A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miller, Débora Maria de Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/87005
Resumo: Durante o desenvolvimento da civilização humana surgiram os mais variados estilos de representação visual e, de acordo com os registros de História da Arte, as primeiras imagens criadas pelo homem encontram-se gravadas em paredes e tetos de cavernas. A evolução da sociedade possibilitou o surgimento de diversas culturas cujos padrões de representação visual ainda influenciam as criações artísticas da atualidade. Movimentos com o Renascimento, o Impressionismo e o Cubismo, revolucionaram os conceitos relacionados à produção de obras de arte, bem como inseriram novas técnicas e materiais, amplamente explorados até os dias atuais. Durante a segunda metade do século XX, o computador eletrônico e a computação gráfica revolucionaram os conceitos e os processos artístico-criativos, bem como os paradigmas até então utilizados para a definição do que poderia ser considerada uma obra de arte. Através de uma descoberta pessoal, experimentei uma nova mídia com o objetivo de descobrir suas possibilidades técnicas e explorá-las na criação de uma obra artística digital. Paralelamente, busquei descobrir quais as modificações que se sucederam em relação à produção de imagens após o surgimento da computação gráfica e de maneira o artista plástico que utiliza uma mídia digital idealiza, percebe, interpreta e concretiza suas obras.
id UNSP_f72b02c56a4c019619c16722b46fd98c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/87005
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digitalArte - HistoriaComputação gráficaCriatividadeRepresentação visualTabletComputer graphicsDurante o desenvolvimento da civilização humana surgiram os mais variados estilos de representação visual e, de acordo com os registros de História da Arte, as primeiras imagens criadas pelo homem encontram-se gravadas em paredes e tetos de cavernas. A evolução da sociedade possibilitou o surgimento de diversas culturas cujos padrões de representação visual ainda influenciam as criações artísticas da atualidade. Movimentos com o Renascimento, o Impressionismo e o Cubismo, revolucionaram os conceitos relacionados à produção de obras de arte, bem como inseriram novas técnicas e materiais, amplamente explorados até os dias atuais. Durante a segunda metade do século XX, o computador eletrônico e a computação gráfica revolucionaram os conceitos e os processos artístico-criativos, bem como os paradigmas até então utilizados para a definição do que poderia ser considerada uma obra de arte. Através de uma descoberta pessoal, experimentei uma nova mídia com o objetivo de descobrir suas possibilidades técnicas e explorá-las na criação de uma obra artística digital. Paralelamente, busquei descobrir quais as modificações que se sucederam em relação à produção de imagens após o surgimento da computação gráfica e de maneira o artista plástico que utiliza uma mídia digital idealiza, percebe, interpreta e concretiza suas obras.In the course of development of human civilization the most varieted styles of visual representation appeared and, according the records of the History of Art, the first images created by Man are to be found engraved on the walls and ceilings of caverns. Society's evolution made possible the appearance of various cultures whose standards of visual representations today still influence artistic creations. Movements such Renaissance, Impressionism and Cubism, revolutionized the concepts related to the production of works of art, as well as introducing new techniques and materials, amply explored up to the present days. During the second half of the 20th century, the eletronic computer and computer graphics revolutionized the concepts of artistically-creative process, as well as the paradigms used until then, to define what could be considered a work of art. Through a personal discovery, I tried a new media with the purpose of finding out its technical possibilities and explore them in the creation of an artistic digital piece of work. Simultaneously I endeavored discovering which modifications followed in the relation to the production of images, after the appearance of computer graphics and the ways a plastic artist, who uses a digital medium, idealizes, perceives and accomplishes his work.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Débora Maria de Paula [UNESP]2014-06-11T19:22:30Z2014-06-11T19:22:30Z2006-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 f. : il. 1 CDapplication/pdfMILLER, Débora Maria de Paula. A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital. 2006. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.http://hdl.handle.net/11449/87005000479566miller_dmp_me_ia.pdf33004013063P445654747976455510000-0002-5638-3253Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/87005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital
title A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital
spellingShingle A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital
Miller, Débora Maria de Paula [UNESP]
Arte - Historia
Computação gráfica
Criatividade
Representação visual
Tablet
Computer graphics
title_short A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital
title_full A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital
title_fullStr A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital
title_full_unstemmed A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital
title_sort A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital
author Miller, Débora Maria de Paula [UNESP]
author_facet Miller, Débora Maria de Paula [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miller, Débora Maria de Paula [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Historia
Computação gráfica
Criatividade
Representação visual
Tablet
Computer graphics
topic Arte - Historia
Computação gráfica
Criatividade
Representação visual
Tablet
Computer graphics
description Durante o desenvolvimento da civilização humana surgiram os mais variados estilos de representação visual e, de acordo com os registros de História da Arte, as primeiras imagens criadas pelo homem encontram-se gravadas em paredes e tetos de cavernas. A evolução da sociedade possibilitou o surgimento de diversas culturas cujos padrões de representação visual ainda influenciam as criações artísticas da atualidade. Movimentos com o Renascimento, o Impressionismo e o Cubismo, revolucionaram os conceitos relacionados à produção de obras de arte, bem como inseriram novas técnicas e materiais, amplamente explorados até os dias atuais. Durante a segunda metade do século XX, o computador eletrônico e a computação gráfica revolucionaram os conceitos e os processos artístico-criativos, bem como os paradigmas até então utilizados para a definição do que poderia ser considerada uma obra de arte. Através de uma descoberta pessoal, experimentei uma nova mídia com o objetivo de descobrir suas possibilidades técnicas e explorá-las na criação de uma obra artística digital. Paralelamente, busquei descobrir quais as modificações que se sucederam em relação à produção de imagens após o surgimento da computação gráfica e de maneira o artista plástico que utiliza uma mídia digital idealiza, percebe, interpreta e concretiza suas obras.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-11
2014-06-11T19:22:30Z
2014-06-11T19:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MILLER, Débora Maria de Paula. A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital. 2006. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/87005
000479566
miller_dmp_me_ia.pdf
33004013063P4
4565474797645551
0000-0002-5638-3253
identifier_str_mv MILLER, Débora Maria de Paula. A obra artística e as novas mídias de representação: do papel ao digital. 2006. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
000479566
miller_dmp_me_ia.pdf
33004013063P4
4565474797645551
0000-0002-5638-3253
url http://hdl.handle.net/11449/87005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 f. : il. 1 CD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546428843163648