As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo Alexandro [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90992
Resumo: No presente trabalho, tendo por auxílio fundamental a Etnomatemática, foi possível reaver um capítulo do conhecimento matemático de uma das tribos indígenas do Brasil, ou seja, dos Kalapalo do Alto Xingu. Os livros de história, as grandes enciclopédias e os mais variados trabalhos etnográficos do Brasil são possuidores de uma vasta quantidade de informações a respeito dos povos indígenas que, aqui habitam desde muito antes do início da colonização do território nacional brasileiro. A história dos índios brasileiros pós-invasão nos revela uma progressiva diminuição quantitativa, facilmente visualizada na atual situação destes grupos nacionais que passaram a ser marginalizados. Com o desrespeito da cultura destes povos, também são desrespeitados muitos dos seus conhecimentos, estruturas e sistematizações, além dos seus pensamentos matemáticos, que são detectados normalmente nos seus afazeres diários. A partir de um levantamento bibliográfico, foi alcançada uma interpretação para o seu sistema de numeração, sendo possível listar uma parte dos seus primeiros números. Este feito se deu com um profundo estudo das histórias e dos mitos dos Kalapalo, evidenciando desta forma, que índios brasileiros podem e contam muito além do que um, dois ou muitos.
id UNSP_f68914918bf0e480128421349076678c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90992
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficosMatemática - Estudo e ensinoConhecimentos indígenasEtnomatemáticaEducação matemáticaÍndios KalapaloIndigenous knowledgeEtnomathematicsMathematical educationNo presente trabalho, tendo por auxílio fundamental a Etnomatemática, foi possível reaver um capítulo do conhecimento matemático de uma das tribos indígenas do Brasil, ou seja, dos Kalapalo do Alto Xingu. Os livros de história, as grandes enciclopédias e os mais variados trabalhos etnográficos do Brasil são possuidores de uma vasta quantidade de informações a respeito dos povos indígenas que, aqui habitam desde muito antes do início da colonização do território nacional brasileiro. A história dos índios brasileiros pós-invasão nos revela uma progressiva diminuição quantitativa, facilmente visualizada na atual situação destes grupos nacionais que passaram a ser marginalizados. Com o desrespeito da cultura destes povos, também são desrespeitados muitos dos seus conhecimentos, estruturas e sistematizações, além dos seus pensamentos matemáticos, que são detectados normalmente nos seus afazeres diários. A partir de um levantamento bibliográfico, foi alcançada uma interpretação para o seu sistema de numeração, sendo possível listar uma parte dos seus primeiros números. Este feito se deu com um profundo estudo das histórias e dos mitos dos Kalapalo, evidenciando desta forma, que índios brasileiros podem e contam muito além do que um, dois ou muitos.In the current work, having as a fundamental help the Etnomathematics, it was possible to review a chapter of the mathematical knowledge from one of the Brazilian indigenous tribes, in other words, the Kalapalo from the Upper Xingu. History books, great encyclopedias and the most varied etnographic works from Brazil possess a vast amount of information concerning the indigenous people that have been living here since before the beginning of the colonization of the Brazilian territory. The post-invasion history of the Brazilian indians have shown a progressive quantitative decrease that can be easily visualized in the current situation of these national groups which have become marginalized. With the disrespect to these people's culture, plenty of their knowledge, structures and systematization are also being disrespected, besides their mathematical thoughts which are normally detected in their daily lives. From a bibliographic study an interpretation to their numeration system was reached and then, it was possible to make a list of their first numbers. This could be done due to a deep study of the stories and myths of the Kalapalo. This way, it was enlightened that the Brazilian indians can count and really go far beyond counting: one, two or a lot.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Rodrigo Alexandro [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2005-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 f. : il., tabs., fots.application/pdfRODRIGUES, Rodrigo Alexandro. As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos. 2005. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90992000323894rodrigues_ra_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-10T06:15:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90992Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:41.889483Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos
title As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos
spellingShingle As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos
Rodrigues, Rodrigo Alexandro [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Conhecimentos indígenas
Etnomatemática
Educação matemática
Índios Kalapalo
Indigenous knowledge
Etnomathematics
Mathematical education
title_short As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos
title_full As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos
title_fullStr As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos
title_full_unstemmed As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos
title_sort As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos
author Rodrigues, Rodrigo Alexandro [UNESP]
author_facet Rodrigues, Rodrigo Alexandro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rodrigo Alexandro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Conhecimentos indígenas
Etnomatemática
Educação matemática
Índios Kalapalo
Indigenous knowledge
Etnomathematics
Mathematical education
topic Matemática - Estudo e ensino
Conhecimentos indígenas
Etnomatemática
Educação matemática
Índios Kalapalo
Indigenous knowledge
Etnomathematics
Mathematical education
description No presente trabalho, tendo por auxílio fundamental a Etnomatemática, foi possível reaver um capítulo do conhecimento matemático de uma das tribos indígenas do Brasil, ou seja, dos Kalapalo do Alto Xingu. Os livros de história, as grandes enciclopédias e os mais variados trabalhos etnográficos do Brasil são possuidores de uma vasta quantidade de informações a respeito dos povos indígenas que, aqui habitam desde muito antes do início da colonização do território nacional brasileiro. A história dos índios brasileiros pós-invasão nos revela uma progressiva diminuição quantitativa, facilmente visualizada na atual situação destes grupos nacionais que passaram a ser marginalizados. Com o desrespeito da cultura destes povos, também são desrespeitados muitos dos seus conhecimentos, estruturas e sistematizações, além dos seus pensamentos matemáticos, que são detectados normalmente nos seus afazeres diários. A partir de um levantamento bibliográfico, foi alcançada uma interpretação para o seu sistema de numeração, sendo possível listar uma parte dos seus primeiros números. Este feito se deu com um profundo estudo das histórias e dos mitos dos Kalapalo, evidenciando desta forma, que índios brasileiros podem e contam muito além do que um, dois ou muitos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-21
2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Rodrigo Alexandro. As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos. 2005. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/90992
000323894
rodrigues_ra_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv RODRIGUES, Rodrigo Alexandro. As ticas de matema dos índios Kalapalo: uma interpretação de estudos etnográficos. 2005. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
000323894
rodrigues_ra_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/90992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f. : il., tabs., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129136103784448