Estudo do desempenho de hélices da família clark y utilizando o método blade element momentum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justo, Matteus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235681
Resumo: Fazer grupos motopropulsores mais eficientes é algo que a industria aeronáutica constantemente busca. O aumento da eficiência de tais dispositivos está ligado ao aumento alcance de aeronaves, assim como reduções de gastos na compra de combustíveis e também na emissão de gases poluentes. Uma das maneiras de conseguir isso é através do estudo de desempenho de hélices. O presente estudo tem como objetivo estudar o desempenho de hélices geradas a partir do aerofólio CLARK-Y e comparar resultados numéricos obtidos com experimentos. Este estudo será realizado por meio de comparações entre um estudo realizado pela NASA em 1938, onde eles realizaram testes em túnel de vento. As simulações numéricas foram realizadas com o software JBLADE, onde ele utiliza a teoria blade element momentum (BEM) como metodologia, além de fornecer alguns tipos de correções para melhoria dos resultados. Com as comparações observa-se que de modo geral os resultados para altos valores de razão de avanço são mais próximos da referência experimental, porém para baixos valores da razão de avanço seus resultados destoam da literatura.
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