Sistema de particulas: uma poderosa tecnica de animacao em computacao grafica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3140/tde-09102024-144530/ |
Resumo: | Durante o inicio da historia da computacao grafica a maior parte dos esforcos de pesquisa se concentravam basicamente em tecnicas e algoritmos de lapidacao (rendering) tendo como objetivo a obtencao de imagens cada vez mais realisticas. Hoje em dia, porem, esta tendencia vem se alterando e cada vez mais pesquisadores tem-se concentrado em outros ramos da computacao grafica, principalmente na area de animacao, onde muito se tem feito e desenvolvido recentemente. Como um dos frutos desta nova tendencia, a tecnica de animacao de particulas permite a modelagem de objetos difusos, tais como agua, fogo e neve, que frequentemente apresentam caracteristicas fluidas dinamicas na sua aparencia ou comportamento. A tecnica pode ser, tambem, imensamente util como instrumento em visualizacao cientifica. Com o objetivo de organizar as principais ideias desta importante tecnica, varias expressoes matematicas a ela referentes foram formalizadas, e inumeros conceitos foram agrupados e classificados dentro de uma estrutura logica e concisa. Desta organizacao resultou tambem a inclusao e/ou melhoria de alguns de seus aspectos como, por exemplo, o destaque dado ao emprego das funcoes densidade de probabilidade na descricao da caracteristica estocastica associada a tecnica. Tambem foi feita a implementacao do grupo de conceitos mais fundamentais o qual foi denominado de modelo basico. |
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Sistema de particulas: uma poderosa tecnica de animacao em computacao grafica.Untitled in englishComputação gráficaComputer graphicsDurante o inicio da historia da computacao grafica a maior parte dos esforcos de pesquisa se concentravam basicamente em tecnicas e algoritmos de lapidacao (rendering) tendo como objetivo a obtencao de imagens cada vez mais realisticas. Hoje em dia, porem, esta tendencia vem se alterando e cada vez mais pesquisadores tem-se concentrado em outros ramos da computacao grafica, principalmente na area de animacao, onde muito se tem feito e desenvolvido recentemente. Como um dos frutos desta nova tendencia, a tecnica de animacao de particulas permite a modelagem de objetos difusos, tais como agua, fogo e neve, que frequentemente apresentam caracteristicas fluidas dinamicas na sua aparencia ou comportamento. A tecnica pode ser, tambem, imensamente util como instrumento em visualizacao cientifica. Com o objetivo de organizar as principais ideias desta importante tecnica, varias expressoes matematicas a ela referentes foram formalizadas, e inumeros conceitos foram agrupados e classificados dentro de uma estrutura logica e concisa. Desta organizacao resultou tambem a inclusao e/ou melhoria de alguns de seus aspectos como, por exemplo, o destaque dado ao emprego das funcoes densidade de probabilidade na descricao da caracteristica estocastica associada a tecnica. Tambem foi feita a implementacao do grupo de conceitos mais fundamentais o qual foi denominado de modelo basico.In this early years of the computer graphics history most efforts were focused on the development of rendering algorithms and techniques, with the aim of obtaining more and more realistic images. However, such trend has been changing during the last few years and many scientists have been studying other branches of the computer graphics science, mainly in the animation area, where much has been done and developed recently. As one of the results of this new trend, a particle animation system allows the modelling and animation of fuzzy objects which usually have an intrinsic fluid dynamic characteristic, such as fire, clouds, and water. The technique can also be immensely useful as scientific visualization tool. Bearing in mind the organization of the main ideas of such an important technique, many mathematical expressions were formally written, and many concepts were classified within a logical and concise framework. From this work of organization it was also possible to include and/or improve some of its aspects, like the emphasis given to the use of probability density functions to describe the stochastic characteristic that is intrinsic to the technique. Once the concepts had been organized, a small group, called Basic Model, was implemented. This implementation, using the C language, aimed at refining the ideas, as well as illustrating the power and practicality of the technique, which can only be really appreciated when the model is in action.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZuffo, Joao AntonioRodrigues, Renato Curto1995-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3140/tde-09102024-144530/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T17:49:03Zoai:teses.usp.br:tde-09102024-144530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T17:49:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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