Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/149971 |
Resumo: | A intenção desta pesquisa foi compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, nas séries que correspondem aos atuais ensinos fundamental e médio, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática neste estado. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, produzindo e analisando vinte narrativas e documentos acessados em arquivos públicos e privados. Seguindo uma perspectiva transdisciplinar, elaboramos compreensões sobre o processo “formação de professores de matemática” e constituímos narrativas segundo três disposições distintas mas interconectadas: a análise narrativa de narrativas, a análise de singularidades e a análise de convergências. O texto final desse movimento de pesquisa tem um estilo alternativo que pretende dialogar com as teorizações feitas. |
id |
UNSP_f6e4429319dfce99fdb8227b3da0ebf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/149971 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do NorteIf a traveler ... Paths and histories about the formation of mathematics teachers in Rio Grande do NorteNarrativasSingularidadesHistória oralMetodologia de pesquisaHistória da educação matemáticaNarrativesSingularitiesOral historyResearch metodologyHistory of Mathematics EducationA intenção desta pesquisa foi compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, nas séries que correspondem aos atuais ensinos fundamental e médio, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática neste estado. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, produzindo e analisando vinte narrativas e documentos acessados em arquivos públicos e privados. Seguindo uma perspectiva transdisciplinar, elaboramos compreensões sobre o processo “formação de professores de matemática” e constituímos narrativas segundo três disposições distintas mas interconectadas: a análise narrativa de narrativas, a análise de singularidades e a análise de convergências. O texto final desse movimento de pesquisa tem um estilo alternativo que pretende dialogar com as teorizações feitas.The intention of this doctoral thesis is to sketch, from oral and written sources, some historical versions about the process in which Brazilian teachers from the state of Rio Grande do Norte were formed to teach in secondary schooling system. Our main methodological guide was given by Oral History and our research sources were, basically, twenty narratives and a set of written documents collected in public and particular archives. From these sources, following a transdisciplinary framework and three distinct bur interconnected analytical perspectives – the so called narrative analysis of narratives, the analysis of singularities and the analysis of convergences –, it was possible to build a comprehensive discourse on ”Math teachers formation” and, particularly, on “Math teachers formation in Rio Grande do Norte”. The final report composition follows an alternative style in order to emphasize the theorization that underlies all the research process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2014/05379-0CAPES: BEX 10083/14-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP]2017-03-28T19:11:11Z2017-03-28T19:11:11Z2017-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14997100088299733004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:09:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:40.977117Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte If a traveler ... Paths and histories about the formation of mathematics teachers in Rio Grande do Norte |
title |
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte |
spellingShingle |
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP] Narrativas Singularidades História oral Metodologia de pesquisa História da educação matemática Narratives Singularities Oral history Research metodology History of Mathematics Education |
title_short |
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte |
title_full |
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte |
title_sort |
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte |
author |
Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP] |
author_facet |
Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Singularidades História oral Metodologia de pesquisa História da educação matemática Narratives Singularities Oral history Research metodology History of Mathematics Education |
topic |
Narrativas Singularidades História oral Metodologia de pesquisa História da educação matemática Narratives Singularities Oral history Research metodology History of Mathematics Education |
description |
A intenção desta pesquisa foi compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, nas séries que correspondem aos atuais ensinos fundamental e médio, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática neste estado. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, produzindo e analisando vinte narrativas e documentos acessados em arquivos públicos e privados. Seguindo uma perspectiva transdisciplinar, elaboramos compreensões sobre o processo “formação de professores de matemática” e constituímos narrativas segundo três disposições distintas mas interconectadas: a análise narrativa de narrativas, a análise de singularidades e a análise de convergências. O texto final desse movimento de pesquisa tem um estilo alternativo que pretende dialogar com as teorizações feitas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-28T19:11:11Z 2017-03-28T19:11:11Z 2017-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/149971 000882997 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/149971 |
identifier_str_mv |
000882997 33004137031P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128504084037632 |