Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ornellas, Janaína Farias de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92246
Resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/FCT, levado a termo com licenciandos em Química. Nesse estudo buscamos relacionar duas esferas: a interação verbal e atividade prática, com a formação inicial de professores na tentativa de proporcionar nas aulas, momentos nos quais os sujeitos pudessem ter contato com metodologias e recursos didáticos diversificados. Assim, nossa investigação centra-se em verificar as percepções dos sujeitos participantes da pesquisa a respeito do uso das atividades experimentais e com isso também promover junto aos licenciandos uma reflexão sobre sua própria formação. A relação entre essas duas esferas foi possível e justifica- se pela influência que as atividades práticas exercem sobre as estruturas do pensamento e, consequentemente, sobre a construção de novos sentidos presentes nos enunciados. Para alcançar nossos objetivos utilizamos como fonte de dados, dentre todas as atividades desenvolvidas nas aulas, a aula na qual foi conduzida uma atividade experimental do tipo investigativa aberta, a fim de os alunos expressassem suas percepções, ideias e conhecimentos de forma que pudessem refletir sobre o ensino. Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos a partir de diários de sala, de gravações em áudio da aula, entrevistas reflexivas e questionário semiestruturado. Para a análise, utilizamos o instrumento analítico proposto por Mortimer, Massicame, Tiberghien e Buty...
id UNSP_f645ec72c2635176a162f82f2e4d325c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92246
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de QuímicaEducaçãoFormação profissionalQuimicaO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/FCT, levado a termo com licenciandos em Química. Nesse estudo buscamos relacionar duas esferas: a interação verbal e atividade prática, com a formação inicial de professores na tentativa de proporcionar nas aulas, momentos nos quais os sujeitos pudessem ter contato com metodologias e recursos didáticos diversificados. Assim, nossa investigação centra-se em verificar as percepções dos sujeitos participantes da pesquisa a respeito do uso das atividades experimentais e com isso também promover junto aos licenciandos uma reflexão sobre sua própria formação. A relação entre essas duas esferas foi possível e justifica- se pela influência que as atividades práticas exercem sobre as estruturas do pensamento e, consequentemente, sobre a construção de novos sentidos presentes nos enunciados. Para alcançar nossos objetivos utilizamos como fonte de dados, dentre todas as atividades desenvolvidas nas aulas, a aula na qual foi conduzida uma atividade experimental do tipo investigativa aberta, a fim de os alunos expressassem suas percepções, ideias e conhecimentos de forma que pudessem refletir sobre o ensino. Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos a partir de diários de sala, de gravações em áudio da aula, entrevistas reflexivas e questionário semiestruturado. Para a análise, utilizamos o instrumento analítico proposto por Mortimer, Massicame, Tiberghien e Buty...The present study, linked to the research line called Educational Practices and Teacher Education of the Education Graduation Program, presents the results of a research developed in the discipline Instrumentation for the Teaching of Chemistry II, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP / FCT, carried to term with chemistry students who want to teach. In this study we sought to relate two dimensions: verbal interactions and practical activities with the initial training of teachers in an attempt to provide in the classes, times in which the subjects could have contact with diverse methodologies and teaching resources. Our research focuses on verifying the perceptions of the subjects in the research regarding the use of experimental activities and also promotes it to undergraduates with a reflection on their own training. The relationship between the two dimensions is possible and justified by the influence that practical activities have on the structures of thought and, consequently, on the construction of new meanings in these statements. To achieve our goals we use as a data source, among all activities in the classroom, the lesson in which an experimental investigative opened activity type was conducted, in other words, without a script, in order to express their perceptions, ideas and knowledge so that they could reflect on teaching. We chose a qualitative approach, in which data were obtained from diary classes, audio recordings of classroom and reflective and semi-structured interviews with prospective teachers. For the analysis, we use the analytical tool proposed by Mortimer, Massicame, Buty and... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ornellas, Janaína Farias de [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2012-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis279 f.application/pdfORNELLAS, Janaína Farias de. Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química. 2012. 279 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92246000702402ornellas_jf_me_prud.pdf33004129044P622457754827727010000-0002-6506-9530Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92246Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química
title Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química
spellingShingle Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química
Ornellas, Janaína Farias de [UNESP]
Educação
Formação profissional
Quimica
title_short Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química
title_full Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química
title_fullStr Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química
title_full_unstemmed Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química
title_sort Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química
author Ornellas, Janaína Farias de [UNESP]
author_facet Ornellas, Janaína Farias de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ornellas, Janaína Farias de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação profissional
Quimica
topic Educação
Formação profissional
Quimica
description O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/FCT, levado a termo com licenciandos em Química. Nesse estudo buscamos relacionar duas esferas: a interação verbal e atividade prática, com a formação inicial de professores na tentativa de proporcionar nas aulas, momentos nos quais os sujeitos pudessem ter contato com metodologias e recursos didáticos diversificados. Assim, nossa investigação centra-se em verificar as percepções dos sujeitos participantes da pesquisa a respeito do uso das atividades experimentais e com isso também promover junto aos licenciandos uma reflexão sobre sua própria formação. A relação entre essas duas esferas foi possível e justifica- se pela influência que as atividades práticas exercem sobre as estruturas do pensamento e, consequentemente, sobre a construção de novos sentidos presentes nos enunciados. Para alcançar nossos objetivos utilizamos como fonte de dados, dentre todas as atividades desenvolvidas nas aulas, a aula na qual foi conduzida uma atividade experimental do tipo investigativa aberta, a fim de os alunos expressassem suas percepções, ideias e conhecimentos de forma que pudessem refletir sobre o ensino. Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos a partir de diários de sala, de gravações em áudio da aula, entrevistas reflexivas e questionário semiestruturado. Para a análise, utilizamos o instrumento analítico proposto por Mortimer, Massicame, Tiberghien e Buty...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-09
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORNELLAS, Janaína Farias de. Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química. 2012. 279 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/92246
000702402
ornellas_jf_me_prud.pdf
33004129044P6
2245775482772701
0000-0002-6506-9530
identifier_str_mv ORNELLAS, Janaína Farias de. Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química. 2012. 279 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
000702402
ornellas_jf_me_prud.pdf
33004129044P6
2245775482772701
0000-0002-6506-9530
url http://hdl.handle.net/11449/92246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 279 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045221269766144