Problematização do tempo na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Ana Lara [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cyrino, Marina [UNESP], Jutkoski, Marina [UNESP], Camargo, Marilena Ap. Jorge Guedes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4282
http://hdl.handle.net/11449/107435
Resumo: O tempo como categoria imprescindível a ser discutida e pensada nas instituições escolares faz parte da temática central do presente artigo. A distinção entre instituições escolares e educacionais faz-se importante para as reflexões propostas: por instituições escolares entende-se as escolas, foco deste artigo, como dito, e por instituições educacionais toda instituição que se preste à educação do indivíduo, como a família. Sob essa perspectiva, discutimos o referido conceito abordando diferentes faces que o compõem: a instituição escolar e a instituição educacional; o tempo cronológico e o tempo vivido; o tempo oculto das escolas; o tempo de aprendizagem do aluno e o tempo de ensino do professor. As reflexões realizadas perpassam os seguintes questionamentos: Como poderíamos reconfigurar o tempo na escola com relação ao tempo determinado pela sociedade? Poderíamos pensar a escola sem o controle rígido do tempo cronológico? Se constata que não é possível deduzir unilateralmente o tempo da escola, nem a escola do tempo, por isso, um primeiro passo para cogitar uma outra possibilidade de organização desse no espaço escolar seria repensá-lo enquanto referência única na/para a sociedade de maneira geral. Assim, viu-se que o controle do ritmo em que as coisas devem acontecer é reflexo da organização que o homem quer ter a todo o momento, sob auspício do tempo cronológico. Em face das reflexões realizadas conclui-se que os alunos e professores “reféns” de um tempo programático e condensado têm dificuldade em superar essa lógica na rotina do espaço escolar.
id UNSP_f7150fd32aa664bc0c30acf7c57776b2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107435
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Problematização do tempo na escolaEducaçãoinstitucionaltempo do professortempo do alunoO tempo como categoria imprescindível a ser discutida e pensada nas instituições escolares faz parte da temática central do presente artigo. A distinção entre instituições escolares e educacionais faz-se importante para as reflexões propostas: por instituições escolares entende-se as escolas, foco deste artigo, como dito, e por instituições educacionais toda instituição que se preste à educação do indivíduo, como a família. Sob essa perspectiva, discutimos o referido conceito abordando diferentes faces que o compõem: a instituição escolar e a instituição educacional; o tempo cronológico e o tempo vivido; o tempo oculto das escolas; o tempo de aprendizagem do aluno e o tempo de ensino do professor. As reflexões realizadas perpassam os seguintes questionamentos: Como poderíamos reconfigurar o tempo na escola com relação ao tempo determinado pela sociedade? Poderíamos pensar a escola sem o controle rígido do tempo cronológico? Se constata que não é possível deduzir unilateralmente o tempo da escola, nem a escola do tempo, por isso, um primeiro passo para cogitar uma outra possibilidade de organização desse no espaço escolar seria repensá-lo enquanto referência única na/para a sociedade de maneira geral. Assim, viu-se que o controle do ritmo em que as coisas devem acontecer é reflexo da organização que o homem quer ter a todo o momento, sob auspício do tempo cronológico. Em face das reflexões realizadas conclui-se que os alunos e professores “reféns” de um tempo programático e condensado têm dificuldade em superar essa lógica na rotina do espaço escolar.Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESPUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casagrande, Ana Lara [UNESP]Cyrino, Marina [UNESP]Jutkoski, Marina [UNESP]Camargo, Marilena Ap. Jorge Guedes [UNESP]2014-06-24T19:54:08Z2014-06-24T19:54:08Z2012-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4282Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 41, 2012, p. 101-123.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107435ISSN1981-8106-2012-22-41-101-123.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-11T06:16:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107435Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:16:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematização do tempo na escola
title Problematização do tempo na escola
spellingShingle Problematização do tempo na escola
Casagrande, Ana Lara [UNESP]
Educação
institucional
tempo do professor
tempo do aluno
title_short Problematização do tempo na escola
title_full Problematização do tempo na escola
title_fullStr Problematização do tempo na escola
title_full_unstemmed Problematização do tempo na escola
title_sort Problematização do tempo na escola
author Casagrande, Ana Lara [UNESP]
author_facet Casagrande, Ana Lara [UNESP]
Cyrino, Marina [UNESP]
Jutkoski, Marina [UNESP]
Camargo, Marilena Ap. Jorge Guedes [UNESP]
author_role author
author2 Cyrino, Marina [UNESP]
Jutkoski, Marina [UNESP]
Camargo, Marilena Ap. Jorge Guedes [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Ana Lara [UNESP]
Cyrino, Marina [UNESP]
Jutkoski, Marina [UNESP]
Camargo, Marilena Ap. Jorge Guedes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
institucional
tempo do professor
tempo do aluno
topic Educação
institucional
tempo do professor
tempo do aluno
description O tempo como categoria imprescindível a ser discutida e pensada nas instituições escolares faz parte da temática central do presente artigo. A distinção entre instituições escolares e educacionais faz-se importante para as reflexões propostas: por instituições escolares entende-se as escolas, foco deste artigo, como dito, e por instituições educacionais toda instituição que se preste à educação do indivíduo, como a família. Sob essa perspectiva, discutimos o referido conceito abordando diferentes faces que o compõem: a instituição escolar e a instituição educacional; o tempo cronológico e o tempo vivido; o tempo oculto das escolas; o tempo de aprendizagem do aluno e o tempo de ensino do professor. As reflexões realizadas perpassam os seguintes questionamentos: Como poderíamos reconfigurar o tempo na escola com relação ao tempo determinado pela sociedade? Poderíamos pensar a escola sem o controle rígido do tempo cronológico? Se constata que não é possível deduzir unilateralmente o tempo da escola, nem a escola do tempo, por isso, um primeiro passo para cogitar uma outra possibilidade de organização desse no espaço escolar seria repensá-lo enquanto referência única na/para a sociedade de maneira geral. Assim, viu-se que o controle do ritmo em que as coisas devem acontecer é reflexo da organização que o homem quer ter a todo o momento, sob auspício do tempo cronológico. Em face das reflexões realizadas conclui-se que os alunos e professores “reféns” de um tempo programático e condensado têm dificuldade em superar essa lógica na rotina do espaço escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-07
2014-06-24T19:54:08Z
2014-06-24T19:54:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4282
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 41, 2012, p. 101-123.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107435
ISSN1981-8106-2012-22-41-101-123.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4282
http://hdl.handle.net/11449/107435
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 41, 2012, p. 101-123.
1981-8106
ISSN1981-8106-2012-22-41-101-123.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964901004804096