A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves-Garbim, Juliana Franco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180998
Resumo: A presente tese versa sobre as poéticas orais afro-brasileiras e sua relação com o mercado editorial. Buscamos com este trabalho refletir sobre as políticas de produção e consumo em massa de literaturas minorizadas e com temática segmentada. Entendemos que a necessidade de estudar as manifestações literárias no âmbito acadêmico subjaz às belezas da arte da voz e abarca questões de representatividade, empoderamento e inserção das literaturas minorizadas no circuito da crítica literária. Do ponto de vista metodológico, construímos um estudo qualitativo e descritivo acerca de aspectos da cultura oral negra impressa em formato de livro. Como corpus de análise, foram selecionadas as obras Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros e Histórias que minha avó contava, livros de contos escritos por Mãe Beata de Yemonjá. Como escopo teórico, contamos com o auxílio de críticos da Teoria Literária e dos Estudos Culturais, como Antonio Candido (2006, 2011), Stuart Hall (2003), Jesús Martin-Barbero (2015), Walter Ong (1998), Reginaldo Prandi (2001, 2007), Renato Ortiz (1988, 1994), Hans Robert Jauss (1994, 2002), entre outros. Foram apuradas as transformações ocorridas nos contos nos âmbitos sintático, lexical e estilístico, evidenciando que os traços da oralidade se mantêm presentes em algumas histórias mesmo após os engessamentos provocados pelos procedimentos editoriais de transcrição, revisão e diagramação. A análise das histórias de terreiro revelou que a oralidade latente nas manifestações populares desponta como um substrato da tradição negra, que neste caso resiste, em parte, aos procedimentos editoriais do livro.
id UNSP_f66bbc0e25305eec7fc2795338cd4456
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180998
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorialThe voice of Mãe Beata de Yemonjá in perspective: the (non) place of Afro-Brazilian oral poetics in the publishing marketPoética oral afro-brasileiraTradiçãoMercado editorialMãe Beata de YemonjáAfro-Brazilian oral poeticsTraditionPublishing marketMãe Beata de YemonjáA presente tese versa sobre as poéticas orais afro-brasileiras e sua relação com o mercado editorial. Buscamos com este trabalho refletir sobre as políticas de produção e consumo em massa de literaturas minorizadas e com temática segmentada. Entendemos que a necessidade de estudar as manifestações literárias no âmbito acadêmico subjaz às belezas da arte da voz e abarca questões de representatividade, empoderamento e inserção das literaturas minorizadas no circuito da crítica literária. Do ponto de vista metodológico, construímos um estudo qualitativo e descritivo acerca de aspectos da cultura oral negra impressa em formato de livro. Como corpus de análise, foram selecionadas as obras Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros e Histórias que minha avó contava, livros de contos escritos por Mãe Beata de Yemonjá. Como escopo teórico, contamos com o auxílio de críticos da Teoria Literária e dos Estudos Culturais, como Antonio Candido (2006, 2011), Stuart Hall (2003), Jesús Martin-Barbero (2015), Walter Ong (1998), Reginaldo Prandi (2001, 2007), Renato Ortiz (1988, 1994), Hans Robert Jauss (1994, 2002), entre outros. Foram apuradas as transformações ocorridas nos contos nos âmbitos sintático, lexical e estilístico, evidenciando que os traços da oralidade se mantêm presentes em algumas histórias mesmo após os engessamentos provocados pelos procedimentos editoriais de transcrição, revisão e diagramação. A análise das histórias de terreiro revelou que a oralidade latente nas manifestações populares desponta como um substrato da tradição negra, que neste caso resiste, em parte, aos procedimentos editoriais do livro.The present thesis deals with the Afro-Brazilian oral poetics and its relationship with the publishing market. We search with this work for a reflection about the politics of production and mass consumption of minorities literature and with a segmented thematic. We understand that the necessity to study the literary manifestation in the academic arena underlies the beauty of the voice art, and encompasses matters of representativeness, empowerment, and insertion of minorities literature in literary criticism circle. From the methodological standing point, we build a qualitative and descriptive study concerning the aspects of the oral black culture printed in book format. As the corpus of analysis, the titles selected were Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros and Histórias que minha avó contava, books of short stories written by Mãe Beata de Yemonjá . As theoretical scope, we count with the aid of critics of Literary Theory and Cultural studies, such as Antonio Candido (2006, 2011), Stuart Hall (2003), Jesús Martin-Barbero (2015), Walter Ong (1998), Reginaldo Prandi (2001, 2007), Renato Ortiz (1988, 1994), Hans Robert Jauss (1994, 2002), among others. The transformations that took place in the short stories were ascertained in the context of syntax, lexicality, and style; highlighting that the orality traces remain present in some stories even after the stiffness caused by the publishing procedures of transcription, revision, and typesetting. The analysis of the Afro-Brazilian temple grounds’ stories revealed that the latent in the popular manifestations emerge as a substrate of black tradition, that in this case resists, to some extent, to the book publishing procedures.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES - 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Francisco Cláudio Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves-Garbim, Juliana Franco2019-03-12T22:30:03Z2019-03-12T22:30:03Z2019-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18099800091365133004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:23:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180998Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:23:39.194147Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial
The voice of Mãe Beata de Yemonjá in perspective: the (non) place of Afro-Brazilian oral poetics in the publishing market
title A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial
spellingShingle A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial
Alves-Garbim, Juliana Franco
Poética oral afro-brasileira
Tradição
Mercado editorial
Mãe Beata de Yemonjá
Afro-Brazilian oral poetics
Tradition
Publishing market
Mãe Beata de Yemonjá
title_short A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial
title_full A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial
title_fullStr A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial
title_full_unstemmed A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial
title_sort A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial
author Alves-Garbim, Juliana Franco
author_facet Alves-Garbim, Juliana Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Francisco Cláudio Alves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves-Garbim, Juliana Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Poética oral afro-brasileira
Tradição
Mercado editorial
Mãe Beata de Yemonjá
Afro-Brazilian oral poetics
Tradition
Publishing market
Mãe Beata de Yemonjá
topic Poética oral afro-brasileira
Tradição
Mercado editorial
Mãe Beata de Yemonjá
Afro-Brazilian oral poetics
Tradition
Publishing market
Mãe Beata de Yemonjá
description A presente tese versa sobre as poéticas orais afro-brasileiras e sua relação com o mercado editorial. Buscamos com este trabalho refletir sobre as políticas de produção e consumo em massa de literaturas minorizadas e com temática segmentada. Entendemos que a necessidade de estudar as manifestações literárias no âmbito acadêmico subjaz às belezas da arte da voz e abarca questões de representatividade, empoderamento e inserção das literaturas minorizadas no circuito da crítica literária. Do ponto de vista metodológico, construímos um estudo qualitativo e descritivo acerca de aspectos da cultura oral negra impressa em formato de livro. Como corpus de análise, foram selecionadas as obras Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros e Histórias que minha avó contava, livros de contos escritos por Mãe Beata de Yemonjá. Como escopo teórico, contamos com o auxílio de críticos da Teoria Literária e dos Estudos Culturais, como Antonio Candido (2006, 2011), Stuart Hall (2003), Jesús Martin-Barbero (2015), Walter Ong (1998), Reginaldo Prandi (2001, 2007), Renato Ortiz (1988, 1994), Hans Robert Jauss (1994, 2002), entre outros. Foram apuradas as transformações ocorridas nos contos nos âmbitos sintático, lexical e estilístico, evidenciando que os traços da oralidade se mantêm presentes em algumas histórias mesmo após os engessamentos provocados pelos procedimentos editoriais de transcrição, revisão e diagramação. A análise das histórias de terreiro revelou que a oralidade latente nas manifestações populares desponta como um substrato da tradição negra, que neste caso resiste, em parte, aos procedimentos editoriais do livro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12T22:30:03Z
2019-03-12T22:30:03Z
2019-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180998
000913651
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/180998
identifier_str_mv 000913651
33004048019P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129196488130560