Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144418
Resumo: Problemas com alguns laboratórios de Física podem ser observados em escolas públicas (Alves e Stachak, 2005). Esses, em geral, são laboratórios de Ciências, onde não são encontrados equipamentos para experimentação em Física e, quando são encontrados podem não ser suficientes para um bom trabalho. Outra observação importante diz respeito aos problemas de desmotivação nas atividades escolares por parte dos alunos, prejudicando o aprendizado desses estudantes. Esse trabalho visa o desenvolvimento de atividades práticas fazendo o uso de espelhos planos para auxílio da concepção do conceito básico de reflexão em óptica na Física e de reta numérica, simetria, ângulo, polígonos e reflexão no plano em Matemática. A metodologia consiste na aplicação de roteiros experimentais envolvendo espelhos planos na própria sala de aula. Em um segundo momento, o presente trabalho, também consiste na elaboração de um sextante de baixo custo e atividades, com esse instrumento óptico, relacionadas à aplicação de conceitos de trigonometria, reflexão e coordenadas celestes através de roteiros experimentais contextualizados.
id UNSP_f7a14b9e86a6d26d6d394e152cefaf12
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144418
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custoExperimental multidisciplinary activities with mirrors plans and the construction and use of a low cost sextanteEnsino de FísicaExperimentos com espelhos planosMotivaçãoProblemas com alguns laboratórios de Física podem ser observados em escolas públicas (Alves e Stachak, 2005). Esses, em geral, são laboratórios de Ciências, onde não são encontrados equipamentos para experimentação em Física e, quando são encontrados podem não ser suficientes para um bom trabalho. Outra observação importante diz respeito aos problemas de desmotivação nas atividades escolares por parte dos alunos, prejudicando o aprendizado desses estudantes. Esse trabalho visa o desenvolvimento de atividades práticas fazendo o uso de espelhos planos para auxílio da concepção do conceito básico de reflexão em óptica na Física e de reta numérica, simetria, ângulo, polígonos e reflexão no plano em Matemática. A metodologia consiste na aplicação de roteiros experimentais envolvendo espelhos planos na própria sala de aula. Em um segundo momento, o presente trabalho, também consiste na elaboração de um sextante de baixo custo e atividades, com esse instrumento óptico, relacionadas à aplicação de conceitos de trigonometria, reflexão e coordenadas celestes através de roteiros experimentais contextualizados.Problems with some physics laboratories can be observed in public schools (Alves and Stachak, 2005). These generally are science laboratories, which are not found equipment for experiments in physics and, when they are found may not be enough for a good job. Another important observation concerns the motivation problems in school activities by students, impairing learning of these students. This work aims to develop practical activities making use of flat mirrors to aid the basic concept of design in optical reflection in physics and number line, symmetry angle polygons and reflection on the level in mathematics. The methodology involves the application of experimental scripts involving flat mirrors in their classroom. In a second step, this work also is the development of a sextant low cost and activities, with this optical instrument, related to the application of trigonometry concepts, reflection and celestial coordinates through contextualized experimental scripts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP]2016-10-24T13:10:22Z2016-10-24T13:10:22Z2016-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14441800087463133283010001P50746570277957079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T13:19:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo
Experimental multidisciplinary activities with mirrors plans and the construction and use of a low cost sextante
title Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo
spellingShingle Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo
Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP]
Ensino de Física
Experimentos com espelhos planos
Motivação
title_short Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo
title_full Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo
title_fullStr Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo
title_full_unstemmed Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo
title_sort Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo
author Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP]
author_facet Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Experimentos com espelhos planos
Motivação
topic Ensino de Física
Experimentos com espelhos planos
Motivação
description Problemas com alguns laboratórios de Física podem ser observados em escolas públicas (Alves e Stachak, 2005). Esses, em geral, são laboratórios de Ciências, onde não são encontrados equipamentos para experimentação em Física e, quando são encontrados podem não ser suficientes para um bom trabalho. Outra observação importante diz respeito aos problemas de desmotivação nas atividades escolares por parte dos alunos, prejudicando o aprendizado desses estudantes. Esse trabalho visa o desenvolvimento de atividades práticas fazendo o uso de espelhos planos para auxílio da concepção do conceito básico de reflexão em óptica na Física e de reta numérica, simetria, ângulo, polígonos e reflexão no plano em Matemática. A metodologia consiste na aplicação de roteiros experimentais envolvendo espelhos planos na própria sala de aula. Em um segundo momento, o presente trabalho, também consiste na elaboração de um sextante de baixo custo e atividades, com esse instrumento óptico, relacionadas à aplicação de conceitos de trigonometria, reflexão e coordenadas celestes através de roteiros experimentais contextualizados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24T13:10:22Z
2016-10-24T13:10:22Z
2016-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144418
000874631
33283010001P5
0746570277957079
url http://hdl.handle.net/11449/144418
identifier_str_mv 000874631
33283010001P5
0746570277957079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649927211909120