Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orti, Natália Pinheiro [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carrara, Kester [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/779
http://hdl.handle.net/11449/114652
Resumo: There have been many researchers dedicating themselves to analyze behavior to get solutions to social problems. The practice of childhood sedentary lifestyle is a complex problem that evokes a public health concern. This article exposes a work field in which researches identify, describe and analyze verbal reports about effective contingencies at school. It introduces the practices of three teachers of physical education and their 62 students. The results suggest that actions that can support public policies toward mitigating health risks.
id UNSP_f6ecdaacddea219f8c0243b13d7ce0a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114652
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantilEducación física y el sedentarismo en la niñez: un análisis conductualChildhood sedentary lifestyle and physical education at school: a behavioral analysisSedentarismoEducação física escolarMetacontingênciasPráticas culturaisThere have been many researchers dedicating themselves to analyze behavior to get solutions to social problems. The practice of childhood sedentary lifestyle is a complex problem that evokes a public health concern. This article exposes a work field in which researches identify, describe and analyze verbal reports about effective contingencies at school. It introduces the practices of three teachers of physical education and their 62 students. The results suggest that actions that can support public policies toward mitigating health risks.Cada vez mais, pesquisadores vêm se dedicando à análise do comportamento com o propósito de propiciar soluções para problemas sociais complexos. Entre estes, encontra-se o sedentarismo infantil, cuja prática é considerada um problema de saúde pública. Com o objetivo de identificar, descrever e analisar contingências a partir de relatos verbais no contexto da educação física escolar, expõe-se, neste artigo, uma pesquisa desenvolvida com três professores de educação física e seus 62 alunos. O resultado obtido introduz sugere a adoção de ações efetivas que podem nortear políticas públicas voltadas para a redução de riscos à saúde.Los investigadores se dedican cada vez más al Análisis del Comportamiento a fin de indicar soluciones a problemas sociales complejos. Entre éstos, se encuentra el sedentarismo infantil, cuya práctica es considerada un problema de salud pública. Con el objetivo de identificar, describir y analizar contingencias desde relatos verbales en el contexto de la educación física escolar, se expone, en este artículo, una investigación hecha a tres maestros y sus 62 pupilos. El resultado obtenido sugiere la adopción de medidas eficaces que pueden orientar las políticas públicas compartidas para reducir los riesgos de salud.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Orti, Natália Pinheiro [UNESP]Carrara, Kester [UNESP]2015-02-24T13:57:17Z2015-02-24T13:57:17Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article01-20application/pdfhttp://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/779Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 64, n. 3, p. 1-20, 2012.1809-5267http://hdl.handle.net/11449/114652ISSN18095267-2012-64-03-01-20.pdf4654377716651363Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporArquivos Brasileiros de Psicologia0,196info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114652Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:19:39.848056Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil
Educación física y el sedentarismo en la niñez: un análisis conductual
Childhood sedentary lifestyle and physical education at school: a behavioral analysis
title Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil
spellingShingle Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil
Orti, Natália Pinheiro [UNESP]
Sedentarismo
Educação física escolar
Metacontingências
Práticas culturais
title_short Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil
title_full Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil
title_fullStr Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil
title_full_unstemmed Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil
title_sort Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil
author Orti, Natália Pinheiro [UNESP]
author_facet Orti, Natália Pinheiro [UNESP]
Carrara, Kester [UNESP]
author_role author
author2 Carrara, Kester [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Orti, Natália Pinheiro [UNESP]
Carrara, Kester [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sedentarismo
Educação física escolar
Metacontingências
Práticas culturais
topic Sedentarismo
Educação física escolar
Metacontingências
Práticas culturais
description There have been many researchers dedicating themselves to analyze behavior to get solutions to social problems. The practice of childhood sedentary lifestyle is a complex problem that evokes a public health concern. This article exposes a work field in which researches identify, describe and analyze verbal reports about effective contingencies at school. It introduces the practices of three teachers of physical education and their 62 students. The results suggest that actions that can support public policies toward mitigating health risks.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:17Z
2015-02-24T13:57:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/779
Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 64, n. 3, p. 1-20, 2012.
1809-5267
http://hdl.handle.net/11449/114652
ISSN18095267-2012-64-03-01-20.pdf
4654377716651363
url http://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/779
http://hdl.handle.net/11449/114652
identifier_str_mv Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 64, n. 3, p. 1-20, 2012.
1809-5267
ISSN18095267-2012-64-03-01-20.pdf
4654377716651363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Psicologia
0,196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 01-20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128920333058048