A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Fernanda Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cunha, Fernanda Alves [UNESP]
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235640
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso, descrevo minhas experiências adquiridas a partir de práticas pedagógico-musicais que aconteceram ao longo do ano letivo de 2020, com os desafios instaurados pela pandemia do Covid-19. Estas práticas tiveram como cerne o meu interesse sobre as possibilidades do uso da canção como recurso nas aulas de música, através da exploração de seus componentes musicais e extramusicais. Esta prática foi baseada em reflexões a partir de pesquisas e experimentações de atividades compartilhadas com meus alunos e alunas das séries iniciais do ensino fundamental, e com alunos e alunas particulares de iniciação musical e de flauta transversal. Ao longo deste trabalho, relato minhas perspectivas como educadora musical e os desafios pedagógicos e extra pedagógicos enfrentados ao longo das minhas experiências, tais como: o planejamento de atividades musicais e adaptações destas atividades para diferentes contextos, a dinâmica de ensino remoto, as questões comportamentais das crianças, entre outros. Também reflito sobre como estas experiências práticas contribuíram para o meu próprio amadurecimento como educadora musical.
id UNSP_f67637a5b0c13611ff4a0cd73d7400f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235640
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020Song as a resource in music lessons for children: an experience report during a 2020 pandemicEducação musicalCançãoRelato de experiênciasCovid-19Ensino remotoNeste trabalho de conclusão de curso, descrevo minhas experiências adquiridas a partir de práticas pedagógico-musicais que aconteceram ao longo do ano letivo de 2020, com os desafios instaurados pela pandemia do Covid-19. Estas práticas tiveram como cerne o meu interesse sobre as possibilidades do uso da canção como recurso nas aulas de música, através da exploração de seus componentes musicais e extramusicais. Esta prática foi baseada em reflexões a partir de pesquisas e experimentações de atividades compartilhadas com meus alunos e alunas das séries iniciais do ensino fundamental, e com alunos e alunas particulares de iniciação musical e de flauta transversal. Ao longo deste trabalho, relato minhas perspectivas como educadora musical e os desafios pedagógicos e extra pedagógicos enfrentados ao longo das minhas experiências, tais como: o planejamento de atividades musicais e adaptações destas atividades para diferentes contextos, a dinâmica de ensino remoto, as questões comportamentais das crianças, entre outros. Também reflito sobre como estas experiências práticas contribuíram para o meu próprio amadurecimento como educadora musical.In this undergraduate final paper I describe my acquired experiences from pedagogical-musical practices that happened throughout the 2020 school year, with the challenges posed by the Covid-19 pandemic. These practices had as their core my interest in the possibilities of using songs as a resource in music classes, through exploration of your musical and extramusical components. These practices were based on reflections from researches and experimentations of activities shared with my students of the initial grades of elementary school, and with my private students from music initiation and transverse flute. Throughout this work I report my perspectives as a music educator and especially the pedagogical and extra pedagogical challenges I have faced in the course of my experiences, such as the musical activity planning and its adaptations for the different contexts, the dynamics of remote teaching and learning blended (remote and classroom bases classes), children's behavioral issues, among other things. I also could reflect on how these practical experiences contributed to my maturity as a music educator.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mattos, Wladimir Farto Contesini de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Fernanda AlvesCunha, Fernanda Alves [UNESP]2022-07-15T18:17:44Z2022-07-15T18:17:44Z2021-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:10:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235640Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:11:11.404836Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020
Song as a resource in music lessons for children: an experience report during a 2020 pandemic
title A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020
spellingShingle A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020
Cunha, Fernanda Alves
Educação musical
Canção
Relato de experiências
Covid-19
Ensino remoto
title_short A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020
title_full A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020
title_fullStr A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020
title_full_unstemmed A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020
title_sort A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020
author Cunha, Fernanda Alves
author_facet Cunha, Fernanda Alves
Cunha, Fernanda Alves [UNESP]
author_role author
author2 Cunha, Fernanda Alves [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Wladimir Farto Contesini de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Fernanda Alves
Cunha, Fernanda Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Canção
Relato de experiências
Covid-19
Ensino remoto
topic Educação musical
Canção
Relato de experiências
Covid-19
Ensino remoto
description Neste trabalho de conclusão de curso, descrevo minhas experiências adquiridas a partir de práticas pedagógico-musicais que aconteceram ao longo do ano letivo de 2020, com os desafios instaurados pela pandemia do Covid-19. Estas práticas tiveram como cerne o meu interesse sobre as possibilidades do uso da canção como recurso nas aulas de música, através da exploração de seus componentes musicais e extramusicais. Esta prática foi baseada em reflexões a partir de pesquisas e experimentações de atividades compartilhadas com meus alunos e alunas das séries iniciais do ensino fundamental, e com alunos e alunas particulares de iniciação musical e de flauta transversal. Ao longo deste trabalho, relato minhas perspectivas como educadora musical e os desafios pedagógicos e extra pedagógicos enfrentados ao longo das minhas experiências, tais como: o planejamento de atividades musicais e adaptações destas atividades para diferentes contextos, a dinâmica de ensino remoto, as questões comportamentais das crianças, entre outros. Também reflito sobre como estas experiências práticas contribuíram para o meu próprio amadurecimento como educadora musical.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06
2022-07-15T18:17:44Z
2022-07-15T18:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235640
url http://hdl.handle.net/11449/235640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128906082910208