Spectrum Disorder
title Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro Autista
spellingShingle Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro Autista
Tsuchiya, Amanda Matheus
Autism spectrum disorders
Pedagogical practices
Pedagogical accessibility
Inclusion
Learning
Aprendizagem
Transtorno do Espectro Autista
Práticas pedagógicas
Acessibilidade pedagógica
Inclusão
Inclusão escolar
title_short Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro Autista
title_full Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro Autista
title_fullStr Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro Autista
title_full_unstemmed Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro Autista
title_sort Um estudo sobre o desenho universal da aprendizagem e o estudante com Transtorno de Espectro Autista
author Tsuchiya, Amanda Matheus
author_facet Tsuchiya, Amanda Matheus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanata, Eliane Marques [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tsuchiya, Amanda Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Autism spectrum disorders
Pedagogical practices
Pedagogical accessibility
Inclusion
Learning
Aprendizagem
Transtorno do Espectro Autista
Práticas pedagógicas
Acessibilidade pedagógica
Inclusão
Inclusão escolar
topic Autism spectrum disorders
Pedagogical practices
Pedagogical accessibility
Inclusion
Learning
Aprendizagem
Transtorno do Espectro Autista
Práticas pedagógicas
Acessibilidade pedagógica
Inclusão
Inclusão escolar
description The Universal Design of Learning (DUA) has as principles: (1) to provide multiple means of involvement, (2) representation, (3) of action and expression, with the objective of reducing/eliminating pedagogical barriers, involving the design and development of environments and products that can be used by as many people as possible, reducing the need for further adaptations and promoting a more inclusive and accessible education. Based on the assumption that students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and their peers can be positively contemplated by the principles that guide the DUA, and practices resulting from it, this research intends, through a systematic review of the literature, to analyze articles, dissertations and theses published between the years 2020 and 2021, which deal with the theme of the DUA and its possible contributions to students with ASD, inserted in different levels of education, seeking to identify the pedagogical practices possible to be used to promote inclusion and pedagogical accessibility. It is concluded that, although research on the subject is recent in Brazil, there are relevant studies published, with a relatively wide literature review, and experience reports and case studies pointing out the possibilities and limits of the DUA, which can support new pedagogical practices, favoring teaching-learning processes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12T13:41:36Z
2022-05-12T13:41:36Z
2022-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234687
url http://hdl.handle.net/11449/234687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649678201323520