Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perinelli Neto, Humberto [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Paziani, Rodrigo Ribeiro, Mello, Rafael Cardoso de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505
http://hdl.handle.net/11449/107432
Resumo: Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.
id UNSP_f6dabd2d2c133a3595ac3c4862031381
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107432
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do localHistóriaEducaçãoComunicaçãoPrática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-históriaEste artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.IBILCE/UNESPFundação Educacional de FernandópolisFABAN/UNIESPIBILCE/UNESPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fundação Educacional de FernandópolisFABAN/UNIESPPerinelli Neto, Humberto [UNESP]Paziani, Rodrigo RibeiroMello, Rafael Cardoso de2014-06-24T19:54:08Z2014-06-24T19:54:08Z2012-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 56-79.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107432ISSN1981-8106-2012-22-39-56-79.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T06:11:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:13:00.975739Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
spellingShingle Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
Perinelli Neto, Humberto [UNESP]
História
Educação
Comunicação
Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história
title_short Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title_full Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title_fullStr Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title_full_unstemmed Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title_sort Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
author Perinelli Neto, Humberto [UNESP]
author_facet Perinelli Neto, Humberto [UNESP]
Paziani, Rodrigo Ribeiro
Mello, Rafael Cardoso de
author_role author
author2 Paziani, Rodrigo Ribeiro
Mello, Rafael Cardoso de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Fundação Educacional de Fernandópolis
FABAN/UNIESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Perinelli Neto, Humberto [UNESP]
Paziani, Rodrigo Ribeiro
Mello, Rafael Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação
Comunicação
Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história
topic História
Educação
Comunicação
Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história
description Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-13
2014-06-24T19:54:08Z
2014-06-24T19:54:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 56-79.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107432
ISSN1981-8106-2012-22-39-56-79.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505
http://hdl.handle.net/11449/107432
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 56-79.
1981-8106
ISSN1981-8106-2012-22-39-56-79.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128908913016832