Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História. |
id |
UNESP-7_ca8a80c74e9d0bba383f1b83c94c27e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4505 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do localPrática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história.Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 56 - 79Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 56 - 79Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 56 - 791981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505/4342Perinelli Neto, HumbertoPaziani, Rodrigo RibeiroMello, Rafael Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-15T19:17:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4505Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-05-15T19:17:02EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local |
title |
Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local |
spellingShingle |
Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local Perinelli Neto, Humberto Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história. |
title_short |
Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local |
title_full |
Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local |
title_fullStr |
Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local |
title_sort |
Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local |
author |
Perinelli Neto, Humberto |
author_facet |
Perinelli Neto, Humberto Paziani, Rodrigo Ribeiro Mello, Rafael Cardoso de |
author_role |
author |
author2 |
Paziani, Rodrigo Ribeiro Mello, Rafael Cardoso de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perinelli Neto, Humberto Paziani, Rodrigo Ribeiro Mello, Rafael Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história. |
topic |
Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história. |
description |
Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505/4342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 56 - 79 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 56 - 79 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 56 - 79 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811418226688 |