Sistema de indicadores para avaliação do nível de sustentabilidade de empresas de construção rodoviária com enfoque em pavimento asfaltico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193303 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo desenvolver um sistema de indicadores para avaliar a sustentabilidade de empresas de construção rodoviária com foco em vias de pavimentação asfáltica. Os indicadores desenvolvidos visam auxiliar a tomada de decisão estratégica para escolha das empresas durante a fase de licitação, para o desenvolvimento do projeto de pavimentação asfáltica, visando também para a autoavaliação da empresa, e avaliação do desempenho do projeto. O sistema de indicadores de sustentabilidade foi pautado nas dimensões ambiental, social, e econômica. O trabalho foi realizado em 5 etapas: revisão da literatura sobre indicadores de sustentabilidade envolvendo as dimensões econômicas, sociais e ambientais; elaboração dos indicadores de sustentabilidade voltados para construção de rodovias; desenvolvimento do nível de sustentabilidade; desenvolvimento de sistemas de indicadores sustentáveis para avaliar práticas sustentáveis, com o objetivo de selecionar e autoavaliar a gestão sustenátvel das construtoras, e sistema de indicadores para avaliar o desempenho (métricos) do empreendimento/projeto; e validação do sistema de indicadores ambientais de desempenho métrico através da utilização de um estudo de caso de ACV. Os pesos obtidos a partir do método AHP simplificado, aplicado à um painel de especialistas, resultou em uma maior ênfase/importância entre os pilares “social” e “ambiental”, respresentando 45,9% e 34,4%, respectivamente. Um estudo da ACV foi realizado utilizando-se duas ferramentas o software OpenLCA e inventários primários. Na ACV foi constatado que o principal aspecto ambiental é a emissão de CO2, que propicia os efeitos do aquecimento global (representando aproximadamente 95% das emissões do empreendimento), provenientes principalmente dos processos de “transporte”. O processo de produção da “brita” também proporcionou 99% da geração dos resíduos deste sistema de produto. |
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Sistema de indicadores para avaliação do nível de sustentabilidade de empresas de construção rodoviária com enfoque em pavimento asfalticoSystem of indicators for assessing the level of sustainability of road construction companies with a focus on asphalt flooringSustentabilidadeIndicadores de desempenhoSistema rodoviárioAvaliação de ciclo de vidaSustainabilityPerformance indicatorsLife cycle Assessment and road systemEste estudo tem por objetivo desenvolver um sistema de indicadores para avaliar a sustentabilidade de empresas de construção rodoviária com foco em vias de pavimentação asfáltica. Os indicadores desenvolvidos visam auxiliar a tomada de decisão estratégica para escolha das empresas durante a fase de licitação, para o desenvolvimento do projeto de pavimentação asfáltica, visando também para a autoavaliação da empresa, e avaliação do desempenho do projeto. O sistema de indicadores de sustentabilidade foi pautado nas dimensões ambiental, social, e econômica. O trabalho foi realizado em 5 etapas: revisão da literatura sobre indicadores de sustentabilidade envolvendo as dimensões econômicas, sociais e ambientais; elaboração dos indicadores de sustentabilidade voltados para construção de rodovias; desenvolvimento do nível de sustentabilidade; desenvolvimento de sistemas de indicadores sustentáveis para avaliar práticas sustentáveis, com o objetivo de selecionar e autoavaliar a gestão sustenátvel das construtoras, e sistema de indicadores para avaliar o desempenho (métricos) do empreendimento/projeto; e validação do sistema de indicadores ambientais de desempenho métrico através da utilização de um estudo de caso de ACV. Os pesos obtidos a partir do método AHP simplificado, aplicado à um painel de especialistas, resultou em uma maior ênfase/importância entre os pilares “social” e “ambiental”, respresentando 45,9% e 34,4%, respectivamente. Um estudo da ACV foi realizado utilizando-se duas ferramentas o software OpenLCA e inventários primários. Na ACV foi constatado que o principal aspecto ambiental é a emissão de CO2, que propicia os efeitos do aquecimento global (representando aproximadamente 95% das emissões do empreendimento), provenientes principalmente dos processos de “transporte”. O processo de produção da “brita” também proporcionou 99% da geração dos resíduos deste sistema de produto.This study aims to develop a system of indicators to assess the sustainability of road construction companies with a focus on asphalt paving roads. The indicators developed aim to assist strategic decision making for choosing companies during the bidding phase, the development of the asphalt paving project, and for self assessment, and metric performance environmental indicator. The sustainability indicator system was based on the environmental, social, and economic dimensions. The work was carried out in 5 stages: review of the literature on sustainability indicators involving the economic, social and environmental dimensions; elaboration of sustainability indicators for the road construction phase; development of the level of sustainability; development of sustainable indicator systems to assess sustainable practices, in order to select and self-assess the sustainable management of construction companies, and an indicator system to assess the performance (metrics) of the enterprise / project; and validation of the metric performance environmental indicator system through the use of a LCA case study. The values obtained from the simplified AHP method, applied to an expert panel, resulted in a greater emphasis / importance between the “social” and “environmental” pillars, representing 45.9% and 34.4%, respectively.The LCA study was carried out using two tools, the OpenLCA software and primary inventories. At ACV it was found that the main environmental aspect is the emission of CO2, which favors the effects of global warming (representing approximately 95% of the project's emissions), coming mainly from the processes of "transportation". The production process of “gravel” also provided 99% of the generation of waste from this product system.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bezerra, Barbara Stolte [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grael, Paulo Fernando Fuzer2020-08-27T23:07:51Z2020-08-27T23:07:51Z2020-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19330333004056086P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:47:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:11.805896Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Este estudo tem por objetivo desenvolver um sistema de indicadores para avaliar a sustentabilidade de empresas de construção rodoviária com foco em vias de pavimentação asfáltica. Os indicadores desenvolvidos visam auxiliar a tomada de decisão estratégica para escolha das empresas durante a fase de licitação, para o desenvolvimento do projeto de pavimentação asfáltica, visando também para a autoavaliação da empresa, e avaliação do desempenho do projeto. O sistema de indicadores de sustentabilidade foi pautado nas dimensões ambiental, social, e econômica. O trabalho foi realizado em 5 etapas: revisão da literatura sobre indicadores de sustentabilidade envolvendo as dimensões econômicas, sociais e ambientais; elaboração dos indicadores de sustentabilidade voltados para construção de rodovias; desenvolvimento do nível de sustentabilidade; desenvolvimento de sistemas de indicadores sustentáveis para avaliar práticas sustentáveis, com o objetivo de selecionar e autoavaliar a gestão sustenátvel das construtoras, e sistema de indicadores para avaliar o desempenho (métricos) do empreendimento/projeto; e validação do sistema de indicadores ambientais de desempenho métrico através da utilização de um estudo de caso de ACV. Os pesos obtidos a partir do método AHP simplificado, aplicado à um painel de especialistas, resultou em uma maior ênfase/importância entre os pilares “social” e “ambiental”, respresentando 45,9% e 34,4%, respectivamente. Um estudo da ACV foi realizado utilizando-se duas ferramentas o software OpenLCA e inventários primários. Na ACV foi constatado que o principal aspecto ambiental é a emissão de CO2, que propicia os efeitos do aquecimento global (representando aproximadamente 95% das emissões do empreendimento), provenientes principalmente dos processos de “transporte”. O processo de produção da “brita” também proporcionou 99% da geração dos resíduos deste sistema de produto. |
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