Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watanabe, Edna Atsué [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86950
Resumo: A proposta desta dissertação foi estudar as bases teóricas e os princípios formais apresentados no “Plano-piloto para a Poesia Concreta”, 1958, que foi publicado em Noigandres 4 pelos poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, os quais conceberam a poesia como “uma arte geral da palavra” e “o espaço gráfico como elemento constitutivo estrutural do poema”. A partir dos conceitos da semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce, pretendeu-se compreender a forma como uma estrutura em movimento ou isomorfismo estrutural, que foi desenvolvido pelo grupo Noigandres na sua fase ortodoxa, entre 1955 a 1959, quando predominaram a forma geométrica e a matemática da composição. Finalmente, foram analisados cinco poemas representativos da Poesia Concreta Paulista elaborados entre 1955 a 1959.
id UNSP_f776591257b02ad96e9502264d78089e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86950
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Vozes das formas na poesia concreta do Grupo NoigandresPignatari, Décio, 1927-Campos, Augusto de, 1931-Campos, Haroldo de, 1929-2003- Crítica e interpretaçãoPoesia concreta brasileira - história e críticaSemioticaFormaConcrete PoetryFormSemioticsA proposta desta dissertação foi estudar as bases teóricas e os princípios formais apresentados no “Plano-piloto para a Poesia Concreta”, 1958, que foi publicado em Noigandres 4 pelos poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, os quais conceberam a poesia como “uma arte geral da palavra” e “o espaço gráfico como elemento constitutivo estrutural do poema”. A partir dos conceitos da semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce, pretendeu-se compreender a forma como uma estrutura em movimento ou isomorfismo estrutural, que foi desenvolvido pelo grupo Noigandres na sua fase ortodoxa, entre 1955 a 1959, quando predominaram a forma geométrica e a matemática da composição. Finalmente, foram analisados cinco poemas representativos da Poesia Concreta Paulista elaborados entre 1955 a 1959.The proposal of this dissertation was to study the theoretical basis and formal principles set forth in the “Pilot-Plan for Concrete Poetry”, 1958, published in Noigandres 4 by the concrete poets Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, who used to conceptualize poetry as the “general art of the word” within which “the graphic space acts as structural agent of poem”. On the basis of Charles Sanders Peirce´s semiotics, we have hereby undertook to understand the concept of form as structural movement or structural isomorphism that has been worked out by the group Noigandres in their orthodox phase, between 1955 and 1959, when the geometric form and the mathematics of composition used to prevail in their poetry. Accordingly we have analyzed five representative poems by Concrete Poets from São Paulo, that were written by then.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Watanabe, Edna Atsué [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2009-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f. : il.application/pdfWATANABE, Edna Atsué. Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres. 2009. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86950000603925watanabe_ea_me_ia.pdf33004013063P459570148711125510000-0001-8646-8867Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:06:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86950Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:06:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres
title Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres
spellingShingle Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres
Watanabe, Edna Atsué [UNESP]
Pignatari, Décio, 1927-
Campos, Augusto de, 1931-
Campos, Haroldo de, 1929-2003- Crítica e interpretação
Poesia concreta brasileira - história e crítica
Semiotica
Forma
Concrete Poetry
Form
Semiotics
title_short Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres
title_full Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres
title_fullStr Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres
title_full_unstemmed Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres
title_sort Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres
author Watanabe, Edna Atsué [UNESP]
author_facet Watanabe, Edna Atsué [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Khouri, Omar [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Watanabe, Edna Atsué [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pignatari, Décio, 1927-
Campos, Augusto de, 1931-
Campos, Haroldo de, 1929-2003- Crítica e interpretação
Poesia concreta brasileira - história e crítica
Semiotica
Forma
Concrete Poetry
Form
Semiotics
topic Pignatari, Décio, 1927-
Campos, Augusto de, 1931-
Campos, Haroldo de, 1929-2003- Crítica e interpretação
Poesia concreta brasileira - história e crítica
Semiotica
Forma
Concrete Poetry
Form
Semiotics
description A proposta desta dissertação foi estudar as bases teóricas e os princípios formais apresentados no “Plano-piloto para a Poesia Concreta”, 1958, que foi publicado em Noigandres 4 pelos poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, os quais conceberam a poesia como “uma arte geral da palavra” e “o espaço gráfico como elemento constitutivo estrutural do poema”. A partir dos conceitos da semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce, pretendeu-se compreender a forma como uma estrutura em movimento ou isomorfismo estrutural, que foi desenvolvido pelo grupo Noigandres na sua fase ortodoxa, entre 1955 a 1959, quando predominaram a forma geométrica e a matemática da composição. Finalmente, foram analisados cinco poemas representativos da Poesia Concreta Paulista elaborados entre 1955 a 1959.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-22
2014-06-11T19:22:29Z
2014-06-11T19:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WATANABE, Edna Atsué. Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres. 2009. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/86950
000603925
watanabe_ea_me_ia.pdf
33004013063P4
5957014871112551
0000-0001-8646-8867
identifier_str_mv WATANABE, Edna Atsué. Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres. 2009. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.
000603925
watanabe_ea_me_ia.pdf
33004013063P4
5957014871112551
0000-0001-8646-8867
url http://hdl.handle.net/11449/86950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046165059469312