Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Leonardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243847
Resumo: Atualmente, mais de 23% dos adultos e 80% dos adolescentes não praticam atividade física suficiente. Quando estabelecidas de forma precoce, os costumes relativos à atividade física saudável, o sedentarismo e os hábitos de sono ajudam a moldar hábitos através da infância, adolescência e idade adulta. Poucos estudos tratam sobre o tema de saúde na escola com a participação e envolvimento da família. Este estudo objetivou identificar e analisar os estudos produzidos no cenário brasileiro acerca das Escolas Promotoras de Saúde, com um olhar centrado na participação das famílias promovendo hábitos saudáveis. O estudo conta com o mapeamento da literatura a partir de um levantamento de teses e dissertações sobre hábitos saudáveis na escola publicados entre 2015 e 2020. Como resultados, foram identificados 12 estudos que abordam tanto a saúde como a família. Entre os temas mais trabalhados, foram identificados aspectos de analisas e discussão sobre o Programa Saúde na Escola, educação sexual, saúde bucal e práticas de autocuidado. Foram encontrados resultados que evidenciam estratégias e ações que as famílias são incluídas, participação da família e aspectos que dificultaram ou facilitaram a inclusão dentro das intervenções na escola. As dificuldades relatadas nesses projetos se referiram ao observou-se a questão da compreensão conceitual de saúde, a participação da família em atividades e propostas na escola, transferência dos cuidados dos filhos para a escola, falta de ações específicas para a participação dos pais e a falta de participação dos pais na vida dos filhos, enquanto aspectos facilitadores da realização desses projetos foram identificados a mudança de concepção sobre saúde por parte dos envolvidos nos projetos, o envolvimento da família, o papel das crianças como vetores de propagação de informações e cuidados sobre saúde e o papel dos pares (colegas) na difusão e influência para a participação em projetos e atividades voltadas à saúde na escola.
id UNSP_f6a41927fe6f45b19bdd4660f226b7df
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243847
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a famíliaMapping of brazilian studies on the health promoting school: a cross-section of studies on the familyEscola promotora de saúdePrograma saúde na escolaFamíliaPaisResponsáveisHealth promoting schoolFamilyParentsResponsibleSchool health programAtualmente, mais de 23% dos adultos e 80% dos adolescentes não praticam atividade física suficiente. Quando estabelecidas de forma precoce, os costumes relativos à atividade física saudável, o sedentarismo e os hábitos de sono ajudam a moldar hábitos através da infância, adolescência e idade adulta. Poucos estudos tratam sobre o tema de saúde na escola com a participação e envolvimento da família. Este estudo objetivou identificar e analisar os estudos produzidos no cenário brasileiro acerca das Escolas Promotoras de Saúde, com um olhar centrado na participação das famílias promovendo hábitos saudáveis. O estudo conta com o mapeamento da literatura a partir de um levantamento de teses e dissertações sobre hábitos saudáveis na escola publicados entre 2015 e 2020. Como resultados, foram identificados 12 estudos que abordam tanto a saúde como a família. Entre os temas mais trabalhados, foram identificados aspectos de analisas e discussão sobre o Programa Saúde na Escola, educação sexual, saúde bucal e práticas de autocuidado. Foram encontrados resultados que evidenciam estratégias e ações que as famílias são incluídas, participação da família e aspectos que dificultaram ou facilitaram a inclusão dentro das intervenções na escola. As dificuldades relatadas nesses projetos se referiram ao observou-se a questão da compreensão conceitual de saúde, a participação da família em atividades e propostas na escola, transferência dos cuidados dos filhos para a escola, falta de ações específicas para a participação dos pais e a falta de participação dos pais na vida dos filhos, enquanto aspectos facilitadores da realização desses projetos foram identificados a mudança de concepção sobre saúde por parte dos envolvidos nos projetos, o envolvimento da família, o papel das crianças como vetores de propagação de informações e cuidados sobre saúde e o papel dos pares (colegas) na difusão e influência para a participação em projetos e atividades voltadas à saúde na escola.Nowadays, more than 23% of adults and 80% of adolescents do not practice enough physical activity. When established early, habits related to healthy physical activity, physical inactivity and sleeping habits help to shape habits through childhood, adolescence, and adulthood. Few studies address the issue of health at school with the participation and involvement of the family. This study aimed to identify and analyze the studies produced in the Brazilian scenario about Health Promoting Schools, with a focus on the participation of families promoting healthy habits. The study relies on mapping the literature from a survey of theses and dissertations on healthy habits in school published between 2015 and 2020. As a result, 12 studies were identified that address both health and family. Among the most developed themes, aspects of analysis and discussion about the Health at School Program, sexual education, oral health and self-care practices were identified. The results show strategies and actions that families are included, family participation and aspects that hindered or facilitated inclusion within school interventions. The difficulties reported in these projects referred to the issue of conceptual understanding of health, the participation of the family in activities and proposals at school, the transfer of children's care to school, the lack of specific actions for the participation of parents and the lack of parental participation in the lives of children, while facilitating aspects of carrying out these projects, the change in conception of health by those involved in the projects was identified, family involvement, the role of children as vectors for the spread of information and care about health and the role of peers (colleagues) in disseminating and influencing participation in health-related projects and activities at school.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Leonardo2023-06-01T12:25:22Z2023-06-01T12:25:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243847porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:30:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243847Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:46.528570Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a família
Mapping of brazilian studies on the health promoting school: a cross-section of studies on the family
title Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a família
spellingShingle Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a família
Ribeiro, Leonardo
Escola promotora de saúde
Programa saúde na escola
Família
Pais
Responsáveis
Health promoting school
Family
Parents
Responsible
School health program
title_short Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a família
title_full Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a família
title_fullStr Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a família
title_full_unstemmed Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a família
title_sort Mapeamento de estudos brasileiros sobre a escola promotora de saúde: um recorte de estudos sobre a família
author Ribeiro, Leonardo
author_facet Ribeiro, Leonardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola promotora de saúde
Programa saúde na escola
Família
Pais
Responsáveis
Health promoting school
Family
Parents
Responsible
School health program
topic Escola promotora de saúde
Programa saúde na escola
Família
Pais
Responsáveis
Health promoting school
Family
Parents
Responsible
School health program
description Atualmente, mais de 23% dos adultos e 80% dos adolescentes não praticam atividade física suficiente. Quando estabelecidas de forma precoce, os costumes relativos à atividade física saudável, o sedentarismo e os hábitos de sono ajudam a moldar hábitos através da infância, adolescência e idade adulta. Poucos estudos tratam sobre o tema de saúde na escola com a participação e envolvimento da família. Este estudo objetivou identificar e analisar os estudos produzidos no cenário brasileiro acerca das Escolas Promotoras de Saúde, com um olhar centrado na participação das famílias promovendo hábitos saudáveis. O estudo conta com o mapeamento da literatura a partir de um levantamento de teses e dissertações sobre hábitos saudáveis na escola publicados entre 2015 e 2020. Como resultados, foram identificados 12 estudos que abordam tanto a saúde como a família. Entre os temas mais trabalhados, foram identificados aspectos de analisas e discussão sobre o Programa Saúde na Escola, educação sexual, saúde bucal e práticas de autocuidado. Foram encontrados resultados que evidenciam estratégias e ações que as famílias são incluídas, participação da família e aspectos que dificultaram ou facilitaram a inclusão dentro das intervenções na escola. As dificuldades relatadas nesses projetos se referiram ao observou-se a questão da compreensão conceitual de saúde, a participação da família em atividades e propostas na escola, transferência dos cuidados dos filhos para a escola, falta de ações específicas para a participação dos pais e a falta de participação dos pais na vida dos filhos, enquanto aspectos facilitadores da realização desses projetos foram identificados a mudança de concepção sobre saúde por parte dos envolvidos nos projetos, o envolvimento da família, o papel das crianças como vetores de propagação de informações e cuidados sobre saúde e o papel dos pares (colegas) na difusão e influência para a participação em projetos e atividades voltadas à saúde na escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-06-01T12:25:22Z
2023-06-01T12:25:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243847
url http://hdl.handle.net/11449/243847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129564260433920