Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149971
Resumo: A intenção desta pesquisa foi compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, nas séries que correspondem aos atuais ensinos fundamental e médio, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática neste estado. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, produzindo e analisando vinte narrativas e documentos acessados em arquivos públicos e privados. Seguindo uma perspectiva transdisciplinar, elaboramos compreensões sobre o processo “formação de professores de matemática” e constituímos narrativas segundo três disposições distintas mas interconectadas: a análise narrativa de narrativas, a análise de singularidades e a análise de convergências. O texto final desse movimento de pesquisa tem um estilo alternativo que pretende dialogar com as teorizações feitas.
id UNSP_f6e4429319dfce99fdb8227b3da0ebf0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/149971
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do NorteIf a traveler ... Paths and histories about the formation of mathematics teachers in Rio Grande do NorteNarrativasSingularidadesHistória oralMetodologia de pesquisaHistória da educação matemáticaNarrativesSingularitiesOral historyResearch metodologyHistory of Mathematics EducationA intenção desta pesquisa foi compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, nas séries que correspondem aos atuais ensinos fundamental e médio, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática neste estado. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, produzindo e analisando vinte narrativas e documentos acessados em arquivos públicos e privados. Seguindo uma perspectiva transdisciplinar, elaboramos compreensões sobre o processo “formação de professores de matemática” e constituímos narrativas segundo três disposições distintas mas interconectadas: a análise narrativa de narrativas, a análise de singularidades e a análise de convergências. O texto final desse movimento de pesquisa tem um estilo alternativo que pretende dialogar com as teorizações feitas.The intention of this doctoral thesis is to sketch, from oral and written sources, some historical versions about the process in which Brazilian teachers from the state of Rio Grande do Norte were formed to teach in secondary schooling system. Our main methodological guide was given by Oral History and our research sources were, basically, twenty narratives and a set of written documents collected in public and particular archives. From these sources, following a transdisciplinary framework and three distinct bur interconnected analytical perspectives – the so called narrative analysis of narratives, the analysis of singularities and the analysis of convergences –, it was possible to build a comprehensive discourse on ”Math teachers formation” and, particularly, on “Math teachers formation in Rio Grande do Norte”. The final report composition follows an alternative style in order to emphasize the theorization that underlies all the research process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2014/05379-0CAPES: BEX 10083/14-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP]2017-03-28T19:11:11Z2017-03-28T19:11:11Z2017-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14997100088299733004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:09:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:40.977117Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
If a traveler ... Paths and histories about the formation of mathematics teachers in Rio Grande do Norte
title Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
spellingShingle Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP]
Narrativas
Singularidades
História oral
Metodologia de pesquisa
História da educação matemática
Narratives
Singularities
Oral history
Research metodology
History of Mathematics Education
title_short Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
title_full Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
title_fullStr Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
title_sort Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte
author Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP]
author_facet Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Marcelo Bezerra de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Singularidades
História oral
Metodologia de pesquisa
História da educação matemática
Narratives
Singularities
Oral history
Research metodology
History of Mathematics Education
topic Narrativas
Singularidades
História oral
Metodologia de pesquisa
História da educação matemática
Narratives
Singularities
Oral history
Research metodology
History of Mathematics Education
description A intenção desta pesquisa foi compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, nas séries que correspondem aos atuais ensinos fundamental e médio, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática neste estado. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, produzindo e analisando vinte narrativas e documentos acessados em arquivos públicos e privados. Seguindo uma perspectiva transdisciplinar, elaboramos compreensões sobre o processo “formação de professores de matemática” e constituímos narrativas segundo três disposições distintas mas interconectadas: a análise narrativa de narrativas, a análise de singularidades e a análise de convergências. O texto final desse movimento de pesquisa tem um estilo alternativo que pretende dialogar com as teorizações feitas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-28T19:11:11Z
2017-03-28T19:11:11Z
2017-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/149971
000882997
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/149971
identifier_str_mv 000882997
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128504084037632