O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Karilene Margaret Delgado de [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120288
Resumo: Buscou-se com o presente trabalho investigar o perfil do professor-leitor que se revela nos impressos dirigidos aos professores no Programa Pedagogia Cidadã (Curso de Licenciatura para a Formação Continuada de Professores em Serviço da Educação Infantil e do Ensino Fundamental), tendo-se por foco principal a materialidade dos impressos e, os protocolos de leitura neles presentes (CHARTIER, 2001). Buscou também desvendar as representações presentes nesses volumes referente ao professor, enquanto profissional e enquanto leitor e ainda as concepções de leitura presentes nesses materiais. O trabalho teve como base metodológica a pesquisa de natureza documental. Ao atentar-se para a conceituação do ato de ler como um processo formador e para envolvimento do professor como mesmo, em especial para as práticas de leituras propostas nos cursos de formação docente, verificou-se que o professor é identificado como um tipo peculiar de leitor. Observou-se também que a materialidade dos impressos (Cadernos de Formação) dirigidos aos professoresalunos no Programa Pedagogia Cidadã constitui-se como elemento essencial para a produção de sentidos na leitura e, portanto, como fonte reveladora do ideal de formação docente almejado, por este programa.
id UNSP_7b2d009e10093340109e319fbf0d426a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120288
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia CidadãProfessores - FormaçãoLeitura como formaçãoMaterialidadeBuscou-se com o presente trabalho investigar o perfil do professor-leitor que se revela nos impressos dirigidos aos professores no Programa Pedagogia Cidadã (Curso de Licenciatura para a Formação Continuada de Professores em Serviço da Educação Infantil e do Ensino Fundamental), tendo-se por foco principal a materialidade dos impressos e, os protocolos de leitura neles presentes (CHARTIER, 2001). Buscou também desvendar as representações presentes nesses volumes referente ao professor, enquanto profissional e enquanto leitor e ainda as concepções de leitura presentes nesses materiais. O trabalho teve como base metodológica a pesquisa de natureza documental. Ao atentar-se para a conceituação do ato de ler como um processo formador e para envolvimento do professor como mesmo, em especial para as práticas de leituras propostas nos cursos de formação docente, verificou-se que o professor é identificado como um tipo peculiar de leitor. Observou-se também que a materialidade dos impressos (Cadernos de Formação) dirigidos aos professoresalunos no Programa Pedagogia Cidadã constitui-se como elemento essencial para a produção de sentidos na leitura e, portanto, como fonte reveladora do ideal de formação docente almejado, por este programa.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Karilene Margaret Delgado de [UNESP]2015-03-23T15:25:38Z2015-03-23T15:25:38Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis105 f.application/pdfOLIVEIRA, Karilene Margaret Delgado de. O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã. 2009. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/120288000607649oliveira_kmd_tcc_rcla.pdf7561935549573966Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T06:08:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:15:21.186688Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã
title O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã
spellingShingle O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã
Oliveira, Karilene Margaret Delgado de [UNESP]
Professores - Formação
Leitura como formação
Materialidade
title_short O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã
title_full O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã
title_fullStr O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã
title_full_unstemmed O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã
title_sort O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã
author Oliveira, Karilene Margaret Delgado de [UNESP]
author_facet Oliveira, Karilene Margaret Delgado de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Karilene Margaret Delgado de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Leitura como formação
Materialidade
topic Professores - Formação
Leitura como formação
Materialidade
description Buscou-se com o presente trabalho investigar o perfil do professor-leitor que se revela nos impressos dirigidos aos professores no Programa Pedagogia Cidadã (Curso de Licenciatura para a Formação Continuada de Professores em Serviço da Educação Infantil e do Ensino Fundamental), tendo-se por foco principal a materialidade dos impressos e, os protocolos de leitura neles presentes (CHARTIER, 2001). Buscou também desvendar as representações presentes nesses volumes referente ao professor, enquanto profissional e enquanto leitor e ainda as concepções de leitura presentes nesses materiais. O trabalho teve como base metodológica a pesquisa de natureza documental. Ao atentar-se para a conceituação do ato de ler como um processo formador e para envolvimento do professor como mesmo, em especial para as práticas de leituras propostas nos cursos de formação docente, verificou-se que o professor é identificado como um tipo peculiar de leitor. Observou-se também que a materialidade dos impressos (Cadernos de Formação) dirigidos aos professoresalunos no Programa Pedagogia Cidadã constitui-se como elemento essencial para a produção de sentidos na leitura e, portanto, como fonte reveladora do ideal de formação docente almejado, por este programa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:25:38Z
2015-03-23T15:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Karilene Margaret Delgado de. O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã. 2009. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/120288
000607649
oliveira_kmd_tcc_rcla.pdf
7561935549573966
identifier_str_mv OLIVEIRA, Karilene Margaret Delgado de. O professor-leitor nos cadernos de formação do Pedagogia Cidadã. 2009. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000607649
oliveira_kmd_tcc_rcla.pdf
7561935549573966
url http://hdl.handle.net/11449/120288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128488615444480