Estudo do desempenho de hélices da família clark y utilizando o método blade element momentum
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235681 |
Resumo: | Fazer grupos motopropulsores mais eficientes é algo que a industria aeronáutica constantemente busca. O aumento da eficiência de tais dispositivos está ligado ao aumento alcance de aeronaves, assim como reduções de gastos na compra de combustíveis e também na emissão de gases poluentes. Uma das maneiras de conseguir isso é através do estudo de desempenho de hélices. O presente estudo tem como objetivo estudar o desempenho de hélices geradas a partir do aerofólio CLARK-Y e comparar resultados numéricos obtidos com experimentos. Este estudo será realizado por meio de comparações entre um estudo realizado pela NASA em 1938, onde eles realizaram testes em túnel de vento. As simulações numéricas foram realizadas com o software JBLADE, onde ele utiliza a teoria blade element momentum (BEM) como metodologia, além de fornecer alguns tipos de correções para melhoria dos resultados. Com as comparações observa-se que de modo geral os resultados para altos valores de razão de avanço são mais próximos da referência experimental, porém para baixos valores da razão de avanço seus resultados destoam da literatura. |
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Estudo do desempenho de hélices da família clark y utilizando o método blade element momentumStudy of the performance of clark y family propellers using the blade element momentum methodAerodinâmicaDesempenhoMétodos de simulaçãoFazer grupos motopropulsores mais eficientes é algo que a industria aeronáutica constantemente busca. O aumento da eficiência de tais dispositivos está ligado ao aumento alcance de aeronaves, assim como reduções de gastos na compra de combustíveis e também na emissão de gases poluentes. Uma das maneiras de conseguir isso é através do estudo de desempenho de hélices. O presente estudo tem como objetivo estudar o desempenho de hélices geradas a partir do aerofólio CLARK-Y e comparar resultados numéricos obtidos com experimentos. Este estudo será realizado por meio de comparações entre um estudo realizado pela NASA em 1938, onde eles realizaram testes em túnel de vento. As simulações numéricas foram realizadas com o software JBLADE, onde ele utiliza a teoria blade element momentum (BEM) como metodologia, além de fornecer alguns tipos de correções para melhoria dos resultados. Com as comparações observa-se que de modo geral os resultados para altos valores de razão de avanço são mais próximos da referência experimental, porém para baixos valores da razão de avanço seus resultados destoam da literatura.Making aircraft propulsion systems more efficient is something that the aeronautical industry is constantly striving for. The increase in the efficiency of such devices is linked to the increase in the aircraft range, as well as reductions in spending on fuel purchases and also in green gas emission. One of the ways to achieve this is through the study of propeller performance. The present study aims to study the performance of propellers generated from the CLARK-Y airfoil and compare numerical results obtained with experiments. This study is carried out through comparisons with a study carried out by NASA in 1938, where they performed wind tunnel tests. Numerical simulations were performed with JBLADE software, which uses Blade Element Momentum (BEM) as a methodology, in addition to providing some types of corrections to improve results. With the comparisons, it is observed that, in general, the results for high values of advance ratio are closer to the experimental reference, but for low values of advance ratio their results are far from the literature.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Schiavo, Luiz Augusto Camargo Aranha [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Justo, Matteus2022-07-20T18:42:19Z2022-07-20T18:42:19Z2022-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T14:18:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235681Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T14:18:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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