Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Saulo Bentes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248883
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer reflexões a respeito das experiências do autor durante sua atuação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo esse, um programa de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Residência Pedagógica (RP) é um programa do ministério da educação que visa a formação de estudantes matriculados em Licenciaturas com o objetivo de prepará-los para a docência, estimulando sua prática no campo da educação básica. As ações previstas pelo programa foram impactadas pela pandemia global da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Covid-19, o que se refletiu no processo de ensino-aprendizagem tanto do ponto de vista dos professores quanto dos estudantes. É possível dizer que o contexto de emergência sanitária implicou no acréscimo de complexidade nas tarefas de ensino, demandando modificações significativas em relação à atuação e postura de docentes e alunos. Diante dessa realidade, este relato de experiência de cunho exploratório-descritivo busca refletir sobre a atuação como residente pedagógico/licenciando em música e inter-relacionar duas experiências vividas, uma na modalidade online e outra na modalidade híbrida (online e presencial simultaneamente). O relato abordou reflexões originadas nessas aulas como a presença da interdisciplinaridade, a relação com a Educação Musical, o domínio das tecnologias e a relação entre professor/aluno dentro do ensino remoto.
id UFRGS-2_64bd8b031a85cec579efeb4f773810c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248883
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saraiva, Saulo BentesRodrigues, André De Cillo2022-09-14T04:53:57Z2022http://hdl.handle.net/10183/248883001149765Esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer reflexões a respeito das experiências do autor durante sua atuação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo esse, um programa de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Residência Pedagógica (RP) é um programa do ministério da educação que visa a formação de estudantes matriculados em Licenciaturas com o objetivo de prepará-los para a docência, estimulando sua prática no campo da educação básica. As ações previstas pelo programa foram impactadas pela pandemia global da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Covid-19, o que se refletiu no processo de ensino-aprendizagem tanto do ponto de vista dos professores quanto dos estudantes. É possível dizer que o contexto de emergência sanitária implicou no acréscimo de complexidade nas tarefas de ensino, demandando modificações significativas em relação à atuação e postura de docentes e alunos. Diante dessa realidade, este relato de experiência de cunho exploratório-descritivo busca refletir sobre a atuação como residente pedagógico/licenciando em música e inter-relacionar duas experiências vividas, uma na modalidade online e outra na modalidade híbrida (online e presencial simultaneamente). O relato abordou reflexões originadas nessas aulas como a presença da interdisciplinaridade, a relação com a Educação Musical, o domínio das tecnologias e a relação entre professor/aluno dentro do ensino remoto.application/pdfporPandemia : Covid 19Relato de experiênciaEducação musicalFormação de professoresReflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149765.pdf.txt001149765.pdf.txtExtracted Texttext/plain76007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248883/2/001149765.pdf.txt17ef388fa307591e096432a81bc74bb2MD52ORIGINAL001149765.pdfTexto completoapplication/pdf487076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248883/1/001149765.pdf216b1e051099b6751b3c02f5df7b5c1dMD5110183/2488832022-09-15 05:00:08.866912oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248883Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-15T08:00:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
title Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
spellingShingle Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
Saraiva, Saulo Bentes
Pandemia : Covid 19
Relato de experiência
Educação musical
Formação de professores
title_short Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
title_full Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
title_fullStr Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
title_sort Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
author Saraiva, Saulo Bentes
author_facet Saraiva, Saulo Bentes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Saulo Bentes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André De Cillo
contributor_str_mv Rodrigues, André De Cillo
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia : Covid 19
Relato de experiência
Educação musical
Formação de professores
topic Pandemia : Covid 19
Relato de experiência
Educação musical
Formação de professores
description Esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer reflexões a respeito das experiências do autor durante sua atuação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo esse, um programa de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Residência Pedagógica (RP) é um programa do ministério da educação que visa a formação de estudantes matriculados em Licenciaturas com o objetivo de prepará-los para a docência, estimulando sua prática no campo da educação básica. As ações previstas pelo programa foram impactadas pela pandemia global da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Covid-19, o que se refletiu no processo de ensino-aprendizagem tanto do ponto de vista dos professores quanto dos estudantes. É possível dizer que o contexto de emergência sanitária implicou no acréscimo de complexidade nas tarefas de ensino, demandando modificações significativas em relação à atuação e postura de docentes e alunos. Diante dessa realidade, este relato de experiência de cunho exploratório-descritivo busca refletir sobre a atuação como residente pedagógico/licenciando em música e inter-relacionar duas experiências vividas, uma na modalidade online e outra na modalidade híbrida (online e presencial simultaneamente). O relato abordou reflexões originadas nessas aulas como a presença da interdisciplinaridade, a relação com a Educação Musical, o domínio das tecnologias e a relação entre professor/aluno dentro do ensino remoto.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-14T04:53:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248883
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149765
url http://hdl.handle.net/10183/248883
identifier_str_mv 001149765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248883/2/001149765.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248883/1/001149765.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 17ef388fa307591e096432a81bc74bb2
216b1e051099b6751b3c02f5df7b5c1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224641097760768