A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141811 |
Resumo: | O trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes. |
id |
UNSP_c6d2b10b09e1d6269b15e1b20096545c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141811 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciênciasFormação de professoresEnsino de ciênciasHistória e filosofia da ciênciaO trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP]Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]Pedro, Alessandro [UNESP]2016-07-19T13:00:34Z2016-07-19T13:00:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4969-4981application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4969-49812357-7819http://hdl.handle.net/11449/141811ISSN2357-7819-2014-4969-4981.pdf95814680589219520000-0003-1626-7298porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:29:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141811Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:08.466799Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências |
title |
A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências |
spellingShingle |
A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências Bastos, Fernando [UNESP] Formação de professores Ensino de ciências História e filosofia da ciência |
title_short |
A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências |
title_full |
A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências |
title_fullStr |
A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências |
title_sort |
A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências |
author |
Bastos, Fernando [UNESP] |
author_facet |
Bastos, Fernando [UNESP] Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP] Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] Pedro, Alessandro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP] Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] Pedro, Alessandro [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Fernando [UNESP] Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP] Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] Pedro, Alessandro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de ciências História e filosofia da ciência |
topic |
Formação de professores Ensino de ciências História e filosofia da ciência |
description |
O trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:34Z 2016-07-19T13:00:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4969-4981 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141811 ISSN2357-7819-2014-4969-4981.pdf 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141811 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4969-4981 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4969-4981.pdf 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4969-4981 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129134276116480 |