Sistema de particulas: uma poderosa tecnica de animacao em computacao grafica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renato Curto
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3140/tde-09102024-144530/
Resumo: Durante o inicio da historia da computacao grafica a maior parte dos esforcos de pesquisa se concentravam basicamente em tecnicas e algoritmos de lapidacao (rendering) tendo como objetivo a obtencao de imagens cada vez mais realisticas. Hoje em dia, porem, esta tendencia vem se alterando e cada vez mais pesquisadores tem-se concentrado em outros ramos da computacao grafica, principalmente na area de animacao, onde muito se tem feito e desenvolvido recentemente. Como um dos frutos desta nova tendencia, a tecnica de animacao de particulas permite a modelagem de objetos difusos, tais como agua, fogo e neve, que frequentemente apresentam caracteristicas fluidas dinamicas na sua aparencia ou comportamento. A tecnica pode ser, tambem, imensamente util como instrumento em visualizacao cientifica. Com o objetivo de organizar as principais ideias desta importante tecnica, varias expressoes matematicas a ela referentes foram formalizadas, e inumeros conceitos foram agrupados e classificados dentro de uma estrutura logica e concisa. Desta organizacao resultou tambem a inclusao e/ou melhoria de alguns de seus aspectos como, por exemplo, o destaque dado ao emprego das funcoes densidade de probabilidade na descricao da caracteristica estocastica associada a tecnica. Tambem foi feita a implementacao do grupo de conceitos mais fundamentais o qual foi denominado de modelo basico.
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