A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90320 |
Resumo: | Foi realizado um estudo sobre o Projeto Pedagogia Cidadã com o objetivo de apontar aspectos para futuras reflexões sobre o modelo de formação docente em exercício. Para isso a pesquisa realizou uma análise da LDB 9394/97 e o reflexo desta legislação sobre formação docente procurando oferecer elementos para melhor compreensão do Projeto Pedagogia Cidadã na formação dos professores. A pesquisa procurou ainda analisar e discutir as teorias educacionais intrínsecas no Projeto apontando elementos positivos e negativos deste modelo de formação de docente. A pesquisa realizou ainda um estudo de caso da Pedagogia Cidadã da cidade de Araraquara por meio de observação, analise de documentos e entrevistas a fim de avaliar os seus resultados no município. Foram entrevistados professores doutores envolvidos no Projeto, assim como professores alunos. Ao mesmo tempo em que estudo foi sendo desenvolvido, análises foram realizadas no sentido de identificar a viabilidade deste modelo de formação de professor diante do contexto proposto pela LDB 9394/96. Enfim este estudo procurou visualizar um pouco melhor este modelo de formação de professor, assim como sua eficiência ou ineficiência na formação de professores. |
id |
UNSP_f5e47538e57afc079adc3c1e3cfc1e4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90320 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de AraraquaraEducação - BrasilEnsinoProfessores - FormaçãoLegislaçãoEmergency ProgramLegislation EducationFoi realizado um estudo sobre o Projeto Pedagogia Cidadã com o objetivo de apontar aspectos para futuras reflexões sobre o modelo de formação docente em exercício. Para isso a pesquisa realizou uma análise da LDB 9394/97 e o reflexo desta legislação sobre formação docente procurando oferecer elementos para melhor compreensão do Projeto Pedagogia Cidadã na formação dos professores. A pesquisa procurou ainda analisar e discutir as teorias educacionais intrínsecas no Projeto apontando elementos positivos e negativos deste modelo de formação de docente. A pesquisa realizou ainda um estudo de caso da Pedagogia Cidadã da cidade de Araraquara por meio de observação, analise de documentos e entrevistas a fim de avaliar os seus resultados no município. Foram entrevistados professores doutores envolvidos no Projeto, assim como professores alunos. Ao mesmo tempo em que estudo foi sendo desenvolvido, análises foram realizadas no sentido de identificar a viabilidade deste modelo de formação de professor diante do contexto proposto pela LDB 9394/96. Enfim este estudo procurou visualizar um pouco melhor este modelo de formação de professor, assim como sua eficiência ou ineficiência na formação de professores.Was conducted a study on the Project Citizen education with the objective of pointing out aspects for future considerations on the model of teacher training in exercise. Therefore the search conducted a review of the LDB 9394/97 and reflection of this legislation on teacher training elements seeking to offer better understanding of Project Citizen education in the training of teachers. The survey also sought review and discuss the intrinsic educational theories pointing at Project positive and negative elements of this model of teacher training. The search took even a case study of pedagogy citizen of the city of Araraquara through observation, review of documents and interviews to assess their results in the municipality. We interviewed doctors involved in the project teachers, as well as teachers students. While we study was being developed, analyses were performed to identify the feasibility of this model of teacher training before the 9394/96 context proposed by the LDB 9394/96. Finally this study sought to show a little better this model of teacher training, as well as its efficiency or inefficiency in the training of teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzetti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carmello Neto, Artur [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2008-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f. : il.application/pdfCARMELLO NETO, Artur. A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara. 2008. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90320000545835carmelloneto_a_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:00:57.802621Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara |
title |
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara |
spellingShingle |
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara Carmello Neto, Artur [UNESP] Educação - Brasil Ensino Professores - Formação Legislação Emergency Program Legislation Education |
title_short |
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara |
title_full |
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara |
title_fullStr |
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara |
title_full_unstemmed |
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara |
title_sort |
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara |
author |
Carmello Neto, Artur [UNESP] |
author_facet |
Carmello Neto, Artur [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muzetti, Luci Regina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmello Neto, Artur [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Brasil Ensino Professores - Formação Legislação Emergency Program Legislation Education |
topic |
Educação - Brasil Ensino Professores - Formação Legislação Emergency Program Legislation Education |
description |
Foi realizado um estudo sobre o Projeto Pedagogia Cidadã com o objetivo de apontar aspectos para futuras reflexões sobre o modelo de formação docente em exercício. Para isso a pesquisa realizou uma análise da LDB 9394/97 e o reflexo desta legislação sobre formação docente procurando oferecer elementos para melhor compreensão do Projeto Pedagogia Cidadã na formação dos professores. A pesquisa procurou ainda analisar e discutir as teorias educacionais intrínsecas no Projeto apontando elementos positivos e negativos deste modelo de formação de docente. A pesquisa realizou ainda um estudo de caso da Pedagogia Cidadã da cidade de Araraquara por meio de observação, analise de documentos e entrevistas a fim de avaliar os seus resultados no município. Foram entrevistados professores doutores envolvidos no Projeto, assim como professores alunos. Ao mesmo tempo em que estudo foi sendo desenvolvido, análises foram realizadas no sentido de identificar a viabilidade deste modelo de formação de professor diante do contexto proposto pela LDB 9394/96. Enfim este estudo procurou visualizar um pouco melhor este modelo de formação de professor, assim como sua eficiência ou ineficiência na formação de professores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-22 2014-06-11T19:24:35Z 2014-06-11T19:24:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARMELLO NETO, Artur. A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara. 2008. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. http://hdl.handle.net/11449/90320 000545835 carmelloneto_a_me_arafcl.pdf 33004030079P2 |
identifier_str_mv |
CARMELLO NETO, Artur. A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara. 2008. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. 000545835 carmelloneto_a_me_arafcl.pdf 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129274272546816 |