A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmello Neto, Artur [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90320
Resumo: Foi realizado um estudo sobre o Projeto Pedagogia Cidadã com o objetivo de apontar aspectos para futuras reflexões sobre o modelo de formação docente em exercício. Para isso a pesquisa realizou uma análise da LDB 9394/97 e o reflexo desta legislação sobre formação docente procurando oferecer elementos para melhor compreensão do Projeto Pedagogia Cidadã na formação dos professores. A pesquisa procurou ainda analisar e discutir as teorias educacionais intrínsecas no Projeto apontando elementos positivos e negativos deste modelo de formação de docente. A pesquisa realizou ainda um estudo de caso da Pedagogia Cidadã da cidade de Araraquara por meio de observação, analise de documentos e entrevistas a fim de avaliar os seus resultados no município. Foram entrevistados professores doutores envolvidos no Projeto, assim como professores alunos. Ao mesmo tempo em que estudo foi sendo desenvolvido, análises foram realizadas no sentido de identificar a viabilidade deste modelo de formação de professor diante do contexto proposto pela LDB 9394/96. Enfim este estudo procurou visualizar um pouco melhor este modelo de formação de professor, assim como sua eficiência ou ineficiência na formação de professores.
id UNSP_f5e47538e57afc079adc3c1e3cfc1e4e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90320
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de AraraquaraEducação - BrasilEnsinoProfessores - FormaçãoLegislaçãoEmergency ProgramLegislation EducationFoi realizado um estudo sobre o Projeto Pedagogia Cidadã com o objetivo de apontar aspectos para futuras reflexões sobre o modelo de formação docente em exercício. Para isso a pesquisa realizou uma análise da LDB 9394/97 e o reflexo desta legislação sobre formação docente procurando oferecer elementos para melhor compreensão do Projeto Pedagogia Cidadã na formação dos professores. A pesquisa procurou ainda analisar e discutir as teorias educacionais intrínsecas no Projeto apontando elementos positivos e negativos deste modelo de formação de docente. A pesquisa realizou ainda um estudo de caso da Pedagogia Cidadã da cidade de Araraquara por meio de observação, analise de documentos e entrevistas a fim de avaliar os seus resultados no município. Foram entrevistados professores doutores envolvidos no Projeto, assim como professores alunos. Ao mesmo tempo em que estudo foi sendo desenvolvido, análises foram realizadas no sentido de identificar a viabilidade deste modelo de formação de professor diante do contexto proposto pela LDB 9394/96. Enfim este estudo procurou visualizar um pouco melhor este modelo de formação de professor, assim como sua eficiência ou ineficiência na formação de professores.Was conducted a study on the Project Citizen education with the objective of pointing out aspects for future considerations on the model of teacher training in exercise. Therefore the search conducted a review of the LDB 9394/97 and reflection of this legislation on teacher training elements seeking to offer better understanding of Project Citizen education in the training of teachers. The survey also sought review and discuss the intrinsic educational theories pointing at Project positive and negative elements of this model of teacher training. The search took even a case study of pedagogy citizen of the city of Araraquara through observation, review of documents and interviews to assess their results in the municipality. We interviewed doctors involved in the project teachers, as well as teachers students. While we study was being developed, analyses were performed to identify the feasibility of this model of teacher training before the 9394/96 context proposed by the LDB 9394/96. Finally this study sought to show a little better this model of teacher training, as well as its efficiency or inefficiency in the training of teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzetti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carmello Neto, Artur [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2008-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f. : il.application/pdfCARMELLO NETO, Artur. A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara. 2008. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90320000545835carmelloneto_a_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:00:57.802621Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
title A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
spellingShingle A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
Carmello Neto, Artur [UNESP]
Educação - Brasil
Ensino
Professores - Formação
Legislação
Emergency Program
Legislation Education
title_short A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
title_full A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
title_fullStr A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
title_full_unstemmed A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
title_sort A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
author Carmello Neto, Artur [UNESP]
author_facet Carmello Neto, Artur [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muzetti, Luci Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmello Neto, Artur [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Ensino
Professores - Formação
Legislação
Emergency Program
Legislation Education
topic Educação - Brasil
Ensino
Professores - Formação
Legislação
Emergency Program
Legislation Education
description Foi realizado um estudo sobre o Projeto Pedagogia Cidadã com o objetivo de apontar aspectos para futuras reflexões sobre o modelo de formação docente em exercício. Para isso a pesquisa realizou uma análise da LDB 9394/97 e o reflexo desta legislação sobre formação docente procurando oferecer elementos para melhor compreensão do Projeto Pedagogia Cidadã na formação dos professores. A pesquisa procurou ainda analisar e discutir as teorias educacionais intrínsecas no Projeto apontando elementos positivos e negativos deste modelo de formação de docente. A pesquisa realizou ainda um estudo de caso da Pedagogia Cidadã da cidade de Araraquara por meio de observação, analise de documentos e entrevistas a fim de avaliar os seus resultados no município. Foram entrevistados professores doutores envolvidos no Projeto, assim como professores alunos. Ao mesmo tempo em que estudo foi sendo desenvolvido, análises foram realizadas no sentido de identificar a viabilidade deste modelo de formação de professor diante do contexto proposto pela LDB 9394/96. Enfim este estudo procurou visualizar um pouco melhor este modelo de formação de professor, assim como sua eficiência ou ineficiência na formação de professores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-22
2014-06-11T19:24:35Z
2014-06-11T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARMELLO NETO, Artur. A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara. 2008. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90320
000545835
carmelloneto_a_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv CARMELLO NETO, Artur. A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara. 2008. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000545835
carmelloneto_a_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129274272546816