Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/139459 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia do aluno inserido na metodologia das Oficinas de Aprendizagem, segundo os critérios de autonomia propostos por Paiva (2006). Primeiramente, buscou-se resgatar de um grupo focal de alunos, suas memórias nos depoimentos orientados por um roteiro de perguntas. A investigação direcionou atenção à análise dos indícios de autonomia apresentados nos turnos de fala do grupo entrevistado, alunos imersos há três anos nas Oficinas de Aprendizagem. A seguir, entrevistamos outro grupo de alunos, iniciantes na metodologia, fazendo uma comparação entre os indícios encontrados nos turnos de fala de ambos os grupos. A análise dos dados nos mostra que os alunos observam muito as dimensões sociais e individual e sua relação com o processo de aprendizagem. Os resultados apresentados no primeiro grupo focal demonstram que a metodologia das Oficinas de Aprendizagem parece ter contribuído para um perfil de jovens mais amadurecidos e autônomos, enquanto que os mais jovens ainda têm uma perspectiva discursiva que dificulta a identificação de maiores parâmetros relativos à autonomia discente. |
id |
UNSP_f5b53d4c1e3210ce12192c6979c6658d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139459 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagemA study of learners’ autonomy in the context of learning workshops methodologyOficinas de aprendizagemMetodologiaAutonomiaLearning WorkshopsMethodologyAutonomyEste trabalho foi realizado com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia do aluno inserido na metodologia das Oficinas de Aprendizagem, segundo os critérios de autonomia propostos por Paiva (2006). Primeiramente, buscou-se resgatar de um grupo focal de alunos, suas memórias nos depoimentos orientados por um roteiro de perguntas. A investigação direcionou atenção à análise dos indícios de autonomia apresentados nos turnos de fala do grupo entrevistado, alunos imersos há três anos nas Oficinas de Aprendizagem. A seguir, entrevistamos outro grupo de alunos, iniciantes na metodologia, fazendo uma comparação entre os indícios encontrados nos turnos de fala de ambos os grupos. A análise dos dados nos mostra que os alunos observam muito as dimensões sociais e individual e sua relação com o processo de aprendizagem. Os resultados apresentados no primeiro grupo focal demonstram que a metodologia das Oficinas de Aprendizagem parece ter contribuído para um perfil de jovens mais amadurecidos e autônomos, enquanto que os mais jovens ainda têm uma perspectiva discursiva que dificulta a identificação de maiores parâmetros relativos à autonomia discente.This study was accomplished to investigate the development of the learner autonomy inserted into the methodology of Learning Workshops, according to autonomy criteria proposed by Paiva (2006). First of all, we sought to rescue from a focus group of students, their memories in guided testimonials by a script of questions. The research directed attention to analysis of the evidence of autonomy presented in the speech shifts of the interviewed group, students immersed for three years in the Learning Workshops. Next, we interviewed other group of students, beginners in the methodology, making a comparison with the found evidence in the speech shifts in both groups. The analysis of the data showed us that the students notice the social and individual dimensions more and their relationship with the learning process. The results presented in the first focus group demonstrated that the methodology of Learning Workshops seem to have contributed to more mature and independent young students while the younger ones still have a discursive perspective which makes it difficult the identification about major parameters concerning the student autonomy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gois, Anália Maria Dias [UNESP]2016-06-13T17:53:26Z2016-06-13T17:53:26Z2016-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13945900087275033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:20:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:53:56.767151Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem A study of learners’ autonomy in the context of learning workshops methodology |
title |
Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem |
spellingShingle |
Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem Gois, Anália Maria Dias [UNESP] Oficinas de aprendizagem Metodologia Autonomia Learning Workshops Methodology Autonomy |
title_short |
Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem |
title_full |
Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem |
title_fullStr |
Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem |
title_sort |
Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem |
author |
Gois, Anália Maria Dias [UNESP] |
author_facet |
Gois, Anália Maria Dias [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gois, Anália Maria Dias [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficinas de aprendizagem Metodologia Autonomia Learning Workshops Methodology Autonomy |
topic |
Oficinas de aprendizagem Metodologia Autonomia Learning Workshops Methodology Autonomy |
description |
Este trabalho foi realizado com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia do aluno inserido na metodologia das Oficinas de Aprendizagem, segundo os critérios de autonomia propostos por Paiva (2006). Primeiramente, buscou-se resgatar de um grupo focal de alunos, suas memórias nos depoimentos orientados por um roteiro de perguntas. A investigação direcionou atenção à análise dos indícios de autonomia apresentados nos turnos de fala do grupo entrevistado, alunos imersos há três anos nas Oficinas de Aprendizagem. A seguir, entrevistamos outro grupo de alunos, iniciantes na metodologia, fazendo uma comparação entre os indícios encontrados nos turnos de fala de ambos os grupos. A análise dos dados nos mostra que os alunos observam muito as dimensões sociais e individual e sua relação com o processo de aprendizagem. Os resultados apresentados no primeiro grupo focal demonstram que a metodologia das Oficinas de Aprendizagem parece ter contribuído para um perfil de jovens mais amadurecidos e autônomos, enquanto que os mais jovens ainda têm uma perspectiva discursiva que dificulta a identificação de maiores parâmetros relativos à autonomia discente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-13T17:53:26Z 2016-06-13T17:53:26Z 2016-03-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/139459 000872750 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/139459 |
identifier_str_mv |
000872750 33004056079P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129261766180864 |