O ensino de ciências e a formação continuada de professores de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozeli, Fernanda Cátia [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143539
Resumo: Em 2004, o Ministério da Educação (MEC), em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e, atualmente, coordena uma Rede Nacional de Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, (instituída pela portaria MEC número 1403 de 09 de junho de 2003 observando as disposições do Edital SEIF/MEC 01/ 2003 de 11 de novembro de 2003). A Rede tem por objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. Faz parte desta Rede o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA, que tem por finalidade formar colaboradores nos locais onde o projeto estará sendo aplicado. Os colaboradores estarão sendo formados por meio da utilização do material didático elaborado pelo centro. Dentre os conteúdos abordados pelo centro inclui-se o material destinado ao ensino de ciências naturais na educação infantil. Relataremos aqui a experiência de elaboração deste material. proporcionar reflexões sobre o ensino de fenômenos naturais aos professores da educação infantil, (crianças na faixa etária de zero a seis anos) por meio de textos que contemplem atividades que podem ser desenvolvidas, dentro e fora da sala de aula. O material possui uma coletânea de dez textos: A Criança e seu Corpo, Os Órgãos dos Sentidos, Alimentação e Nutrição, O Corpo e suas Relações Espaciais, Os Seres Vivos e o Ambiente, As Diferentes Formas de Movimento, O Som, A Luz, Calor e Temperatura, Astronomia e Meteorologia. Os textos foram selecionados após leitura minuciosa de vários temas sobre ciência e didática da ciência, e sobre conhecimentos necessários e compatíveis ao ensino e aprendizagem de ciência na educação infantil. As reflexões dos docentes serão motivadas, em cada texto, por uma pergunta geradora, seguida de uma situação-problema inicial, que desencadeará uma série de atividades. Como forma de auto-avaliação, o professor deverá elaborar um plano de aula propondo suas próprias atividades como resultado do entendimento das teorias apresentadas. Esperamos que os conteúdos disciplinares deste material: atendam, satisfatoriamente, aos anseios dos professores desse curso no sentido de desenvolverem as atividades propostas aliando-as aos conteúdos teóricos apresentados, contribuam para que os professores superem possíveis entraves em relação às suas práticas em sala de aula, oferecendo condições de participarem crítica e efetivamente de questões pedagógicas e sócio-ambientais, atualmente em discussão na sociedade brasileira.
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