Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248883 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer reflexões a respeito das experiências do autor durante sua atuação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo esse, um programa de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Residência Pedagógica (RP) é um programa do ministério da educação que visa a formação de estudantes matriculados em Licenciaturas com o objetivo de prepará-los para a docência, estimulando sua prática no campo da educação básica. As ações previstas pelo programa foram impactadas pela pandemia global da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Covid-19, o que se refletiu no processo de ensino-aprendizagem tanto do ponto de vista dos professores quanto dos estudantes. É possível dizer que o contexto de emergência sanitária implicou no acréscimo de complexidade nas tarefas de ensino, demandando modificações significativas em relação à atuação e postura de docentes e alunos. Diante dessa realidade, este relato de experiência de cunho exploratório-descritivo busca refletir sobre a atuação como residente pedagógico/licenciando em música e inter-relacionar duas experiências vividas, uma na modalidade online e outra na modalidade híbrida (online e presencial simultaneamente). O relato abordou reflexões originadas nessas aulas como a presença da interdisciplinaridade, a relação com a Educação Musical, o domínio das tecnologias e a relação entre professor/aluno dentro do ensino remoto. |
id |
UFRGS-2_64bd8b031a85cec579efeb4f773810c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248883 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Saraiva, Saulo BentesRodrigues, André De Cillo2022-09-14T04:53:57Z2022http://hdl.handle.net/10183/248883001149765Esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer reflexões a respeito das experiências do autor durante sua atuação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo esse, um programa de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Residência Pedagógica (RP) é um programa do ministério da educação que visa a formação de estudantes matriculados em Licenciaturas com o objetivo de prepará-los para a docência, estimulando sua prática no campo da educação básica. As ações previstas pelo programa foram impactadas pela pandemia global da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Covid-19, o que se refletiu no processo de ensino-aprendizagem tanto do ponto de vista dos professores quanto dos estudantes. É possível dizer que o contexto de emergência sanitária implicou no acréscimo de complexidade nas tarefas de ensino, demandando modificações significativas em relação à atuação e postura de docentes e alunos. Diante dessa realidade, este relato de experiência de cunho exploratório-descritivo busca refletir sobre a atuação como residente pedagógico/licenciando em música e inter-relacionar duas experiências vividas, uma na modalidade online e outra na modalidade híbrida (online e presencial simultaneamente). O relato abordou reflexões originadas nessas aulas como a presença da interdisciplinaridade, a relação com a Educação Musical, o domínio das tecnologias e a relação entre professor/aluno dentro do ensino remoto.application/pdfporPandemia : Covid 19Relato de experiênciaEducação musicalFormação de professoresReflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149765.pdf.txt001149765.pdf.txtExtracted Texttext/plain76007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248883/2/001149765.pdf.txt17ef388fa307591e096432a81bc74bb2MD52ORIGINAL001149765.pdfTexto completoapplication/pdf487076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248883/1/001149765.pdf216b1e051099b6751b3c02f5df7b5c1dMD5110183/2488832022-09-15 05:00:08.866912oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248883Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-15T08:00:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia |
title |
Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia Saraiva, Saulo Bentes Pandemia : Covid 19 Relato de experiência Educação musical Formação de professores |
title_short |
Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia |
title_full |
Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia |
title_sort |
Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia |
author |
Saraiva, Saulo Bentes |
author_facet |
Saraiva, Saulo Bentes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Saulo Bentes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, André De Cillo |
contributor_str_mv |
Rodrigues, André De Cillo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia : Covid 19 Relato de experiência Educação musical Formação de professores |
topic |
Pandemia : Covid 19 Relato de experiência Educação musical Formação de professores |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer reflexões a respeito das experiências do autor durante sua atuação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo esse, um programa de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Residência Pedagógica (RP) é um programa do ministério da educação que visa a formação de estudantes matriculados em Licenciaturas com o objetivo de prepará-los para a docência, estimulando sua prática no campo da educação básica. As ações previstas pelo programa foram impactadas pela pandemia global da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Covid-19, o que se refletiu no processo de ensino-aprendizagem tanto do ponto de vista dos professores quanto dos estudantes. É possível dizer que o contexto de emergência sanitária implicou no acréscimo de complexidade nas tarefas de ensino, demandando modificações significativas em relação à atuação e postura de docentes e alunos. Diante dessa realidade, este relato de experiência de cunho exploratório-descritivo busca refletir sobre a atuação como residente pedagógico/licenciando em música e inter-relacionar duas experiências vividas, uma na modalidade online e outra na modalidade híbrida (online e presencial simultaneamente). O relato abordou reflexões originadas nessas aulas como a presença da interdisciplinaridade, a relação com a Educação Musical, o domínio das tecnologias e a relação entre professor/aluno dentro do ensino remoto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-14T04:53:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248883 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001149765 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248883 |
identifier_str_mv |
001149765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248883/2/001149765.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248883/1/001149765.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17ef388fa307591e096432a81bc74bb2 216b1e051099b6751b3c02f5df7b5c1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224641097760768 |